Entre em contato

Nacionais

Jamais esteve nos planos do PT a entrega do poder

Publicado

on

Nunca foi segredo que Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva, através de seus partidos – o PSDB e o PT, respectivamente – decidiram que aquilo que ambos chamavam de “regime democrático brasileiro” não passaria de uma troca temporária de coroa entre monarcas que governariam sobre o mesmo território. Embora muitos trabalhos já tenham dado luz ao que está sendo afirmado, o livro “O sapo e o príncipe”, do jornalista Paulo Markun, narra para um público geral a trajetória dos dois políticos até a Presidência da República, com muitos caminhos que se cruzaram ao longo de décadas de história. Então, a cada novo período eleitoral, eles encarariam personagens que se odeiam, que fariam oposição um ao outro e que teriam planos de governo distintos. No entanto, eles não passavam de gêmeas siamesas separadas por fatores circunstanciais. O caso deles é o mesmo ao de dois amigos que torcem para clubes diferentes, mas que acabam sempre abraçados para apoiar a mesma seleção. 

Fernando Henrique sempre foi um típico homem formal: saído dos redutos da USP, reconhecido como um dos maiores sociólogos brasileiros – mesmo não o sendo – e que transitava bem entre as instituições internacionais, gozando de prestígio entre políticos como Bill Clinton – este que, no seu tempo, foi uma estrela midiática muito maior que Obama. FHC nunca fez questão de parecer um populista, muito embora tenha feito reformas importantes que recolocaram o país no cenário internacional, sobretudo no campo econômico. É autor de livros, lê também muitos livros e levantou uma fundação que leva o seu nome, a Fundação FHC, para realmente promover estudos e debates – e não outro gabinete partidário.

FHC, agora imortal da Academia Brasileira de Letras.

Já Luiz Inácio, pelo contrário, sempre fez questão de ser retratado como um homem do povo – o nordestino baixo, mal nutrido e sem escolaridade – cuja ambição em ocupar cargos importantes (para os quais não tinha a mínima competência) sempre foi apontada como a maior de suas virtudes. Gabava-se de ser atrapalhado para formalidades à mesa, de beber muita cachaça e de ser amigo pessoal de ditadores como Hugo Chávez, Fidel Castro e Teodoro Obiang Nguema. Lula fazia questão de chamar de “amigo” Muamar Gaddafi, um genocida que acabou morto por conta dos excessos cometidos contra o seu próprio povo e que acumulou – segundo estimado – uma das maiores fortunas da história do mundo. Lula mal escreve bilhetes – e quando o faz são cheios de erros de ortografia – tem aversão a qualquer coisa escrita, embora não tenha medido esforços para levantar a fundação que também leva o seu nome, o Instituto Lula – este sim um palanque partidário que só serviu para pedir propina e negociar alianças políticas. 

Luiz Inácio, que se orgulha de ser preguiçoso e de beber uma boa pinga.

Os anos foram se passando. FHC cumpriu o que havia prometido: governou durante oito anos, vencendo Lula com unanimidade nas urnas. Nomeou um chinelo velho como seu sucessor – José Serra – para que assim Lula então tivesse a sua chance de governar: este foi considerado no seu tempo, mesmo que na base de manipulação de dados e de um momento econômico favorável (que nem mesmo a cúpula do PT era capaz de acreditar na sorte que tiveram), um dos maiores presidentes da história do país – mesmo que nunca realmente tenha sido (isso porque, nunca antes da história deste país, o povo foi escravizado com Bolsa Família e com financiamento de casas de baixíssima qualidade, pagas ao longo de 40 anos). José Serra se tornou conhecido no papel de Ministro da Saúde, momento no qual quebrou uma série de patentes a fim de baratear medicamentos (pelo menos essa é a versão oficial), mas com ainda menos carisma do que FHC e muito distante do prestígio que Lula já gozava – sobretudo entre as camadas mais populares e entre aquela leva de artistas que ainda hoje se dizem perseguidos durante o Regime Militar. É difícil pensar num substituto que pudesse fazer frente a Lula naquele período: como um concurseiro que está há anos na fila de espera, Luiz Inácio sabia, assim como o restante do Brasil, que a sua vez de presidir o país era uma questão de tempo.

Luiz Inácio enfim foi eleito Presidente da República por dois mandatos. Entretanto, ao contrário do que era esperado pelos tucanos, ele não cumpriu a sua parte: fez de Dilma Rousseff – uma ministra incapaz de articular uma frase inteira e de manter a linha de raciocínio por mais de dois minutos, nascida para ser uma incompetente em qualquer coisa sobre a qual destinasse seu pensamento e apodrecendo qualquer coisa para a qual apontasse o dedo indicador – sua sucessora. Ela também foi eleita por duas vezes Presidente do Brasil, provando o que para muitos já estava um tanto óbvio: o PT jamais foi um partido criado para se alternar “democraticamente” no poder com o PSDB – ou com qualquer outro partido que fosse.

