Passo Fundo

Sessão Plenária de 09/09/2019: destaques

Publicado

on

Veja, a seguir, os destaques da Sessão Plenária desta segunda-feira (09), na Câmara de Vereadores de Passo Fundo.

Georreferenciamento

Foi retirado do trâmite legislativo o projeto de lei que autorizava o Poder Executivo Municipal a contratar empréstimo de R$ 13 milhões para o georreferenciamento. A proposição era alvo de inúmeras críticas dos parlamentares pelo montante pretendido. De acordo com a mensagem, o teor do contrato será revisado nos próximos dias. Possivelmente, será discutido novamente sobre a possibilidade de realização do mesmo. 

Grande Expediente

Evandro Meireles (PTB), além de abordar algumas ações do seu mandato, prestou homenagem à Invernada Mirim do CTG Moacyr da Motta Fortes (imagem) e  ao soldado Matheus Rosa Machado, do Corpo de Bombeiros Militar de Carazinho.

Produtores Rurais

Luiz Miguel Scheis (PDT) comentou a situação enfrentada pelos pequenos produtores rurais de Passo Fundo e região. Muitos relatam abusos de autoridade e excessivo rigor da lei que permite a fiscalização dos produtos produzidos e as demais atividades. De acordo com o vereador, medidas como essas estão desincentivando a continuidade dos negócios familiares, não só prejudicando a agricultura como o comércio local de produtos agrícolas e embutidos. Para Scheis, isso está asfixiando a economia local desse setor. “A lei aplicada é excessiva e a fiscalização é abusiva”, criticou.

Saul Spinelli (PTB) destacou que muitas das visitas de fiscais emitem notificações contraditórias, confusas e causam insegurança aos produtores. Esses abusos, apontou, devem acabar. De acordo com o vereador, essas leis que atingem os pequenos produtos existem apenas para favorecer os grandes produtores, tornando inviável os pequenos negócios. 

Estrutura organizacional da Câmara Municipal de Passo Fundo

O Projeto de Lei Complementar 10/2019, de autoria da Mesa Diretora, propõe a criação, estruturação e definição das competências de órgãos e unidades da Casa, objetiva modernizar e adequar a estrutura organizacional da Câmara Municipal de Passo Fundo às atuais necessidades do serviço, notadamente a implementação das etapas finais do sistema de processo eletrônico e assinatura digital. 

De acordo com a justificativa do projeto: “A proposição ora apresentada objetiva, ainda, conferir acolhida à determinação do Tribunal de Contas do Estado quanto à necessidade de alocação de pessoal efetivo na área legislativa, para a realização das tarefas de redação e elaboração de leis e suporte à fiscalização das contas públicas, mediante a criação do Setor de Suporte Legislativo e reorganização das competências da Seção de Orçamento e Finanças.”

O projeto conta com outras 6 emendas para ajuste da redação. 

Também no mesmo sentido, o Projeto de Resolução 09/2019, de autoria da Mesa Diretora, estabelece normas relativas à organização, estrutura e atribuições das unidades da Câmara Municipal, que também conta com 6 emendas à redação. 

Grupo Escoteiro Maragato

O Projeto de Lei 61/2019, de autoria do Poder Executiva Municipal, autoriza o Município de Passo Fundo a celebrar contrato de concessão de uso com o Grupo Escoteiro Maragato-299/RS, de parte um terreno urbano, com área superficial de 1.987,00-m², dentro de um todo maior de 11.222,20-m², registrado na matrícula n.º 52.966 do Livro nº 2- Registro Geral do Ofício de Registro de Imóveis de Passo Fundo/RS, situado no Loteamento Cidade Universitária.

O prazo de concessão de uso será de 10 (dez) anos e vincular-se-á à finalidade específica de funcionamento das atividades da Associação.

Além disso, a Associação deverá se comprometer a realizar, às suas expensas, as adaptações necessárias nas benfeitorias do imóvel de modo a garantir a segurança e integridade dos associados e demais frequentadores.

Aeroclube de Passo Fundo

O Projeto de Lei 76/2019, de autoria do Poder Executivo Municipal, autoriza o Município de Passo Fundo a celebrar contrato de concessão de direito real de uso com o Aeródromo Aeroclube de Passo Fundo de um terreno urbano, com área superficial de 52 hectares, representado pela matrícula n.º 13.536 do Livro nº 3-CC – Registro Geral do Ofício de Registro de Imóveis de Passo Fundo/RS, situado no Distrito de Pulador.

Mais Acessados

Sair da versão mobile