O Despertar da Direita em Passo Fundo

Passo Fundo não está ficando para trás no pleito político. Muitos interessados nos rumos do país reuniram-se para debater no 2º Encontro “O despertar da Direita”, que aconteceu no dia 4 de outubro, no Anfiteatro da Ameplan. Nesta ocasião, o evento contou com Cesar Augusto Cavazzola Junior, advogado e editor da Lócus Online, e Robson Brum, libertário e estudante de Ciência da Computação. 

A primeira palestra versou sobre controle da política municipal. Cesar Augusto Cavazzola Junior fez um resgate de parte dos artigos produzidos para a Lócus Online sobre a atuação da Câmara de Vereadores da cidade. Muito do que se debate sobre política reflete no que é produzido em Brasília, o que acaba distanciando as pessoas do que é discutido no legislativo local. 

O despertar da Direita
Cesar Augusto Cavazzola Junior tratou do tema “Por que as leis não funcionam no Brasil?”

Ainda, reforçou que é senso comum pensar que as mudanças no país acontecerão a partir da mudança nas leis. Segundo fontes, desde a Constituição federal de 1988, mais de setecentas normas são publicadas por dia, o que se torna impossível para qualquer pessoa, mesmo profissional da área do Direito, ter conhecimento das mesmas. 

O segundo tema da noite tratou do liberalismo político e econômico. Robson destacou que os forefathers do pensamento conservador discordavam em muitos aspectos morais e sociais. No entanto, havia uma concordância entre os princípios necessários para uma sociedade livre e funcional, tais como: propriedade privada, liberdade individual, livre mercado. Estes princípios derivam, logicamente, da premissa de liberdade.

O despertar da Dirita
Robson Brum tratou do tema “Princípios Econômicos da Direita e o Plano de Bolsonaro”

O plano de Jair Bolsonaro, candidato na eleição de 2018, pretende reduzir o tamanho do Estado e tende a uma economia de mercado, esta em harmonia com o pensamento liberal, que aproxima gradativamente ao ideal de liberdade esperado pela sociedade, conforme relatou. 

A ideia é que os encontros sejam mensais, em locais diferentes. Novamente, vale destacar a importância de um movimento de direita, sobretudo organizado por pessoas de fora do mundo da política, como apartidários, para melhor compreensão do que está em jogo para os próximos anos no país. 

O evento foi organizado por Joaquim Vieira, Leonardo Piovesan, Márcio Cattapan e William Strapazzon. A próxima edição ainda não foi confirmada, mas será divulgada ainda nos próximos dias. 

 

Previous ArticleNext Article

Responder