Passo Fundo

Conselho Municipal de Saúde pede lockdown de duas semanas em Passo Fundo

Publicado

on

Rodinei critica atuação do Conselho; Alberi Grando sai em defesa. A seguir, os destaques da Sessão Plenária desta segunda-feira (14) na Câmara de Vereadores de Passo Fundo

Grande Expediente

Ligado a movimentos sociais populares, sobretudo aqueles com pautas direcionadas à juventude, Michel Oliveira (PSB) fez seu primeiro grande expediente como vereadores, apresentando sua trajetória na tribuna. Foi fundador e presidente da Associação dos Skatistas de Passo Fundo (ASPF), além de porta-voz dos grupos Transformar e Corrente do Bem, que desenvolvem ações sociais e culturais em Passo Fundo. Conforme disse, ele possui 7 anos de vida pública, com trabalhos voltados para a comunidade.

Conselho Municipal de Saúde

Rodinei Candeia (PSL) mencionou recente resolução do Conselho Municipal de Saúde para implementação de novo lockdown na cidade por duas semanas. De acordo com o parlamentar, recentes estudos mostram que lockdown não implica em melhorias na saúde em situações de pandemia: “Para mim, o Conselho apenas serve para aparelhamento político e permanência no poder para quem já não faz mais compõe o poder público“.

Alberi Grando (MDB) disse que é preciso respeitar as manifestações do Conselho, que é composto por 32 entidades, conforme mencionou, pois presta papel importante nos temas ligados à saúde da população de Passo Fundo.

Aglomeração

Nharam Carvalho (PSDB) criticou na tribuna o número de pessoas frequentando a praça da Gare no final de semana. Conforme ele disse: “Isso tem que acabar”. Para o parlamentar, de nada adianta o poder público mover esforços para o enfrentamento da pandemia se a população não se conscientizar da necessidade de manter as medidas restritivas a fim de evitar a propagação do vírus.

Segurança Pública

Aprovada Moção 30/2021, de autoria do vereador Tadeu Trindade (PDT), de apoio para aprovação do Projeto Lei Federal 1469/20 e PL Estadual 29/20 que altera para 35 anos a idade máxima para ingresso PMRS E BMRS. De acordo com a justificativa: “A presente Moção visa à alteração na idade-limite para o ingresso nas carreiras da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul, sendo que hoje é 25 anos para soldado e 29 anos para oficiais, passando para 35 anos. É pertinente e necessária a alteração para impedir a ocorrências de injustiças por parte da Administração Pública, assim como as cometidas em concursos públicos que inviabilizam, por conta da idade, o acesso a cargos públicos a candidatos que almejam integrar os quadros da Brigada Militar e Corpo de Bombeiros Militar.”

Recursos hídricos

Aprovado o Substitutivo nº 01 ao Projeto de Lei nº 32/2021, de autoria do vereador Wilson Lill (PSB), que dispõe sobre a inserção de sistema de captação e armazenamento de água das chuvas nos novos projetos de edificações públicas municipais. De acordo com a proposição, estes novos projetos deverão conter sistema de captação e armazenamento de água das chuvas, para fins de economia, sustentabilidade e preservação do meio ambiente. A justificativa do projeto lembra o atual momento de crise hídrica, de estiagem e de baixos níveis de barragens e reservatórios, a fim de evitar desperdiçar água potável. Ainda, o aproveitamento de águas das chuvas se mostra uma solução inovadora, tanto do ponto de vista técnico, quanto econômica.

Mais Acessados

Sair da versão mobile