Nacionais

Facebook instaura clima persecutório semelhante ao que é vigente em ditaduras

Publicado

on

O Facebook se tornou inimigo da liberdade de expressão. Nesta quarta-feira, a rede social de Mark Zuckerberg apagou 196 páginas e 87 contas que seriam ideologicamente alinhadas com a direita política. A alegação é de que esses perfis fariam parte de uma “uma rede coordenada que se ocultava com o uso de contas falsas no Facebook, e escondia das pessoas a natureza e a origem de seu conteúdo com o propósito de gerar divisão e espalhar desinformação”

Não ocorreu apresentação formal de nenhuma violação específica que teria sido feita por algum dos perfis apagados. Na verdade, o que houve foi um processo de exceção, com investigação, condenação e punição em circuito fechado. Os atingidos não foram avisados de que estariam em inconformidade com as regras de uso, nem tiveram a oportunidade de apresentar qualquer defesa. Foram sumariamente excluídos em um modelo de julgamento semelhante ao de ditaduras.

Na Coreia do Norte, é prática comum que a punição aos considerados inimigos do regime seja estendida para seus descendentes. O livro “Fuga do campo 14” narra a história de Shin Dong-hyuk, que nasceu em um campo de concentração porque seu avô havia sido condenado por algum crime praticado contra o governo. O Facebook resolveu usar esse modelo penal como referência para aplicar sanções aos seus usuários.

Roger Scar, que tinha perfil na rede e editava blogs políticos, foi excluído do Facebook ainda em março. Desde então, não consegue retornar. Agora, segundo o que relatou, seu pai e mãe, além de amigos e conhecidos, também tiveram suas contas suspensas. É a lei da punição geracional norte-coreana aplicada nos meios virtuais do Ocidente.

Não há justificava razoável para o procedimento adotado pelo Facebook. Como prestador de serviços, ele também é obrigado a cumprir com obrigações. Ao criar interpretações subjetivas de suas regras de uso e não justificar as medidas que toma, pratica quebra de contrato e submete os seus frequentadores a um ambiente de completa insegurança. O clima persecutório que passou a se observar nessa rede social não se coaduna com os valores de liberdade assegurados pela Constituição. 

Se você gostou deste artigo ou de outros de nossos materiais, clique no link abaixo apoie Lócus fazendo uma assinatura anual. Com ela você terá acesso a conteúdos exclusivo.

 

Mais Acessados

Sair da versão mobile