Passo Fundo

Resumo da Sessão Plenária de 04/09/2019

Publicado

on

A seguir, os destaques da Sessão Plenária do dia 04/09/2019 da Câmara de Vereadores de Passo Fundo.

Grande Expediente

Eloí Costa (MDB), por conta dos festejos tradicionalistas do mês de setembro, prestou homenagem a pessoas ligadas ao tradicionalismo:  a coordenadora da 7ª Região Tradicionalista, Gilda Galeazzi; o pesquisador e atuante do movimento tradicionalista, Orlei Caramês; o patrão do CTG Moacir da Motta Fortes, Adélio Gomes; o patrão do CTG Estância Nova, Antônio Loesi de Moraes; o patrão do CTG Eduardo Muller, Vilson Dornelles da Silva; o patrão do CTG Associação de Trovadores Pedro Ribeiro da Luz, Roque Peruzzolo, e o patrão do CTG Lalau Miranda, Odalino Bonamigo.

Universidades comunitárias

Alex Necker (PCdoB) comentou a preocupação com PEC do senador Tasso Jereissati (PSDB) para retirar o financiamento das universidades para concessão de bolsas de estudo, conforme destacou. O parlamentar irá coordenar uma moção de repúdio à proposta, que será melhor detalhada nos próximos dias. 

Codepas

Aristeu Dalla Lana (PDT), que já dirigiu a Codepas, falou que sua gestão foi marcada pelo pagamento de dívidas, saneamento das contas, isso sem precisar demitir ninguém. Para ele, a crise enfrentada atualmente tem marca das últimas gestões municiais: “Em 2003, a Codepas não tinha um único centavo de dívidas; em 2005, apareceu R$ 11 milhões. E eu dizia: ‘ De onde tirar essa dívida’?”, apontou. 

Rufa (PP) criticou a falta de informações do Poder Executivo sobre a situação da empresa e o que será feito nos próximos dias. Os funcionários vivem um momento de incerteza e nem os vereadores estão plenamente cientes das providências que estão sendo tomadas. 

Eloí (MDB), fazendo uso do aparte, informou que marcou audiência pública, que será realizada no dia 17, para melhor compreender a situação e buscar soluções para a empresas e funcionários. 

Luiz Miguel (PDT), que esteve recentemente em Porto Alegre para conhecer o modelo de gestão adotado pela empresa Carris, disse que Passo Fundo poderia ter como modelo outras instituições que prosperam no setor. Além disse, apontou que o monopólio desses setores são prejudiciais à população. 

Saúde

Rufa (PP) relatou inúmeras reclamações para agendamento de consultas odontológicas nos postos de saúde da cidade. Para o parlamentar, os profissionais que estão atuando não estão sendo capazes de oferecer um serviço de qualidade para a comunidade. Tchêquinho (PSL), fazendo uso do aparte, criticou a postura da atual gestão, que costuma se valer dos órgãos de imprensa para informar que está tudo bem, quando na verdade são inúmeras as falhas mapeadas no sistema de saúde. 

Incêndio na Vila Entre Rios

Paulo Neckle (MDB) elogiou a atuação do secretário de habitação municipal para resolver a situação das famílias atingidas pelo recente incêndio na Vila Entre Rios. Mesmo contando com baixo orçamento, o secretário não tem medido esforços para buscar apoio da comunidade no amparo daquelas famílias. 

Mais Acessados

Sair da versão mobile