Passo Fundo

Moção de repúdio à vinda de Lula marca a Sessão de 05/03/2018

Publicado

on

Vereadores Atrasados

Eloí Costa, Evandro Meireles, Palhaço Uhu, Luis Miguel Scheis, Patric Cavalcanti, Gabriel Toson, Valdo de Moraes, Saul Spinelli (licença).

Quatro vereadores atrasados em todas as Sessões em 2018

Tribuna popular

Iniciando a Semana Municipal da Mulher, o escritor e ativista angolano Dzankon Detemeni, que viaja pelo mundo para conscientizar os diferentes povos acerca da violência doméstica e está em Passo Fundo para apresentar o livro “A mulher apanha e a cidade sangra”, falou na Tribuna sobre o tema.

Orador do Grande Expediente

Pedro Daneli dedicou o espaço para efetuar uma reflexão sobre as ações desencadeadas na Semana Municipal da Mulher.

Prestação de Contas de Viagem

Danelli fez destacou alguns pontos da viagem à Brasília para solicitar recursos para a cidade juntos aos deputados federais, na qual esteve também presente o prefeito Luciano Azevedo.

Moção 0025/2017

Presta apoio ao Projeto de Lei nº 231/2015, de autoria da deputada estadual Any Ortiz (PPS/RS), que dispõe sobre a inclusão do tema “Educação Financeira” nas propostas pedagógicas dos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados do Rio Grande do Sul. Com a aprovação unânime, o documento deve ser encaminhado à Assembleia Legislativa do Estado. Autor: Pedro Danelli.

Moção 0002/2018

 Apoio à instalação da Rede de Lojas Havan em Passo Fundo. Autor: Patric Cavalcanti. Aprovada com unanimidade.  

Moção 0006/2018

Moção que repudia o aumento do período mínimo de suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de um para seis meses. A mudança que ampliou a sanção decorre do teor da Lei Federal nº 13.281/2016, que promoveu alterações no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para o motorista que acumular 20 ou mais pontos em sua CNH.

Aprovada com 14 votos favoráveis e quatro contrários, a moção deve ser encaminhada, nos próximos dias, ao governo estadual e federal, bem como para o Denatran, o Detran-RS, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal. Autor: Mateus Wesp.

Moção 0003/2018

Manifesta repúdio à vinda do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Passo Fundo. Autor: Tchêquinho. Rejeitada.

Para Tchêquinho, Lula acabou com o Brasil, foi condenado pela Justiça e não merece estar na cidade. Para o vereador, a população toda da cidade se mostrou contra à vinda do ex-Presidente.

Alex Necker a moção deve refletir a opinião da população, e não apenas da Casa. Além disso, o “direito de ir e vir” é uma garantia constitucional. Segue o parecer do CCJ.

Patric Cavalcanti seguiu a mesma linha. Embora contrário ao ex-Presidente, a condenação só pode ser feita pelo Judiciário.

Mateus Wesp, a moção é uma manifestação política, e não uma restrição ao “direito de ir e vir”. Elogiou a coragem de Tchêquinho com a moção, que muito repercutiu pelo Brasil, destacando que Passo Fundo não pode tolerar um corrupto condenado.

Para Dalla Lana, o Brasil está mergulhado na corrupção. Uma pessoa como Lula jamais poderia se candidatar a Presidente da República. Destacou que Lula é um entre muitos.

Rafael Colussi disse que a moção repercutiu nacionalmente. Reiterou que não é uma restrição ao “direito de ir e vir”, mas uma manifestação contrária à presença do ex-Presidente. Muitas cidades estão copiando a proposta.

Para Leandro Rosso, a vinda de Lula vai demandar deslocamento da polícia e gerar uma série de conflitos na cidade. Por uma questão de segurança, é favorável à moção.

Márcio Patussi apontou que Passo Fundo deveria se fechar à corrupção. Todos os que estão sendo julgados por crimes dessa natureza deveriam ser impedidos de vir à cidade.

Rudi dos Santos apontou que não é papel da Câmara vir. A população dará conta de realizar os protestos.

Vídeos da Sessão: Parte 1 e Parte 2.

Mais Acessados

Sair da versão mobile