Eleições 2018

Facebook (a empresa) faz campanha para João Amoêdo em seleção de postagens para os usuários

Publicado

on

Feature faz de forma automática a seleção de conteúdos supostamente desconhecidos dos usuários, sugerindo a navegação e favorecendo o candidato do Novo

Imagine que você está no Facebook e que o seu feed exclui todo o conteúdo oriundo dos seus amigos e páginas curtidas para mostrar exclusivamente o conteúdo de outras páginas que você ainda não curte ou supostamente desconhece. Aconteceu comigo e sabe-se lá com quantos usuários (entre os milhões residentes no Brasil) nesta sexta, 14 de setembro.

A ocorrência do fenômeno não é tão recente na rede, vários usuários já reclamaram em fóruns sobre a mudança repentina no comportamento do feed. Diferente do botão foguete que surgiu em forma de teste e chegou a ser documentado em alguns sites especializados, o Keep Scrolling for More From Across Facebook aparece de forma incontrolável e some.

Esta poderia ser apenas mais uma mudança no Facebook para melhorar a experiência dos usuários, mas na ocorrência testemunhada durante o uso da rede no computador e que gerou este artigo, a sugestão da área política ficou resumida ao conteúdo oficial do candidato do Partido Novo, João Amoêdo.

O recurso sugeriu cerca de 47 postagens de páginas diversas, de vídeos sobre tecnologia a sites de humor, passando por hambúrgueres e barracas de camping infláveis. Entre elas, 9 postagens oficiais de João Amoêdo, publicadas recentemente.

O caso mostra a falta de critério e cuidado por parte da rede. Enquanto reforça a identificação de postagens promovidas por candidatos (exibindo CNPJ junto das artes publicadas), deixa um algoritmo dar preferência para as mesmas páginas sabidamente mantidas por estes candidatos. Por algum motivo que só as entranhas da lógica criada por Mark Zuckerberg e seus engenheiros podem explicar, eu deveria prestar atenção exclusivamente em materiais produzidos por João Amoêdo na categoria “política”.

É importante destacar que neste processo não há interação ou envolvimento direto do Partido Novo e do candidato João Amoêdo. É uma seleção de postagens feita automaticamente pelo Facebook e de sua responsabilidade. Poderia ser outro candidato, para outro perfil de usuário.

Depois da “censura” em conteúdos de perfil conservador no Brasil e no exterior, a maior rede social do mundo passa a pecar na falta de cuidado com a condução democrática (e isenta) da distribuição de conteúdo para os usuários, assumindo a condição de conhecedor extremo do perfil de usuários para a sugestão política. O caso é grave.

Mais Acessados

Sair da versão mobile