Passo Fundo

Gás de cozinha aparece como “Diária” no site da Transparência de Passo Fundo

Publicado

on

Prefeitura dá um gás nos gastos com diárias, revelando que a transparência nota 10 precisa passar por um exame

Nós já avaliamos o Site da Transparência da prefeitura de Passo Fundo aqui na Lócus, apontando algumas falhas na publicação Transparência de Passo Fundo ganha pontuação de 100% em avaliação do TCE. Saiba quantos pontos ela faz aqui na Lócus, de junho de 2019. Desta vez, mais uma falha chamou a nossa atenção.

No espaço que deveria informar ao cidadão o consumo de diárias no município, aparece entre os lançamentos um gasto com carga de gás, do órgão “Secretaria de Desporto e Cultura”, pago para COMPANHIA ULTRAGÁZ S A no valor de R$ 2.666,80. Vejam nas telas do sistema, na busca para os valores lançados em agosto deste ano:

 

 

Além da possível falta de atenção dos responsáveis para o lançamento destes dados na Transparência (ou do filtro para exibir “diárias” no site), outro ponto revela uma falha anterior: o sistema de informática da prefeitura de Passo Fundo permite que diárias sejam cadastradas ou exibidas para um favorecido com CNPJ. Afinal, diárias são consumidas por pessoas físicas: funcionários de órgãos da Administração Pública.

 

 

Em outro local do site, em “Despesas por Órgão”, é possível garimpar o gasto: nas despesas de 2019, em “Secretaria de Desporto e Cultura”, “Material de Consumo”, o sexto gasto é o da compra de gás. Foram 40 cargas ao custo de R$ 66,67 cada.

O site parece estar precisando de auditoria. É imprescindível uma avaliação dos órgãos competentes mais condizente com a realidade.

Mais Acessados

Sair da versão mobile