Passo Fundo

Os destaques da Sessão Plenária de 12/12/2018

Publicado

on

Acompanhe, a seguir, o resumo sobre os principais temas tratados durante a Sessão Plenária de 12/12/2018 na Câmara de Vereadores de Passo Fundo. 

Grande Expediente

O vereador Fernando Rigon (PSDB) fez seu último Grande Expediente de 2018, fazendo um balanço das principais áreas de trabalho do seu mandato. 

Resumo completo do Grande Expediente: Fernando Rigon faz seu último Grande Expediente de 2018

Escolas públicas municipais

Gleison (PSB) comentou na tribuna relatório que lhe foi entregue pelo Secretário da Educação, Edemilson Brandão, sobre a inscrição dos alunos, tanto das EMEI’s quanto das escolas de educação fundamental. Todas as crianças inscritas nas EMEI’s foram atendidas. Das mais de mil inscrições realizadas no ensino fundamental, 81% foram atendidas. Além disso, 41 crianças com alguma deficiência irão ingressar no sistema público de educação, como parte do trabalho de inclusão realizado pela Prefeitura.

Lei Anticorrupção

Dalla Lana (PDT) falou sobre o PL que seria votado na mesma tarde, a Lei Anticorrupção. Trata-se da responsabilização de empresas que contratam com o Município. O vereador destacou que a iniciativa de seu por conta de um problema que não só Passo Fundo enfrenta, mas muitas outras cidades. Em síntese, as empresas são contratadas, recebem grande parte do valor – senão todo – e deixam a obra inconclusa. Para Dalla Lana, a Lei poderá ser mais dura a partir de agora, evitando novos casos assim. 

Saúde

Rufa (PP) voltou a tratar do tema da saúde municipal. relatou que uma senhora de 92 anos morreu por falta de atendimento de ambulância. Para ele, questões assim são inadmissíveis. 

Sobre o problema recente envolvendo a Secretaria de Saúde municipal e o repasse de recursos às CAPS, o vereador informou que acabou de protocolar denúncia no Ministério Público. Entenda a questão em artigo da Lócus no link a seguir: Passo Fundo perde mais de um milhão de reais em repasses por culpa da Secretaria de Saúde.

Videomonitoramento

Ronaldo Rosa (SD) relatou que as câmeras de vigilância estão sendo instaladas em Passo Fundo e dentro dos próximos dias muitas delas estarão em funcionamento. Para o vereador, os pontos devem ser bem estudados, pois há necessidade de câmaras em pontos estratégicos. Por exemplo, na General Neto, onde os relatos de vandalismo e outras perturbações são constantes. 

Luciana Genro

Tchequinho (PSB) usou o aparte para informar que estaria retirando a Moção de repúdio ao evento no qual teria como palestrante Luciana Genro. Para o vereador, foi uma atitude de bom sendo por parte dela. 

Para ficar por dentro desta polêmica: Tchequinho protocola Moção de repúdio pelo ato de resistência de Luciana Genro na Câmara dos Vereadores

Segurança

Luiz Miguel (PDT) noticiou outro assalto em Trindade do Sul, onde agências bancárias foram assaltadas e muitas pessoas foram feitas refém. O vereador expôs os problemas que Passo Fundo e interior vêm constantemente enfrentando. Para Luiz Miguel, os assaltantes procuram municípios pequenos que contam com dois ou três policiais apenas, uma situação que coloca em risco muitas pessoas. 

Votações

Em função do número de votações sobre projetos de leis, será publicado em seguida um artigo mostrando quais foram aprovados.

Mais Acessados

Sair da versão mobile