Entre em contato

Passo Fundo

Veto à Lei que autoriza a concessão de incentivos econômicos e fiscais à empresa MANITOWOC CRANE GROUP (BRAZIL) GUINDASTES LTDA na Sessão Plenária de 30.10.2017

Publicado

on

088ª REUNIÃO PLENÁRIA DA 17ª LEGISLATURA (01/01/2017 A 31/12/2020) – 072ª REUNIÃO PLENÁRIA ORDINÁRIA DA 17ª LEGISLATURA – 083ª REUNIÃO PLENÁRIA DA PRIMEIRA SESSÃO LEGISLATIVA – 2017 – 072ª REUNIÃO PLENÁRIA ORDINÁRIA DA PRIMEIRA SESSÃO LEGISLATIVA –

Sessão disponível nos links a seguir:

Parte I: https://www.youtube.com/watch?v=YPaCjYgcPCw&t=3s

Parte II: https://www.youtube.com/watch?v=UZspeJK57Js&t=8s

Ata disponível em: http://www.camarapf.rs.gov.br/painel/admin/upload/atas/ata-444-atarpo072-30.10.2017.pdf

ORADOR DO GRANDE EXPEDIENTE

Vereador Rudimar dos Santos (PCdoB): Retrospectiva dos trabalhos realizados nos últimos 10 meses.  (2:25-33:10)

Construção Civil

Passo Fundo está entre as 100 melhores cidades do Brasil para se fazer negócios, em 4º lugar no estado do Rio Grande do Sul, em pesquisa divulgada pela Revista Exame de outubro de 2017. A construção civil é um dos maiores responsáveis pelo crescimento. O Loteamento Leonardo Ilha está construindo uma série de obras; no entanto, há necessidade de melhorias na infraestrutura do local, que ainda afastam investidores. O Prefeito se comprometeu em tapar os buracos das ruas. (2:25-10:19)

Retirada dos trilhos do bairro Victor Issler

Bairro Victor Issler. Estudo sobre a retirada do trilho do perímetro urbano, pois cerca de 10 mil famílias residem nas proximidades. Há risco de acidentes, isso porque muitas pessoas são flagradas diariamente circulando pela malha ferroviária. Moradores presenciam várias situações de risco, sobretudo por conta das crianças. O Vereador quer organizar Comissão para realizar a mudança do local dos trilhos. Muitas empresas fazem uso desse meio de transporte, mas a cidade começou a crescer em torno do local. Desde o governo do prefeito Júlio Teixeira o assunto vem sendo discutido. (10:20-20:00)

RGE e extensão de energia elétrica

Ampliação da rede de energia em diversas comunidades da cidade. Projetos que beneficiem famílias de baixa renda que não podem adquirir o kit para instalação de energia. Avanços que têm sido realizados na cidade para ampliação no fornecimento de energia e água. Cartão Reforma para as pessoas que se cadastrarem na Caixa e precisarem fazer melhorias nas suas casas com limite de até R$ 5 mil reais, programa do Governo Federal. (20:00-33:10)

 

COMUNICAÇÃO DE LÍDERES (33:20 – 1:44:00)

Espaço comunitário

PSB: Vereador Saul Spinelli. Coleta de lixo da Associação de Moradores e da Associação de Empresários do Boqueirão, um trabalho conjunto da comunidade. Um trabalho importante para que cada um adote o espaço onde mora.  (33-20- 36:40)

PMDB

PMDB: Vereador Eloí Costa. Eleições regionais do PMDB, com chapa única na região. Para o vereador, o PMDB é um partido muito sério, porém há muitos filiados como Cunha, Cabral e outros que entraram para corromper e levar vantagem. Importância de os eleitores cobrarem os políticos, até mesmo para que conheçam o seu trabalho. (36:50- 45:00)

(Vereador Eloí Costa)

Honra ao Mérito

PSDB: Vereador João dos Santos. Agradecimento a Casa pelos 30 dias de cumprimento do seu mandato parlamentar. Resumo de suas atividades durante o período. Homenagem a João Salles, um dos fundadores do bairro Hípica. Homenagem a Severo Lanches, que ajuda a realizar muitos trabalhos sociais. Entrega de diploma de Honra ao Mérito aos homenageados. (45:00-58:41)

