Entre em contato

Passo Fundo

Tchequinho: “Eduardo Leite, você é um fracasso, o pior governador de todos os tempos”

Publicado

on

A seguir, os destaques da Sessão Plenária desta segunda-feira (18), na Câmara de Vereadores de Passo Fundo

Grande Expediente

Gleison Consalter (PDT), mais conhecido como Palhaço Uhu, deu destaque ao tema educação no seu grande expediente, o que ele considera uma das principais pautas do seu mandato. Registrou entrega de materiais e uniformes escolares, além da necessidade de valorizar a carreira do professor no sistema de ensino como um todo.

Ainda, tratou da implantação da Lei 13.935/2019, que dispõe sobre a prestação de serviço social e de psicologia nas redes públicas de educação básica. Lembrou ser autor de Lei municipal de igual teor, ainda em 2018. Para ele, a pandemia aumentou a necessidade de profissionais psicólogos e assistente social nas escolas, isso porque, no retorno das aulas presenciais, verificou-se questões como dificuldade de aprendizagem, vulnerabilidade social, violência doméstica. Cobrou o cumprimento da lei, tarefa que cabe ao Poder Executivo Municipal.

Direitos dos animais

Rafael Colussi (União Brasil), agora em nova sigla partidária, falou sobre a necessidade de implementação de disque-denúncia de maus-tratos de animais em Passo Fundo. Muitos municípios já adotaram esta medida, fazendo-se necessário o mesmo na cidade.  De acordo com o parlamentar, a medida facilitaria o encaminhamento das denúncias.

No mesmo sentido, sugere ao Poder Executivo a criação de campanha de conscientização nas escolas municipais referente a adoção, convívio e guarda de animais domésticos.

Outra sugestão está relacionada a criação de uma equipe de resgate dos animais vítimas de maus-tratos. Em geral, a população procura os gabinetes quando alguma demanda nesse sentido acontece, mas Colussi pontuou que mesmo os vereadores da ligados à causa animal não possuem esse treinamento. Para ele, uma equipe especializada seria o ideal para lidar com esse problema, sobre o qual há considerável demanda na cidade.

Passaporte Vacinal

Ada Munaretto (PL) relatou surpresa com parecer contrário de comissão acerca do seu projeto de lei que quer o fim da exigência do passaporte vacinal. Ela fora informada de que o projeto não seria mais necessário, dado o estado da pandemia. Ocorre que, para sua surpresa, foi procurada por uma cidadã, informando que seu marido seria demitido, caso não tomasse a terceira dose da vacina. Por conta desses absurdos, conforme pontuado pela parlamentar, é que o projeto é imprescindível para a população de Passo Fundo.

Eduardo Leite

Sobre a recente renúncia de Eduardo Leite ao Governo do Estado, Tchequinho (PSC) não poupou de críticas o ex-governador. Para o parlamentar, além de ter sido por uma das piores gestões no RS, teve um dos mandatos mais polêmicos (sabemos o porquê!). No entanto, Tchequinho disse que teme o que está por trás dessa renúncia, isso porque as pretensões políticas de Eduardo Leite são um tanto ambiciosas: “Isso aí não é de graça. Vai aparecer muita podridão…”

Saúde Bucal

Em primeira discussão prévia, o Projeto de Lei (PL) nº 136/2021, de autoria da vereadora Ada Cristina Munaretto (PL), que institui a Semana de Saúde Bucal no município de Passo Fundo, com o objetivo de disseminar informações e incentivar a prática da higiene bucal. Em sua justificativa, o texto revela que, conforme dados do Conselho Federal de Odontologia, o câncer bucal leva a óbito, cerca de 80% dos casos diagnosticados e, por esta razão, defende que o município de Passo Fundo, necessita com urgência, investir em educação para prevenção de cáries e limpeza bucal, como forma de prevenção de diversas doenças. Não houve manifestação dos parlamentares.

