Passo Fundo

Alex sugere substituir canudos plásticos por canudos de alumínio

Publicado

on

Parece brincadeira da Redação, mas não. No dia 05/06/2019, durante a Sessão Plenária da Câmara de Vereadores, o comunista Alex Necker (PCdoB), autor da conhecida “Lei dos Canudos”, sugeriu a compra de um kit que contém um canudo de alumínio e uma escova limpadora para resolver a questão ambiental envolvendo o uso e descarte dos canudos de plástico.

No ano passado, foi aprovado o Substitutivo ao PL 071/2018, que dispõe sobre a obrigatoriedade do fornecimento de canudos de papel biodegradável e/ou reciclável, individual e hermeticamente embalados com material semelhante, na forma que especifica. A lei é de autoria do vereador Alex Necker. O Projeto foi votado durante a Sessão Plenária de 15/10/2018

Conforme consta na Lei: “Ficam obrigados os restaurantes, lanchonetes, padarias, hotéis, bares e similares, vendedores ambulantes, clubes, entre outros estabelecimentos comerciais a usarem e fornecerem aos seus clientes, somente canudos de papel biodegradável e/ou reciclável, individualmente e hermeticamente embalados com material semelhante.” Está previsto pagamento de multa para o seu descumprimento, que será revertido em recursos para o Fundo Municipal do Meio Ambiente.

O kit foi desenvolvido por um grupo de universitários para retirar do uso diário das pessoas o canudo plástico, o Rotaract. Pode ser adquirido com o grupo ao custo de R$ 20, conforme informações. Para o vereador, o kit é prático e pode ser adquirido pela comunidade. 

O trecho com a fala do vereador pode ser visto abaixo:

Mais Acessados

Sair da versão mobile