Convidas e direitos dos animais

DEM: Vereador Rafael Colussi. “Convidas”: trabalho realizado com os animais. Destacou a importância da entidade com o bem estar dos animais. Maus tratos com os animais podem estar vinculados com problemas humanos, como alcoolismo, dependência química, depressão. (59:30-1:05:45)

Transporte coletivo municipal

PCdoB: Vereador Alex Necker. Necessidade de melhorias no transporte coletivo municipal. Início de sua militância marcada por essa luta, pois está relacionado com a vida das pessoas. Destacou que se trata de trabalho conjunto com outros colegas vereadores, além de órgãos e entidades ligadas à Casa. Lançamento da primeira licitação do transporte público municipal, depois de um conjunto de ações, debates e audiências, que terá monitoramento, GPS, frota adaptada, bilhetes eletrônicos, passagem integradas como requisitos no edital. Lembrança do lançamento da licitação do transporte coletivo. (1:06:00- 1:14:25)

Movimento Tradicionalista Gaúcho

PTB: Vereador Evandro Meireles.  Comemoração dos 51 anos de existência do Movimento Tradicionalista Gaúcho para a preservação da cultura gaúcha. O MTG outorgou ao vereador Patric Cavalcanti (DEM) Diploma de Reconhecimento João de Barro pelos trabalhos prestados a serviço do tradicionalismo.(1:14:30- 1:17:55)

Transporte público coletivo

PDT: Vereador Marcio Patussi. Cumprimentos à Administração Pública pelo lançamento da licitação do Transporte Coletivo, que agora terão que ter vídeo de monitoramento, um trabalho de esforço pela segurança de todos os usuários. Importante destacar o uso do GPS, que vai permitir que os usuários acompanhem e monitorem a linha que irá utilizar. Uma das missões da Casa será acompanhar a licitação para que tudo saia de acordo com as demandas solicitadas. Para o vereador, Passo Fundo merecia há anos um trabalho concreto nessa área, que irá beneficiar a cidade como um todo.  (1:18:00 – 1:24:20)

PSD

PSD: Vereador Roberto Gabriel Toson. Participação do vereador em evento do PSD em Porto Alegre, no qual foram discutidos muitos temas ligados à política federal, além de nova candidatura do Deputado Danrlei à Câmara dos Deputados. Necessidade de os parlamentares manterem o discurso eleitoral sobre as suas posições pessoais, e não para apaziguar demandas partidárias. O Brasil é maior do que qualquer ideologia, apontou. (1:24:30- 1:32:30)

Regularização fundiária

PRB: Vereador Leandro Rosso. Regularização fundiária em Passo Fundo, com o trabalho conjunto de vários vereadores.  (1:32:40 – 1:35:50)

Ponte na Rua Sete de Setembro

SD: Vereador Ronaldo Rosa. Trabalho realizado nesta semana pela Secretaria de Obras na Rua Sete de Setembro em ponto de acesso ao local (imagem abaixo). Alguns moradores querem a duplicação da ponte para melhorar a circulação, pois é via com grande circulação de pessoas e muitos veículos, que liga a Petrópolis ao bairro São Cristóvão. Também lembrou a reunião na Brigada Militar para melhorar a segurança na região. (1:36:00 – 1:44:00)

(Imagem da ponte da Rua Sete de Setembro)

COMUNICAÇÃO DE VEREADORES (1:44:00 – 2:02:55)

Vereador Pedro Daneli (PPS). Comentou a situação do futebol na cidade de Passo Fundo. (1:44:00 – 1:47:40)

Vereador Patric Cavalcanti (DEM): Relembrou a importância do movimento tradicionalista para a cultura gaúcha. (1:48:00 – 1:51:00)

Estacionamento rotativo e parquímetros

Vereador Luiz Miguel (PDT): Problema dos estacionamentos rotativos. Foi informado que apenas três parquímetros estão com problemas. Alguns usuários colocam moedas com cola e estragam os parquímetros. Os usuários é que perdem com o vandalismo. No entanto, o vereador ressaltou a importância da compreensão do funcionário da Codepas, pois se o mesmo verificar que o parquímetro está com problemas, não pode ficar multando os usuários. O bom sendo por parte da Codepas deve existir, portanto. (1:51:00 – 1:59:00)

