Entre em contato

Exemplo de Varsóvia / Polônia: um olhar sobre o transporte público local

Publicado

on

Quando pela primeira vez vim à Varsóvia, capital da Polônia, fiquei impressionado com a abismal diferença que havia com a minha cidade de origem. Sou gaúcho, nascido em Três Passos, mas criado em Passo Fundo desde meus dois anos de idade.

Como arquiteto, via de imediato como inovações urbanas, antes somente vistas em livros e artigos, foram aplicadas na cidade. Uma delas, o transporte público, que utilizei logo ao sair do aeroporto Chopin.

As paradas possuem cobertura, em sua grande maioria, até mesmo nos bairros:

1
2

Além de mais confortáveis, limpas e esteticamente mais bonitas, as paradas contam com o horário de cada ônibus, carro elétrico ou trem que passa no local:

5
6

Algumas contam com monitores que mostram, em tempo real, os horários de cada veículo, possível de ouvi-los eletronicamente:

7

Złoty é a moeda da Polônia. Em valores atuais (24/03/2017), 1 złoty equivale a 0,78 em reais. A partir de 3,40zł por um bilhete simples, o equivalente a R$ 2,65, é possível andar no transporte público de Varsóvia. Existe a possibilidade de comprar passagens com troca de condução, então com a mesma passagem você utiliza ônibus, trem ou metrô pelo tempo contratado.

Mapa do centro da cidade

8

Mostrando as linhas do transporte público. Roxo: ônibus. Verde: Trem. Azul: metrô. Vermelho: carro elétrico

Utilizar o serviço de transporte público por 24 horas custa 15zł. Por um mês inteiro, 90zł. Vale lembrar que estudantes pagam meia passagem. Não existe o cobrador como nos ônibus que circulam nas cidades brasileiras.

Há duas linhas de metrô, que vão de um extremo ao outro da cidade. As linhas de ônibus são divididas em diurnas, que operam entre 4:00 e 23:59, e noturnas, operando entre 24:00 e 4:00. Contam com 235 linhas diurnas e 42 linhas noturnas. Carros elétricos são 25 e operam somente diurnamente.

9

Esporadicamente, um agente da empresa que confere bilhetes e cartões de alguns passageiros. Não possuir uma passagem ou ter o cartão inválido gera multa equivalente a um mês de uso, aproximadamente.

Fumar nas paradas é proibido, uma infração também penalizada com multa.

Nos veículos, o ar condicionado funciona o ano todo, seja no rigoroso inverno ou no verão.

Em todo o trajeto uma gravação avisa a parada em que o transporte se encontra e, ao sair da mesma, a próxima. Para solicitar a descida e abertura das portas são acionados botões localizados pelo interior dos veículos.

Existe também um aplicativo para o celular disponibilizado pela própria empresa, que dá em tempo real o horário de cada parada, de todas as linhas da cidade:

10

O transporte público de Varsóvia é de qualidade e pontual, dando cobertura a todos os pontos da cidade. Os passageiros leem durante o trajeto e não têm medo de constantemente serem assaltados. Um serviço barato, eficiente e seguro, que atende a milhares de pessoas todos os dias, muito distante da realidade enfrentada pelos brasileiros que dependem do transporte público.

Continue Lendo
Clique Para Comentar

Deixe um Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2021. Lócus Online.