Passo Fundo

O que se passou na Sessão Plenária do dia 19/03/2018

Publicado

on

Vereadores Atrasados

Dalla Lana, Evandro Meireles, Fernando Rigon, Gleison, Leandro Rosso, Luiz Miguel Scheis, Marcio Patussi, Mateus Wesp, Patric Cavalcanti, Paulo Neckle,Renato Tiecher, Roberto Gabriel Toson, Valdo de Moraes, Saul Spinelli (licença).

Homenagem

Entrega de certificado de Honra ao Mérito ao empresário Edimilson José da Silva, proprietário da RochaCar, entregue pelo vereador Rudi dos Santos, Orador do Grande Expediente.

Resíduos Orgânicos

Gabriel Toson destacou que o problema com o descarte correto de resíduos gerados por estabelecimentos de comida oriental foi resolvido. Uma empresa indicada pelo vereador Rufa fará o transporte dos rejeitos para posterior descarte.

Escola Municipal André Zaffari

Ronaldo Rosa lembrou que em 20 de março completa um ano de funcionamento da Escola Municipal de Educação Infantil André Zaffari, na Vila Luiza, uma parceria da Prefeitura com a Comercial Zaffari.

Lula em Bagé

Renato Tiecher falou sobre a visita de Lula em Bagé, que criou uma série de conflitos na cidade. A população repudiou a visita do ex-Presidente, muito comentado nos noticiários e nas redes sociais. Está prevista sua passagem por Passo Fundo nesta sexta, dia 23 de março. Rafael Colussi também criticou a vinda da caravana à cidade.

Vigilância Sanitária

Fernando Rigon criticou a postura da Vigilância Sanitária pela abordagem realizada aos comerciantes de carne. Há muitas denúncias de posturas inaceitáveis realizadas pelos servidores.

Caso Marielle

Alex Necker comentou o assassinato da vereadora Marielle Franco, pedindo um minuto de silêncio na Plenária.

 

Troco Solidário

Rufa destacou a ação das farmácias Panvel e São João pelo troco solidário, colaborando com os hospitais da cidade.

Caso no Aeroporto de Passo Fundo

Scheis disse que o incidente na pista do aeroporto no dia 16 foi por barbeiragem dos pilotos, e não por problemas na infraestrutura. Paulo Neckle reiterou as palavras de Scheis. 

Veto à meia-entrada aos professores

Ronaldo Rosa criticou o veto ao seu PL 22/2017, de sua autoria, quanto à concessão de meia-entrada aos professores das redes pública e privada em espetáculos e outros eventos culturais. Para o vereador, muitos espaços vagos nas salas seriam preenchidos, o que não repassaria para o setor privado os custos do Projeto.

Empresa Amiga da Educação, do Esporte e do Lazer

Veto parcial ao PL 123/2017, de autoria de Marcio Patussi, que institui o Programa Empresa Amiga da Educação, do Esporte e do Lazer. Patussi destacou que o veto está relacionado com o art. 2º, que estabelecia à Prefeitura a criação de parcerias com as pessoas jurídicas interessadas em auxiliar com materiais e a realização de obras. Mantido o veto.

Empresa Amiga do Aprendiz

Foi desarquivado o Projeto de Lei que cria o Selo de Empresa Amiga do Aprendiz. Pretende-se fomentar que as empresas instaladas em Passo Fundo auxiliem os jovens no desenvolvimento profissional. O PL é de autoria do vereador Aristeu Dalla Lana. 

Moções aprovadas

  • Apoio à reforma da Federação Brasileira, protocolada por Mateus Wesp, com redistribuição de competências constitucionais e redistribuição orçamentária, atribuindo prioridade aos municípios.
  • Repúdio à falta de efetivo destinado pelos governos estadual e federal para fiscalização do trânsito nas rodovias da região de Passo Fundo. O documento foi impulsionado pela morte do ciclista Jonatas Conterno, vítima de um atropelamento na ERS 153 em fevereiro deste ano. Também tem autoria de Mateus Wesp.
  • Implantação do Curso de Formação de Sargentos da Brigada Militar em Passo Fundo, de autoria de Luiz Miguel Scheis, para o efetivo da segurança no município. Assim, os profissionais não precisariam se deslocar para outros municípios.

 

Vídeo da Sessão: AQUI

Mais Acessados

Sair da versão mobile