Vereador Fernando Rigon (PSDB). Necessidade de promover o futebol local, talvez a criação de Liga para que uma ambulância e policiamento se desloquem ao local. (1:59:10 – 2:02:55)

COMUNICAÇÃO AO PLENÁRIO (2:03:00 – fim da Parte I)

Veto parcial do Projeto de Lei nº 0051/2017, de autoria do vereador Marcio Patussi, que “INSTITUI O DIA 10 DE SETEMBRO COMO O DIA DE COMBATE E PREVENÇÃO AO SUICÍDIO NO CALENDÁRIO OFICIAL DO MUNICÍPIO, E O MÊS DE SETEMBRO COMO SETEMBRO AMARELO, DESTINADO A PREVENÇÃO E ESCLARECIMENTOS A ESTE TEMA.”

PROJETO DE LEI Nº 0118/2017 – Autoria: GABINETE DO VEREADOR LUIZ MIGUEL SCHEIS. Denomina de Rua Adão de Paula Alves a Rua B, setor 34, do Loteamento Parque do Sol.

PROJETO DE LEI Nº 0119/2017 – Autoria: GABINETE DO VEREADOR LEANDRO KURTZ ROSSO. Dispõe sobre tornar pública a lista de espera dos candidatos inscritos, selecionados e suplentes nos Programas Habitacionais do Município de Passo Fundo, conforme especifica.

PROJETO DE LEI Nº 0120/2017 – Autoria: GABINETE DO VEREADOR JOÃO DOS SANTOS. Dispõe sobre a permissão de criação de aves poedeiras em imóveis residenciais localizados na área urbana do Município, na forma que especifica.

PROJETO DE LEI Nº 0121/2017 – Autoria: PODER EXECUTIVO MUNICIPAL. “AUTORIZA A CONCESSÃO DE INCENTIVOS PARA A IMPLANTAÇÃO DA EMPRESA FIOR E FIOR LTDA-ME, COM BASE NA LEI Nº 4401 DE 31 DE MAIO DE 2007 E LEI N.º 4.425, DE 05 DE SETEMBRO DE 2007.”

PROJETO DE LEI Nº 0117/2017 – Autoria: GABINETE DO VEREADOR RAFAEL LUIZ COLUSSI. Fica instituída a Semana dos Animais e o Fórum de Debates sobre as Políticas de Proteção aos Animais.

PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 0019/2017 – Autoria: MESA DIRETORA. DISPÕE SOBRE A AUTORIZAÇÃO DE VIAGEM, O PAGAMENTO DE DIÁRIAS NO ÂMBITO DA CÂMARA MUNICIPAL DE PASSO FUNDO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Não houve inscrição para discussão. Assim, a pauta foi considerada discutida.

Em Questão de Ordem, o Vereador Ronaldo Rosa solicitou a inclusão na Ordem do Dia, do Projeto de Resolução nº 0019/2017, de autoria da Mesa Diretora, que está pronto para votação. Em Questão de Ordem o Vereador Luiz Miguel diz que devido à importância do Projeto, que a oposição concorda com a inclusão do mesmo na Ordem do Dia e que votará favorável ao projeto. O Senhor Presidente consultou os colegas Vereadores quanto à solicitação do Vereador Ronaldo Rosa, que havendo concordância suspenderá a Sessão para as Comissões darem os Pareceres. O Senhor Presidente diz que como não houve concordância, que o Projeto não será incluído na Ordem do Dia.

ORDEM DO DIA (Parte II)

VETO TOTAL AO PROJETO DE LEI 0094/2017. Autoria: PODER EXECUTIVO MUNICIPAL., cuja ementa está assim disposta: “REVOGA OS ARTIGOS 4º E 5º DA LEI N.º 4.769 DE 19 DE ABRIL DE 2011, QUE AUTORIZA A CONCESSÃO DE INCENTIVOS ECONÔMICOS E FISCAIS À EMPRESA MANITOWOC CRANE GROUP (BRAZIL) GUINDASTES LTDA, COM BASE NAS LEIS N.º 3.276/97, 3.340/98 E 4.360/06 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”. Mantido o Veto, pela maioria dos presentes, com quatro votos contrários dos Vereadores Roberto Gabriel Toson, Aristeu Dalla Lana, Marcio Patussi e Rafael Colussi. (00:00 – 36:00)

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 0010/2017. Autoria: PODER EXECUTIVO MUNICIPAL. AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A CEDER SERVIDOR PÚBLICO MUNICIPAL À CAIXA DE PRESTAÇÃO DE ASSISTÊNCIA E SERVIÇOS DE SAÚDE DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE PASSO FUNDO – CAPASEMU E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. Aprovado, por unanimidade dos presentes.

