Passo Fundo

Vacinação de crianças: horas de filas para receber uma dose em Passo Fundo

Publicado

on

Esquema da prefeitura convocou crianças de 5 a 11 anos de idade para a vacinação no último sábado, 29 de janeiro

Segundo a pirâmide etária do IBGE, Passo Fundo tinha em 2010 12,4 mil crianças entre 5 e 9 anos (a próxima faixa mede entre 10 e 14). Considerando um aumento de 10% na população mais as crianças de 10 e 11, estamos falando hoje de 15 mil crianças entre 5 e 11 anos vivendo na cidade, ou mais. E este foi o contingente de menores – acompanhados dos pais e responsáveis – convidado pela prefeitura para “tomar vacina” no último sábado, 29.

A parcela que aceitou o convite foi suficiente para lotar as calçadas que davam acesso as locais de vacinação, proporcionando uma fila de espera de várias horas. Menores e seus pais, aglomerados, esperando pela vacina.

Post no Facebook da Prefeitura de Passo Fundo publicado em 27 de janeiro, no final da tarde: Neste sábado, iniciará a vacinação das crianças sem comorbidades. Todas as crianças de 5 a 11 anos – inclusive, as com comorbidades – poderão ir até uma das salas de vacinação. ✅💉
#PrefeituraDePassoFundo #VacinaPassoFundo #COVID19.

Já no site, no mesmo momento, era publicada a seguinte nota:

Vacinação das crianças sem comorbidades

Passo Fundo iniciará a vacinação de crianças de 5 a 11 anos sem comorbidades
Passo Fundo iniciará a vacinação das crianças sem comorbidades neste sábado (29). O grupo de 5 a 11 anos poderá receber a primeira dose em cinco salas de vacinação, das 8h às 13h. Crianças com comorbidades a partir dos cinco anos que ainda não foram vacinadas também poderão se dirigir às unidades.

De acordo com a secretária de Saúde, Cristine Pilati, a campanha expande conforme o quantitativo de doses recebidas e disponíveis. “Recebemos duas remessas para as crianças e aguardamos outra para esta sexta-feira. Teremos 4,2 mil doses, que possibilitam a ampliação da cobertura”, afirmou.

A vacinação das crianças iniciou na semana passada para o público-alvo com comorbidades. Mais de 240 crianças de 5 a 11 anos com alguma condição ou imunossupressão foram vacinadas. “Esse número é cerca de 40% da nossa expectativa. Por isso, seguiremos vacinando paralelamente”, salientou.

A secretária, que também é médica infectologista, defendeu a segurança dos imunizantes e frisou a relação entre a vacinação e a redução de internações em decorrência da Covid-19. “A aplicação das vacinas neste público de 5 a 11 anos é optativa para os pais. Ela não é obrigatória. Mas os indicadores da pandemia mostram que a vacinação deu certo para reduzir quadros graves e as internações hospitalares”, pontuou, enfatizando que nenhuma reação grave foi notificada no município.

A informação após a vacinação e as reações (sem trocadilho)

Logo após o meio-dia do sábado (12h09), a Prefeitura postou nas redes um pedido para que os pais não mais procurassem os postos pois a vacina havia acabado, uma hora antes do prazo acordado com a população.

Acabou a vacina! Diz a postagem: Dia de vacinar as crianças 💉🤩 A vacinação é realizada para as crianças de 5 a 11anos. ✅
📌 Devido à grande procura, a vacinação acontece de acordo com a disponibilidade de doses. A Secretaria de Saúde orienta que a população não se dirija mais até as unidades vacinadoras neste sábado. Um novo cronograma será divulgado ao longo do dia.
#PrefeituraDePassoFundo #VacinaPassoFundo #Covid19

Algumas pessoas reagiram comentando na publicação:

 

 

Em abril de 2021, a prefeitura realizou fiasco similar, mas com a vacinação de idosos no CTG Lalau Miranda. A Lócus denunciou o ocorrido no texto A Prefeitura deveria multar a si mesmo pela aglomeração provocada neste sábado (3). Dez meses depois, parece que nossos gestores ainda carecem de talento para lidar com previsões e logística na área de saúde, apesar dos altos salários no inner circle da pasta saúde e espaçosos imóveis para a execução dos trabalhos. Na última milha, quem aplica a vacina faz o que pode e presta um ótimo serviço; opinião quase unânime da população.

E acreditem: apesar das filas enormes e dos riscos envolvidos, existe mídia na cidade dizendo que a vacinação foi um sucesso. Que fique o registro.

Mais Acessados

Sair da versão mobile