Geral

Ronaldo Rosa fala de ações do seu mandato no Grande Expediente

Publicado

on

No Grande Expediente desta quarta-feira (14), na Câmara de Vereadores de Passo Fundo, Ronaldo Rosa (SD) usou o espaço na tribuna para divulgar ações do seu mandato.

Escola Monteiro Lobato

No início da Sessão, Ronaldo parabenizou a Escola Estadual de Educação Básica (EEEB) Monteiro Lobato pelos 40 anos de fundação, recentemente homenageada pela Câmara de Vereadores.

Transporte coletivo municipal

É de sua autoria o projeto de lei que permite o desembarque de mulheres que fazem o uso de transporte público fora dos locais tradicionais das paradas de ônibus, aprovado na Sessão Plenária do dia 15/07/2019. A medida visa à redução dos índices de violência contra as mulheres, proporcionando mais segurança para as mesmas. O PL ainda aguarda a sanção do Poder Executivo Municipal.

Noutras oportunidades, Ronaldo Rosa (SD) comentou que o assunto é recorrente na cidade. Embora muitos motoristas já realizem essa ação de praxe, os fiscais municipais podem notificá-los. A Lei, portanto, cria critérios de desembarque. As empresas de transporte coletivo deverão divulgar, em local de alta visibilidade, no espaço interno dos veículos, a garantia da nova regra do desembarque noturno, após as 21h, para mulheres.

De acordo com o projeto, todos os transportes coletivos deverão parar para o desembarque de passageiros do sexo feminino, nos locais indicados por estes, ainda que fora do ponto de parada, desde que respeitando os itinerários originais das linhas e os preceitos decorrentes da correta condução do veículo, esculpidos pelo Código de Trânsito Brasileiro.

Ainda, o vereador comentou sobre a licitação da empresa fornecedora de ônibus para o transporte coletivo do município, que aconteceu na última segunda-feira (12). Duas empresas estão concorrendo: a Coleurb, que atualmente presta o serviço, ofertou o preço da passagem a R$ 3,97; e a Stadtbus Transportes, de Santa Cruz do Sul, fez uma proposta com a tarifa de R$ 3,93. A decisão, entretanto, ainda não foi tomada, sendo necessária a análise das planilhas e a resolução de questões que estão sendo levantadas na Justiça pelas duas empresas.

Parque do Sol

Para atender a uma demanda comunitária, Ronaldo reivindica um local para área de lazer no loteamento Parque do Sol. O vereador informou que os moradores conseguiram os brinquedos e os consertaram, para que estivessem em plenas condições de uso.

EMEI Estrela da Manhã

Ocorreu recentemente a construção de uma faixa elevada em frente à Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Estrela da Manhã, localizada no bairro Dona Elisa, reivindicação do parlamentar. Houve uma alteração no trânsito naquela região que desagradou a comunidade. A solicitação, portanto, era para se garantisse a segurança dos alunos e professores. Para Ronaldo, a medida é simples, mas pode melhorar a situação da comunidade em geral.

Escola Arlindo de Souza Mattos

Ronaldo destacou ação semelhante reivindicada para garantir a segurança dos alunos da Escola Arlindo de Souza Mattos. Embora as elevadas tenham sido construídas, o trânsito no local é intenso. O risco para os alunos é grande, sobretudo porque muitos são crianças. A direção da escola contatou o parlamentar para que o local fosse mais bem sinalizado, podendo, assim, conscientizar os motoristas que passam pelo local.

Videomonitoramento

Ronaldo apontou a importância do videomonitoramento na cidade, com a instalação de câmeras em locais específicos, para melhorar a segurança em pontos estratégicos em Passo Fundo, como a Praça da Gare, por exemplo. O trabalho já está sendo realizado pelos órgãos competentes. O projeto é oriundo do direcionamento de emendas parlamentares da Casa.

Vídeo do Grande Expediente

Mais Acessados

Sair da versão mobile