Passo Fundo

Resumo da Sessão Plenária de 19/04/2021

Publicado

on

A seguir, os destaques da Câmara de Vereadores de Passo Fundo desta segunda-feira (19)

Grande Expediente

No primeiro Grande Expediente do seu segundo mandato na Casa, o vereador Evandro Meireles (PTB), um dos mais votados nas últimas eleições, fez um apanhado das primeiras ações do seu atual mandado, com 71 indicações, 31 pedidos de providências e demais projetos em andamento. Em destaque, consta entre as suas propostas a criação da Creche em Casa, visando a regulamentação da atividade das mães-crecheiras, que prestam cuidados a crianças de seis meses a quatro anos, em seus domicílios, em turno integral ou contraturno.

Motoboys

Nharam Carvalho (DEM) criticou a disseminação nas redes sociais de uma fala sua na Sessão Plenária da semana anterior, na qual disse que fez indicação para que os motoboys da cidade fossem vacinados, pois são “vetores grandes de transmissão e disseminação do vírus”. De acordo com o parlamentar, na ocasião, o profissional “leva o vírus da loja para o cliente, da pizzaria para o consumidor, da farmácia para o cliente, e depois traz novamente o vírus para esses estabelecimentos”. Nanham disse que vai processar os autores por calúnia e difamação.

Leia mais em: “Motoboys são vetores de disseminação do coronavírus”, afirma vereador

Passo Fundo Solidária

Wilson Lill (PSB) comentou a recente ação social que ocorreu em Passo Fundo na última semana, evento que contou com a entrega de 1 tonelada de alimentos para as famílias carentes da cidade.

(Imagem: Câmara de Vereadores de Passo Fundo/Imprensa)

Horários das sessões

Luis Valendorf (PSDB) informou que protocolizou proposição para alteração do horário das sessões plenárias da Câmara de Vereadores, das 15h para as 17h. De acordo com o parlamentar, a alteração tem como objetivo beneficiar a participação popular nas sessões. No horário atual, grande parte das pessoas está envolvido nas suas atividades profissionais, o que os impedem de serem ouvidos sobre os assuntos da cidade. Para ele, a medida irá facilitar o acesso da população à Câmara, além de facilitar o acompanhamento do trabalho dos parlamentares.

Campo conectado

Leandro Rosso (Republicanos) falou do projeto Campo Conectado, para levar cabos de fibra ótica para as áreas rurais. O processo já está em andamento, atrasado por conta da pandemia, mas sendo entregue aos poucos.

Cidades Educadoras

Aprovado o PL 18/2021, de autoria do Poder Executivo Municipal, que o autoriza a promover a adesão do município de Passo Fundo à Carta das Cidades Educadoras. De acordo com a justificativa, fundada em 1994, tendo como base a Carta de Cidades Educadoras, a AICE (Associação Internacional das Cidades Educadoras) já reúne mais de 482 cidades em 36 países, nos cinco continentes, e tem como objetivo auxiliar governos, prefeituras, secretarias e cidades a implementarem medidas voltadas ao desenvolvimento integral de seus habitantes, tendo a educação, a equidade e os direitos humanos como alicerces. Realiza, quadrienalmente, um Congresso entre seus associados para fortalecer compromissos e estabelecer trocas e intercâmbios de experiências.

Patrulha Rural

Aprovada a Moção 15/2021, de autoria do gabinete do vereador Gio Krug (PSD), em apoio ao retorno da Patrulha Rural, para conter a criminalidade crescente no campo, como forma de patrulhamento ostensivo e preventivo nas áreas rurais.

Maju Coutinho

Reprovada a Moção 16/2021, de autoria do gainete do vereador Tchequinho (PSC), em repúdio à fala da jornalista do grupo Globo de comunicação e âncora do “Jornal Hoje”, senhora Maria Julia Coutinho (Maju Coutinho). De acordo com a justificativa:

Esta moção de repúdio à fala da jornalista da Rede Globo, Maju Coutinho que, durante exibição do “Jornal Hoje”, de terça-feira (16), ao comentar sobre as políticas de isolamento social e lockdowns, debochou dos milhares de trabalhadores brasileiros que precisam sair para trabalhar e usou a expressão: “o choro é livre. Não dá pra gente reclamar. Isso é o que tem”, disse, indignando o público. A arrogância e a falta de empatia da âncora é um desrespeito aos Brasileiros, principalmente, porque o direito ao trabalho, tão negado em tempos de pandemia por prefeitos e governadores, é garantido no Artigo 6, da Constituição Federal. (sic)

Sessão Completa

Mais Acessados

Sair da versão mobile