Qualquer ação de Donald Trump leva a mídia internacional a fazer os piores prognósticos para o futuro da humanidade. Em janeiro de 2017, a revista “Galileu” reportava que a ascensão de Trump à Presidência dos Estados Unidos havia adiantado os ponteiros do “Relógio do Fim do Mundo”, um boletim que avalia a proximidade de acontecer um apocalipse nuclear. Quanto mais próximo das meia-noite o relógio fica, maior o risco de uma hecatombe. Na época da notícia, o tal relógio marcava 23:57:30. Entre as razões para os ponteiros marcarem esse horário estava “a dúvida em relação aos programas nucleares de países como Coreia do Norte”.
Nos últimos dias, conversações se estabeleceram entre a Coreia do Sul, os EUA e a Coreia do Norte. Segundo Chung Eui-yong, emissário da Coreia do Sul, o governo comunista de Pyongyang estaria disposto a rever seu programa atômico se fossem dadas garantias de segurança ao regime. Em manifestação em seu Twitter, Trump se mostrou desconfiado, mas elogiou a iniciativa da Coreia do Norte:
“Possível avanço está sendo alcançado em conversas com Coreia do Norte. Pela primeira vez em muitos anos se está fazendo um esforço sério por todas as partes envolvidas. O mundo está olhando e esperando. Pode ser uma falsa esperança, mas os EUA estão prontos para seguir em qualquer direção!”.
Possible progress being made in talks with North Korea. For the first time in many years, a serious effort is being made by all parties concerned. The World is watching and waiting! May be false hope, but the U.S. is ready to go hard in either direction!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 6 de março de 2018
O Presidente americano faz bem em se manter cético, ainda mais levando em consideração que a negociação tem um louco do outro lado da mesa. A disposição da Coreia do Norte, entretanto, representa um enorme avanço em relação à situação anterior, quando a intermediação era de Barack Obama, o queridinho de todos.
É necessário aguardar para ver se haverá ou não algum gesto de Kim Jong-un que possibilite de fato o entendimento. O apocalipse e a 3° Guerra Mundial está longe, para infelicidade da imprensa. É prudente chamar um relojeiro para acertar os ponteiros do “Relógio do Fim do Mundo”.
Responder