Dia Municipal da Empregada Doméstica e da Diarista

Em segunda discussão prévia, o PL nº 38/2022, de autoria do vereador Wilson Lill (PSB), que institui o Dia Municipal da Empregada Doméstica e da Diarista, e o inclui no calendário de Eventos do Município de Passo Fundo. O objetivo, segundo a justificativa, é homenagear e valorizar as (os) profissionais que exercem essa atividade, de extrema relevância, mas que, “historicamente, foram relegadas à invisibilidade”, afirma o texto. Não houve manifestação dos parlamentares.

Segurança pública

Também em discussão, o PL nº 39/2022, de autoria do vereador Nharam de Carvalho (União Brasil), que propõe um Sistema Colaborativo de Segurança e Monitoramento no município de Passo Fundo. De acordo com a proposta, o objetivo é instituir a entrega voluntária de imagens dos condomínios, dos estabelecimentos comerciais, das agências bancárias e das demais instituições, para que as mesmas possam contribuir na investigação de delitos como vandalismos, pichações e outros atentados ao patrimônio público local, bem como auxiliar os órgãos estaduais, como a Brigada Militar e Polícia Civil, em seus processos de investigação e captura de criminosos. Não houve manifestação dos parlamentares.

Vídeo

Passo Fundo

Em votação dividida, vereadores reprovam subsídios às empresas de transporte

Publicado

on

A medida estava sendo amplamente criticada pelos setores da sociedade.  Na dicotomia “salvar o sistema público de transporte” e “controle dos gastos públicos”, prevaleceu o segundo

A pandemia veio como uma avalanche sobre a economia brasileira. O “fique em casa, a economia a gente vê depois” mostrou ser mais um jargão politiqueiro do que uma solução para a crise que se instalava não só na saúde, como nas finanças como um todo: empresas fechadas, setores com baixa demanda, demissões em massa. Isso sem contar naqueles que, amparados pela força estatal, submeteram empresários a prisões forçadas ou vendo seus negócios lacrados por agentes de saúde. Um fiasco.

Consequentemente, a conta um dia viria. Sobre o setor de transporte público, é evidente que seu uso depende de que o resto esteja em pleno funcionamento. A pandemia diminuiu consideravelmente os números do setor. Com restrições, as pessoas se obrigaram a valer de outras formas de locomoção. Com muitos desempregados, o Uber e outros aplicativos se tornaram opção para muitos. Uma corrida de Uber, em muitos casos, estava “pau a pau” com uma passagem de circular urbano, o que prejudicou ainda mais as finanças de empresas como a Coleurb e a Codepas, de Passo Fundo.

Na Câmara de Vereadores de Passo Fundo, em regime de urgência, de autoria do Poder Executivo Municipal, o PL 107/2022 queria garantir cerca de R$ 8 milhões para as duas empresas municipais. Para uns, a medida não implicava “apoio às empresas”, mas a “salvação do setor público de transporte urbano” – muitos já não caem nessa conversa. Para outros, a pandemia afetou quase que a totalidade dos empresários e setores da economia, sendo injusto o destino de tanto subsídio concentrado em duas empresas. E as demais, como ficam?

Por 11 votos contrários a 9 favoráveis, o subsídio foi reprovado.

Continue Lendo

Passo Fundo

Dinheiro para a COLEURB: Pedro Almeida mandou um projeto ridículo, horrível e vergonhoso para a Câmara de Vereadores

Publicado

on

dinheiro para a coleurb

Estes três adjetivos deram o tom da entrevista coletiva concedida pelos vereadores da oposição em Passo Fundo, sobre o Projeto de Lei que quer subsidiar a Coleurb e a Codepas

Os vereadores da oposição chamaram a imprensa de Passo Fundo para uma coletiva nesta quarta, 7 de dezembro. A apresentação foi liderada pela vereadora trabalhista Professora Regina, que conduziu com maestria o evento responsável por esclarecer a posição dos oposicionistas sobre o PL 107/2022 e escancarar o amadorismo do Executivo no envio do pobríssimo texto para a casa, em regime de urgência.