Sempre é bom recordar que Dilma venceu Aécio Neves nas eleições de 2014 com margem apertada, colocando na boca do povo a possibilidade de fraude nas urnas. O Brasil estava com Aécio não por qualquer tipo de simpatia para com o mesmo, mas por estar cansado dos excessos do PT e das denúncias diárias de um esquema de corrupção que deu início a Lava Jato e outras tantas investigações. Dilma saiu vitoriosa por ter feito promessas de campanha que jamais seriam cumpridas – a esquerda é muito bem sucedida na tarefa de prometer aquilo que não pode ser dado. Pouco tempo depois o Congresso começou a ser pressionado por uma série de pedidos de Impeachment que passaram a ser protocolados. Em 2016, ela finalmente foi deposta. A partir de então, os indignados passaram a adotar a tese do “Golpe” para deslegitimar a posse de Michel Temer. 

Os tempos atuais mostram que a fome do PT pelo poder foi o que matou a velha oligarquia do sistema político brasileiro. Haddad, o nome de Lula para a volta do PT à liderança do país, tem feito todo tipo de manobra jurídica para se eleger.  O PSDB fez a pior quantidade de votos para Presidência da sua história. O MDB de Meirelles gastou uma fortuna para ficar entre os menos votados. Ciro Gomes foi passear no exterior, deixando Cid Gomes, o outro coronel da sua família, para que desse um afago para os petistas – que acabou se tornando uma chacota pública que circulou nas redes sociais. Marina fez menos votos que o Cabo Daciolo (cuja fala era sempre empostada, carregando uma bíblia entre os dedos), pois a única proposta que tinha era a de entregar o Brasil novamente para os índios dos tempos de Cabral. Boulos, líder do grupo MTST, que já ameaçou invadir a propriedade de Jair Bolsonaro, fez também menos votos que Daciolo, provando que a sua única vocação é a de fazer baderna e a de se esbaldar na liberdade de expressão – da qual se desfruta por viver numa democracia. 

O “cacique” Lula, cuja tribo tem verdadeira fome de poder , além de uma sede insaciável pela formação de uma pátria bolivariana. Gosta de pescar nos iates de empreiteiros e de trocar figurinhas com ditadores pelo mundo afora.

O Partido dos Trabalhadores usou todas as manobras jurídicas e políticas possíveis para que o seu eterno cacique, Luiz Inácio Lula da Silva, fosse solto e para que pudesse concorrer a Presidente da República. Ele agora não passa de um fantasma político, sendo a figura mais odiada do país, até mesmo por aqueles que já o carregaram entre os braços. Como nada surtiu efeito, lançaram Haddad – considerado o pior prefeito da história de São Paulo – para concorrer ao cargo, juntamente com Manuela D’Ávila – uma aborrecente que está envelhecendo, mas cuja mente custa amadurecer: ela não se cansa de dizer, em alto em e bom som, como se isso fosse sinônimo de virtude, que permanece fiel aos ideias comunistas (embora jamis seja vista sem os regalos da moda capitalista) . Haddad é chamado de “poste de Lula”, mas não passa de uma marionete que está tentando inaugurar no país uma prática até então somente vista no mundo do crime organizado, quando o chefe dá ordens do presídio – prática também nunca antes vista na história política deste país. 

Manuela D’Ávila, a aborrecente que não para de envelhecer, que se diz comunista, mas adora passar as férias fazendo compras em Nova Iorque. Ela procura moderar na maquiagem para não parecer que traiu o movimento feminista.

Duas situações muito recentes substanciam o caráter imperialista e/ou ditatorial do Partido dos Tralhadores – apenas para citar as duas mais recentes, isso porque não estamos considerando a formação do que foi considerado o maior esquema de corrupção da história do mundo e outras histórias. A primeira delas foi a polêmica entrevista concedida por José Dirceu – que viveu durante décadas como pseudônimo, com treinamento de guerrilha em Cuba e com uma ficha criminal que qualquer país sério o obrigaria a viver trancado numa jaula pelo resto da sua vida – concedida ao jornal El País, na qual disse em alto e bom som as seguintes palavras: “É questão de tempo para a gente tomar o poder“. A segunda delas foi uma tentativa desastrosa de impugnar a candidatura de Bolsonaro com base numa reportagem sem provas realizada pela Folha de São Paulo, que afirma que empresários pró-Bolsonaro compraram disparos anti-PT no Whatsapp. A denúncia é tão infundada que está sendo alvo de chacota até pela grande mídia, a mesma grande mídia que tem feito de tudo para acabar com os planos de Jair Bolsonaro governar o país. A petição é alvo de piadas no mundo jurídico. Haddad tem concedido uma entrevista atrás da outra pedindo até a prisão do candidato adversário – provando que o PT é o único agente capaz e legítimo de condenar uma pessoa sem nem uma única prova.  Esta é a verdadeira prova da hipocrisia dos esquerdistas: afirmaram – e continuam afirmando – que Lula foi preso sem provas, mas querem a todo custo a prisão de Bolsonaro baseado na reportagem de um jornal desacreditado e que ninguém mais dá a mínima atenção.

