Cultura

Nós consentimos com a ditadura do algorítimo promovida pelo Facebook

Publicado

on

Muito se fala por aí sobre o impacto que terá o programa contra fake news desenvolvido pelo Facebook em parceria com agências de checagem de fatos. A conduta da rede social fundada por Mark Zuckerberg desperta uma série de desconfianças. Abundam contra ela acusações de perseguição a determinadas correntes ideológicas, bem como critérios subjetivos para a retirada de conteúdo do ar. Os questionamentos são válidos, uma vez que o tema central aqui é possibilidade de censura.

E se há preocupação, é também devido ao fato de se reconhecer a importância que o Facebook ganhou na sociedade. Pesquisas variadas demonstram que parte considerável dos internautas brasileiros dedicam grande do tempo em que estão conectados olhando o Facebook. E aí é necessário fazer mea-culpa. Nós ajudamos a alimentar o monstro que agora se pretende guardião da verdade.

Hoje se acessa a internet por meio do Facebook, que se tornou um grande filtro informativo. O que não está na timeline “não existe”. E o que aparece nela precisa atender uma série de exigências e regras acondicionadas em uma inteligência artificial.

A falsa sensação de agilidade que temos, por acessarmos conteúdos e formatos diretos a partir do mesmo mecanismo, mascara aquilo que é na verdade a ditadura do algoritmo. Ditadura consentida, diga-se de passagem. No Facebook, afinal, temos o chat para falar com amigos, temos stories para mostrar o que fazemos, temos possibilidade de gravar vídeo, tirar fotos, escrever sobre qualquer assunto, investigar a vida alheia e até expressar como nos sentimos. Da mesma forma, também não é mais preciso escrever o nome de um site para ver o que nele foi postado. Basta curtir sua página e milagrosamente tudo surgirá na bendita timeline.  Está tudo ali, à distância de um joinha.

A cada atualização do Facebook, somos cegados pelo deslumbramento com as novas ferramentas que eram incorporadas ao site. Sem notar, concentramos todas as nossas atividades em um mesmo lugar. E isso permitiu que os donos do lugar não apenas lucrassem, o que seria natural e tolerável, mas também moldassem a realidade de quem por ali estivesse.

A internet sempre foi comparada a um mar. É por isso que se popularizou o conceito de navegação para se referir ao uso dos meios digitais. O Facebook drenou toda a água para si, transformando o antigo mar em uma infinita série de poças profundas, onde nossa liberdade, uma gota de cada vez, vai sendo afogada. 

Se você gostou deste artigo ou de outros de nossos materiais, clique no link abaixo apoie Lócus fazendo uma assinatura anual. Com ela você terá acesso a conteúdos exclusivo.

 

 

Mais Acessados

Sair da versão mobile