Também participaram da coletiva os vereadores Ada Munaretto (PL), Rufa (PP), Ernesto dos Santos (PDT), Eva Valéria Lorenzato (PT), Tchequinho (PSC), Gleison Consalter (PDT), Rodinei Candeia (Republicanos) e Sargento Trindade (PDT).

Veja também: Prefeito Pedro Almeida quer dar dinheiro para a COLEURB. Você concorda com esta farra? e Subsídio para COLEURB é um verdadeiro saque ao dinheiro público.

Existem dois grupos distintos de vereadores contrários ao subsídio entre os oposicionistas: os que não querem dinheiro público na mão de empresas privadas de qualquer maneira e os que não querem liberar os valores sem uma melhor transparência e garantia de contrapartidas, como prestação de contas e manutenção dos empregos. No primeiro grupo, destacam-se Ada, Tchequinho e Candeia.

“Ridículo e horrível” foi a definição dada pelo vereador Gleison Consalter para o projeto, destacando que várias empresas foram afetadas pela pandemia, não apenas as de transporte. “Vergonhoso” ficou a cargo de Tchequinho, que lembrou das dificuldades habitacionais na cidade, como nas ocupações na região do Bourbon, e agora “querem dar dinheiro para a Coleurb”.

Coletiva sobre o PL 107/2022. Foto: Câmara de Vereadores de Passo Fundo.

Nota-se que o prefeito está queimado com este grupo de vereadores. O chefe do executivo mandou um projeto ruim para a Câmara, o que gerou a elaboração de diversas emendas na casa que agora recebe insinuações de má-vontade, de estar “trancando a pauta” e até usando o caso para objetivos eleitorais de olho em 2024. Insinuações repudiadas com veemência e pronunciamentos inflamados de Ada e Candeia.

Coleurb e Codepas provavelmente receberão este dinheiro, mas não será tão fácil como pretendia a prefeitura e o grupo político que comanda a cidade desde 2013. O povo de Passo Fundo terá que sofrer mais um pouco até o segundo capítulo desta novela, com a licitação do transporte público de fato. Este, só Deus sabe quando sai.

Continue Lendo

Passo Fundo

Passo Fundo terá nova edição do evento “O Despertar da Direita”

Publicado

on

O evento está previsto para o próximo dia 6, às 19h, na sede do Sindicato Rural

Na sua 4ª edição, o evento “O Despertar da Direita” contará com a palestra “Para onde o STF está levando o Brasil“, do vereador Rodinei Candeia (Republicanos), no Sindicato Rural, em Passo Fundo.

A seguir, é possível ver o texto de divulgação pelos organizadores do evento, além de link para inscrição. No card, logo abaixo, é possível visualizar mais informações sobre horário e endereço do local.

A Constituição Federal não foi rasgada.

Foi rasgada, pisada, queimada… E agora está sendo reescrita.

O Supremo Tribunal Federal (STF), que deveria servir ao povo, revelou-se uma quadrilha que, a cada canetada, coloca mais uma algema nos punhos da população.

Onde isso vai parar? Que Brasil estamos deixando para as próximas gerações?

Após 3 anos em silêncio, O Despertar da Direita está de volta. Para ajudar a lançar luz em um momento tão obscuro, faremos o primeiro de muitos encontros. Neste, teremos uma palestra sobre o tema Para onde o STF está levando o Brasil?, com o convidado Rodinei Candeia.

Sua entrada é 100% gratuita, mas pedimos que confirme sua presença entrando no grupo oficial do evento, tocando no link:

https://chat.whatsapp.com/J5L4i4nUfREJfm6JEsExCy

Divulgue para seus amigos interessados. Precisamos nos unir.

O Despertar da Direita

Continue Lendo

Mais Acessados

Copyright © 2021. Lócus Online.