Todos esses artifícios que vêm sendo utilizado pelo PT (e por outros partidos de esquerda) mostram que nunca esteve no imaginário de Lula passar o bastão adiante. Sim, isso jamais passou pela sua cabeça – pelo menos é o que o conjunto de fatos nos levam a crer. Ele jamais quis sair do topo: sempre esteve nos seus planos voltar a gozar do prestígio com o qual entregou a faixa presidencial para a sua marionete, Dilma Rousseff, uma corrupta deposta, que também tem muita fome de poder, mas saiu derrotada ao tentar concorrer ao Senado pelo estado de Minas Gerais. Vale lembrar que ela só pode disputar estas eleições por uma manobra política realizada durante o processo de Impeachment que a depôs. Uma coisa é certa: o PT não desistiu de retornar aos tempos áureos, e irá para o tudo ou nada, até as últimas consequências.

Nacionais

A instabilidade emocional é o custo imediato da democracia

Publicado

on

Dom Beltrand, numa palestra em Caçapava/SP, em 1992, à Fundação Nacional do Tropeirismo, falou de estudos que mostram os efeitos nocivos da democracia para a população têm o mesmo efeito daqueles sobre os filhos que são criados em núcleos familiares instáveis, com brigas, insultos, violência. A alternância democrática, a cada quatro anos, causa feridas que, logo quando sanadas, voltam a se formar.

Quando assisti ao vídeo acima, poucos anos atrás, esse argumento pareceu bastante sensato. Em 2018, por exemplo, quantos foram aqueles que, aos prantos, ficaram horrorizados com a vitória de Bolsonaro: homossexuais diziam que seriam perseguidos, feministas temiam o recrudescimento da violência contra a mulher, corruptos apavorados com presas. Por todos os lados, uma choradeira democrática sem precedentes. Todos esses temores, obviamente, não se confirmaram.

Agora, o cenário é outro. Lula candidato é como aquele sujeito que vai a uma festa somente para importunar aqueles que querem se divertir. Sua presença nas eleições é sinônimo de algazarra. A esquerda gosta dessa bagunça, da agitação, da insegurança, do terror. Lula visita traficantes, justifica pequenos furtos de delinquentes, promete abertamente caçar os seus opositores, se restar vitorioso. A direita e os conservadores que se preparem.

Numa recente entrevista de Leonardo Boff, um esquerdista da velha guarda que se posta como líder espiritual, afirmou com todas as letras que conversa seguidamente com Lula e que o discurso do descondenado é moderado. Sim, “moderado”. Se ele vencer, de acordo com Boff, o bicho vai pegar. Eles falam isso abertamente e muita gente custa acreditar.

A democracia nos custa, a cada dois anos (levando em consideração as eleições municipais), muitas noites de sono. Ponto para Dom Beltrand. Mesmo que Lula perca, a dor de cabeça foi muito grande.

Continue Lendo

Nacionais

Eva Lorenzato: “No Brasil e no mundo, as pessoas reconhecem o trabalho do PT”. Tchequinho não poupa

Publicado

on

Já se passou o tempo em que defender ex-presidiários era sinal de imoralidade. Eva Lorenzato é uma amostra destes tempos

Lula esteve na Europa recentemente. A agenda incluiu o presidente da França, Emmanuel Macron, o futuro chanceler alemão Olaf Schulz, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, que disputará as eleições presidenciais francesas, o ex-premiê da Espanha José Luís Zapatero e o prêmio Nobel de Economia em 2001, Joseph Stiglitz. Na Espanha,  com o atual premiê espanhol, Pedro Sánchez.

Em Madri, Lula participou na quinta, 18, da abertura de um seminário de cooperação multilateral e recuperação em um cenário pós-Covid-19. Na ocasião, defendeu a quebra de patentes de vacinas para ampliar a igualdade no acesso aos imunizantes.

Em Paris, o ex-presidente foi recebido no Palácio do Eliseu com honras de chefe de Estado por Macron, um desafeto de Bolsonaro. Ao francês, Lula defendeu uma nova governança global e discutiu ameaças à democracia e aos direitos humanos. E por aí vai…

Eva Lorenzato (PT) não perdeu a oportunidade de enaltecer a participação do ex-presidente no cenário europeu. Para ela, o mundo inteiro reconhece o trabalho do Partido dos Trabalhadores e do PT: “Muito orgulho nós temos do estadista que Lula está sendo”. Veja:

Tchequinho (PSC), que não poupa críticas para se referir ao ex-presidente: “Ficou 16 anos saqueando o Brasil, e agora fica dando palestra dizendo que vai resolver os problemas do país”. Veja:

Continue Lendo

Nacionais

Candeia critica fala de Toffoli sobre Poder Moderador e semipresidencialismo no Brasil

Publicado

on

Durante o 9.º Fórum Jurídico de Lisboa, o ex-presidente do Supremo afirmou que hoje o Brasil vive um “semipresidencialismo com um controle de poder moderador que hoje é exercido pelo Supremo Tribunal Federal. Basta verificar todo esse período da pandemia”. O evento foi organizado pelo supremo magistrado Gilmar Mendes.

Para Candeia, essa afirmação é o mesmo que dizer que houve uma mudança constitucional sem a participação do Congresso Nacional. Veja:

Continue Lendo

Mais Acessados

Copyright © 2021. Lócus Online.