Passo Fundo é uma cidade segura?

Passo Fundo é uma cidade segura? Muito provavelmente a Segurança Pública seja o principal problema do Brasil atualmente. Em média, são 60 mil homicídios por ano em nosso país, isso sem contar os inúmeros casos de assaltos, furtos, extorsões, entre outros crimes.

Em Passo Fundo, durante o ano de 2017, foram 1.229 roubos, 2.212 furtos e 35 homicídios. Em 2016 ocorreram 1.114 roubos, 2.296 furtos e 36 homicídios. Os dados são da Secretaria Estadual de Segurança Pública.

Indicadores criminais de Passo Fundo em 2016

Indicadores criminais de Passo Fundo em 2016

Indicadores criminais de Passo Fundo em 2017

Os indicadores da criminalidade em cada município do RS desde o ano de 2002 podem ser acessados aqui.

O Lócus On Line entrevistou o Chefe da Seção de Operações do 3º Regimento de Polícia Montada da Brigada Militar, sediado em Passo Fundo, capitão Diogo Franco.

Segundo ele, 2017 foi um ano de estabilidade nos indicadores da segurança em Passo Fundo. “Não se pode fazer a afirmação de que houve redução drástica da criminalidade, nem tampouco o aumento dos índices. Ficamos em um parâmetro razoável para um município de 200 mil habitantes”, afirmou.

Capitão Franco explicou que a meta da corporação é de redução global de até 5% nos indicadores, e que para isso acontecer o governo do Estado pretende aumentar o efetivo em 2018, via realização de concursos públicos para soldados e oficiais.

Durante a entrevista, Capitão Franco explica quais são as dificuldades enfrentadas no cotidiano dos militares nas ações de abordagem policial, bem como revela que a bilhetagem eletrônica nos coletivos urbanos ajudaria a diminuir a ação dos assaltantes, entre outros assuntos.

Assista:

Previous ArticleNext Article

Responder