PROJETO DE LEI Nº 0070/2017. Autoria: GABINETE DO VEREADOR RONALDO SEVERO DA SILVA. “Institui o Programa Censo de Inclusão do Autista, para análise do quantitativo e da identificação do perfil socioeconômico das pessoas com transtorno do espectro autista do município de Passo Fundo e dá outras providências.” Aprovado, por unanimidade dos presentes.

PROJETO DE LEI Nº 0097/2017. Autoria: PODER EXECUTIVO MUNICIPAL. ALTERA O § 2º DO ARTIGO 2º DA LEI N.º 4.821, DE 29 DE SETEMBRO DE 2011 QUE AUTORIZA A CONCESSÃO DE INCENTIVOS ECONÔMICOS E FISCAIS Á EMPRESA NOGLIO MERLIN & CIA LTDA, COM BASE NAS LEIS N.º 3.276/97, 3.340/98 E 4.360/06. Aprovado, pela maioria dos presentes, com voto contrário do Vereador Roberto Gabriel Toson.

PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 0018/2017. Autoria: MESA DIRETORA. Concede ao Doutor Jabs Paim Bandeira a Distinção “Vereador Emérito do Município de Passo Fundo”. Aprovado, por unanimidade dos presentes.

 

 

Passo Fundo

Em votação dividida, vereadores reprovam subsídios às empresas de transporte

Publicado

on

A medida estava sendo amplamente criticada pelos setores da sociedade.  Na dicotomia “salvar o sistema público de transporte” e “controle dos gastos públicos”, prevaleceu o segundo

A pandemia veio como uma avalanche sobre a economia brasileira. O “fique em casa, a economia a gente vê depois” mostrou ser mais um jargão politiqueiro do que uma solução para a crise que se instalava não só na saúde, como nas finanças como um todo: empresas fechadas, setores com baixa demanda, demissões em massa. Isso sem contar naqueles que, amparados pela força estatal, submeteram empresários a prisões forçadas ou vendo seus negócios lacrados por agentes de saúde. Um fiasco.

Consequentemente, a conta um dia viria. Sobre o setor de transporte público, é evidente que seu uso depende de que o resto esteja em pleno funcionamento. A pandemia diminuiu consideravelmente os números do setor. Com restrições, as pessoas se obrigaram a valer de outras formas de locomoção. Com muitos desempregados, o Uber e outros aplicativos se tornaram opção para muitos. Uma corrida de Uber, em muitos casos, estava “pau a pau” com uma passagem de circular urbano, o que prejudicou ainda mais as finanças de empresas como a Coleurb e a Codepas, de Passo Fundo.

Na Câmara de Vereadores de Passo Fundo, em regime de urgência, de autoria do Poder Executivo Municipal, o PL 107/2022 queria garantir cerca de R$ 8 milhões para as duas empresas municipais. Para uns, a medida não implicava “apoio às empresas”, mas a “salvação do setor público de transporte urbano” – muitos já não caem nessa conversa. Para outros, a pandemia afetou quase que a totalidade dos empresários e setores da economia, sendo injusto o destino de tanto subsídio concentrado em duas empresas. E as demais, como ficam?

Por 11 votos contrários a 9 favoráveis, o subsídio foi reprovado.

