Internacionais

Donald Trump: Protecionista ou Estrategista?

Publicado

on

A Constituição americana delega ao Congresso a autoridade de criar impostos e estabelecer tarifas. No entanto, há exceções que permitem ao Presidente impor sobretaxas em situações de emergência e segurança nacional.

Na prática, a imposição de tarifas tem sido desempenhada quase que unicamente pelo Poder Executivo. Isso há 80 anos, desde os tempos da Grande Depressão.

Relatórios produzidos pelo Departamento de Comércio, em janeiro deste ano, afirmam que os EUA são hoje o maior importador de aço do mundo. Em 2017, os EUA importaram mais de 70% de todo o aço utilizado em sua indústria. Os relatórios também afirmam que os EUA importaram seis vezes mais alumínio do que sua indústria nacional produziu em 2017.

De acordo com Donald Trump e seus apoiadores, as tarifas sobre a importação de metais e a proteção da indústria de aço e alumínio nos EUA são uma questão de segurança nacional.

As tarifas dividiram a base de apoiadores do Presidente e incendiaram o debate. Tudo em torno daquilo que os críticos da medida categorizam como protecionismo prejudicial à economia americana.

Veja o vídeo a seguir:

 

 

 

 

Mais Acessados

Sair da versão mobile