Passo Fundo

Resumo da Sessão Plenária de 26/06/2019

Publicado

on

Veja, a seguir, os principais destaques da Sessão Plenária da Câmara de Vereadores de Passo Fundo que ocorreu no dia 26/06/2019.

Tribuna Popular

Silvana Terezinha Baumkarten, professora da Universidade de Passo Fundo (UPF) e integrante do Conselho Municipal Sobre Drogas (COMAD), falou sobre o Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas. Neste ano, destaca-se o tema “Saúde para a Justiça. Justiça para a Saúde”, de acordo com a orientação da Organização das Nações Unidas (ONU). A data de celebração é justamente o dia 26 de junho.

Grande Expediente

Gleison Consalter (PSB) foi o orador do Grande Expediente da Sessão. 

Em primeiro lugar, anunciou o 18º Jantar Italiano que será realizado no bairro São Cristóvão, evento já considerado tradicional na região. Será realizado no dia 29 de junho. Ainda, no mês de julho, será realizada a tradicional Festa São Cristóvão, que conta sempre com grande número de caminhoneiros na carreata. 

O parlamentar prestou reconhecimento com o diploma de Honra ao Mérito a uma jovem artista nascida em Passo Fundo, Pietra Valentina Dal Bosco Rodrigues (imagem abaixo). Apesar de ter nove anos de idade, ela já possui um trabalho reconhecido. 

Por fim, destacou algumas ações do seu mandato. Educação, cultura e prevenção de violência contra a mulher são corriqueiramente abordados pelo vereador. Ainda, há o Projeto de Lei de sua autoria que trata da implantação da carteira de vacinação eletrônica no município, que propõe um cadastro virtual para acessar os dados da pessoa via internet, visando aprimorar o controle de informações.

Eleições 2020

Tchequinho (PSL) insinuou que há partidos procurando, pouco a pouco, se vincular à imagem de Bolsonaro para as próximas eleições. Para ele, esse tipo de coligação oportunista deve ser repudiada, sobretudo pelos integrantes do PSL, partido do Presidente.

Patric Cavalcanti (DEM), no entanto, lembrou a todos que Onyx Lorenzoni, um dos líderes do Democratas, foi um dos articuladores que tornou possível a candidatura de Jair Bolsonaro. Para o vereador, isso não é “conchavo”, mas um olhar sobre o futuro do Brasil. 

GNV

Luiz Miguel (PDT) anunciou que Passo Fundo retomará a redistribuição do GNV na cidade. Para o parlamentar, isso foi uma conquista de vários atores que atuaram conjuntamente para o melhor dos passo-fundenses. 

Perímetro Urbano

Ronaldo Rosa (SD) destacou que há um projeto para ampliar o perímetro urbano da cidade. Numa área próxima ao Jabuticabal, serão construídas mais de duas mil casas para famílias de baixa renda. Nos próximos dias o assunto será retomado na Tribuna. O PL é de autoria do vereador Paulo Neckle (MDB).

Cemitério do Bairro Petrópolis

Pedro Danelli (PPS) disse que há tempos reivindica melhorias no Cemitério do Bairro Petrópolis, isso porque, além dos problemas de infraestrutura, não há um muro que faça a divisão com as casas que estão ao redor. 

Demandas ao Poder Executivo

Toson (PSD) retomou a discussão já apontada por parlamentares, sobretudo da oposição. Há secretarias que não atendem a demandas de alguns dos vereadores. Isso já foi muitas vezes denunciado na Casa, principalmente pelos vereadores Rufa (PP), Tchequinho (PSL) e Luiz Miguel (PDT). Em relação a isso, Toson disse que quem está perdendo é a cidade. 

 

Mais Acessados

Sair da versão mobile