Continue Lendo

Passo Fundo

Dinheiro para a COLEURB: Pedro Almeida mandou um projeto ridículo, horrível e vergonhoso para a Câmara de Vereadores

Publicado

on

dinheiro para a coleurb

Estes três adjetivos deram o tom da entrevista coletiva concedida pelos vereadores da oposição em Passo Fundo, sobre o Projeto de Lei que quer subsidiar a Coleurb e a Codepas

Os vereadores da oposição chamaram a imprensa de Passo Fundo para uma coletiva nesta quarta, 7 de dezembro. A apresentação foi liderada pela vereadora trabalhista Professora Regina, que conduziu com maestria o evento responsável por esclarecer a posição dos oposicionistas sobre o PL 107/2022 e escancarar o amadorismo do Executivo no envio do pobríssimo texto para a casa, em regime de urgência.

Também participaram da coletiva os vereadores Ada Munaretto (PL), Rufa (PP), Ernesto dos Santos (PDT), Eva Valéria Lorenzato (PT), Tchequinho (PSC), Gleison Consalter (PDT), Rodinei Candeia (Republicanos) e Sargento Trindade (PDT).

Veja também: Prefeito Pedro Almeida quer dar dinheiro para a COLEURB. Você concorda com esta farra? e Subsídio para COLEURB é um verdadeiro saque ao dinheiro público.

Existem dois grupos distintos de vereadores contrários ao subsídio entre os oposicionistas: os que não querem dinheiro público na mão de empresas privadas de qualquer maneira e os que não querem liberar os valores sem uma melhor transparência e garantia de contrapartidas, como prestação de contas e manutenção dos empregos. No primeiro grupo, destacam-se Ada, Tchequinho e Candeia.

“Ridículo e horrível” foi a definição dada pelo vereador Gleison Consalter para o projeto, destacando que várias empresas foram afetadas pela pandemia, não apenas as de transporte. “Vergonhoso” ficou a cargo de Tchequinho, que lembrou das dificuldades habitacionais na cidade, como nas ocupações na região do Bourbon, e agora “querem dar dinheiro para a Coleurb”.

Coletiva sobre o PL 107/2022. Foto: Câmara de Vereadores de Passo Fundo.

Nota-se que o prefeito está queimado com este grupo de vereadores. O chefe do executivo mandou um projeto ruim para a Câmara, o que gerou a elaboração de diversas emendas na casa que agora recebe insinuações de má-vontade, de estar “trancando a pauta” e até usando o caso para objetivos eleitorais de olho em 2024. Insinuações repudiadas com veemência e pronunciamentos inflamados de Ada e Candeia.

Coleurb e Codepas provavelmente receberão este dinheiro, mas não será tão fácil como pretendia a prefeitura e o grupo político que comanda a cidade desde 2013. O povo de Passo Fundo terá que sofrer mais um pouco até o segundo capítulo desta novela, com a licitação do transporte público de fato. Este, só Deus sabe quando sai.

Continue Lendo

Passo Fundo

Passo Fundo terá nova edição do evento “O Despertar da Direita”

Publicado

on

O evento está previsto para o próximo dia 6, às 19h, na sede do Sindicato Rural

Na sua 4ª edição, o evento “O Despertar da Direita” contará com a palestra “Para onde o STF está levando o Brasil“, do vereador Rodinei Candeia (Republicanos), no Sindicato Rural, em Passo Fundo.

A seguir, é possível ver o texto de divulgação pelos organizadores do evento, além de link para inscrição. No card, logo abaixo, é possível visualizar mais informações sobre horário e endereço do local.

A Constituição Federal não foi rasgada.

Foi rasgada, pisada, queimada… E agora está sendo reescrita.

O Supremo Tribunal Federal (STF), que deveria servir ao povo, revelou-se uma quadrilha que, a cada canetada, coloca mais uma algema nos punhos da população.

Onde isso vai parar? Que Brasil estamos deixando para as próximas gerações?

Após 3 anos em silêncio, O Despertar da Direita está de volta. Para ajudar a lançar luz em um momento tão obscuro, faremos o primeiro de muitos encontros. Neste, teremos uma palestra sobre o tema Para onde o STF está levando o Brasil?, com o convidado Rodinei Candeia.

Sua entrada é 100% gratuita, mas pedimos que confirme sua presença entrando no grupo oficial do evento, tocando no link:

https://chat.whatsapp.com/J5L4i4nUfREJfm6JEsExCy

Divulgue para seus amigos interessados. Precisamos nos unir.

O Despertar da Direita

Continue Lendo

Mais Acessados

Copyright © 2021. Lócus Online.