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Conteúdos de formação global: uma seleção de temas que toda prova “politicamente correta” deve ter

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Conteúdos de formação global: uma seleção de temas que toda prova “politicamente correta” deve ter[1]

Uma série de mudanças na história, sobretudo na primeira metade do século XX, fruto do industrialismo e dos conflitos bélicos que assolaram a humanidade, fizeram surgir espaços para doutrinas de cunho socialista, influenciadas pelo pensamento marxista e pelo movimento comunista[2].[3] A partir dessas ideologias sociais, que ganharam vozes com grupos de artistas e intelectuais, além dos demais fascinados pelas “promessas” de melhorias das condições de vida como um todo, promoveram conflitos ideológicos e transformações culturais que nada fizeram além de degradar os valores que por séculos foram conservados. A revolução cultural em curso nada tem feito além de esculhambar a cabeça de muitos indivíduos[4]: trata-se de um processo de modificação do senso comum ao ponto em que as pessoas perdem a noção do que é certo ou errado, sobretudo do ponto de vista ético e moral.

Para melhor ilustrar como esse processo de mudança de consciência acontece, no livro “Ten ways to destroy the imagination of your child”, Anthony Esolen[5] mostra como é possível converter as crianças em mão de obra do Estado, submissas e sem consciência para questionar a ordem imposta. Nesse sentido, percebe-se que o Estado tem realizado uma série de esforços para tomar conta da sociedade, tirando das pessoas a capacidade de tomar conta de si mesmas. Basta que se olhe para a Constituição Federal de 1988: a criação de direitos gerou uma conta impossível de ser paga, nem mesmo com a alta arrecadação de impostos atual.

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No trabalho de Esolen, dentre os métodos expostos, ele mostra que, ao manter as crianças fechadas pelo máximo tempo possível, destruirá seu interesse pelos elementos do mundo, tirando, além disso, todos os riscos físicos a fim de preservar a sua integridade, evitando que as crianças encontrem respostas para as adversidades da vida, pois estarão sempre protegidas. Ainda, é necessário que jamais se deixem as crianças sozinhas, pois desenvolverão a necessidade de proteção constante, impedidas de desenvolver a capacidade de se autogerir e de desenvolver o hábito competitivo.

Para acabar com a imaginação, é preciso substituir os contos de fadas por clichês políticos, e rechear a literatura com personagens prontos e sem qualquer complexidade, sem qualquer motivação em seguir costumes. É o mesmo que acontece com as novelas, que são capazes de gerar tendências de consumo e mudanças no pensamento coletivo acerca de assuntos variados. Veja:

Por fim, é fundamental que se negue o transcendente, pois isso irá reforçar o poder do materialismo, afirmando que a vida sem matéria não significa nada. Ou seja, a ideia de Deus é cada vez mais abominada, o que torna o homem, assim como os bens que ele consome, apenas um produto descartável da sociedade pós-moderna.

As medidas acima apresentadas no trabalho de Esolen foram realizadas pelo Nazifascismo, “um filho bastardo do comunismo”. O caminho encontrado por Mussolini e Hitler para a implementação da revolução em seus respectivos países foi o mesmo, apenas com palavras diferentes. Lenin e Stalin apresentaram o comunismo como um projeto de tomada de poder pelos trabalhadores; já Hitler e Mussolini levantaram a bandeira do patriotismo, na força de vontade do homem, no conceito de raça superior. Apenas mudaram o “marketing” de acordo com a época e o lugar.

Sob a lógica burguesa, há diferença entre o certo e errado, do ponto de vista ético e moral, sobretudo pelo fato de que a vida em sociedade está atrelada ao eixo familiar a que se compõe. Para o marxismo ser compreendido, contudo, é preciso ignorar a verdade que determine um modo certo de agir. Para isso, não é necessário ter uma opinião clara sob qualquer tema: se algo ajuda na revolução, é certo e favorável; quando não ajuda, abominam e transformam o pensamento num ato de imposição e barbárie. É o marxismo um sistema racional versátil, revolucionário e dialético.[6]

Muitos temas polêmicos acabam constituídos de debates vazios, politicamente corretos, repletos de ideias prontas e sem oportunidade de contrariá-las, como alguns exemplos abaixo[7]:

  • Meio ambiente: desastres ambientais, aquecimento global, alterações climáticas, acordos internacionais, redução da emissão de gases, desmatamento, poluição do meio ambiente, reciclagem;
  • Corrupção: políticos, políticos e políticos (nessas horas é preciso ignorar o restante da cultura nacional);
  • A necessidade de dar as boas-vindas aos refugiados (esquecendo o genocídio contra os cristão ao redor do mundo, pois isso até mesmo o Vaticano faz questão de ignorar em nome da “paz mundial”.);
  • Mulher: igualdade de gênero, luta pelos mesmos direitos, violência contra a mulher, violência doméstica, igualdade salarial, tráfico humano, violência física, psicológica, moral e sexual;
  • Intolerância: machistas, golpistas, islamofôbicos, homofobia, violação dos direitos humanos, igualdade de gênero, casamento gay, cotas, legalização das drogas;
  • Direitos: educação, saúde, alimentação, trabalho, moradia, transporte, lazer, segurança, previdência social, proteção à maternidade e à infância, assistência aos desamparados, esporte, etc.

Isso não acontece apenas nas escolas e nas universidades. Abaixo, dois seminários realizados pela Ordem dos Advogados do Brasil no estado do Rio Grande do Sul:

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Se a sociedade não começar a atuar dentro deste cenário, impedindo que um coro de verdadeiros histéricos sejam a voz e os formadores de opinião, o mundo se tornará um verdadeiro hospício. Como apontou Bruno Latour:

Estamos cansados dos jogos de linguagem e do eterno ceticismo da desconstrução dos sentidos. O discurso não e um mundo em si, mas uma população de actantes que se misturam tanto as coisas quanto as sociedades, que sustentam ambas, e que as mantem. O interesse pelos textos não nos afasta cia realidade, já que as coisas também tem direito a dignidade de serem textos. Quanto aos textos, por que negar-Ihes a grandeza de serem a laço social que nos mantem juntos?[8]

É preciso impedir que jogos de linguagem destruam a compreensão da realidade, pois poderá chegar o dia em que uma pessoa será presa e calada por simplesmente dizer a verdade (infelizmente, em determinados ambientes, isso já acontece). Coloquem-se os pingos nos ii, porque em muitos casos pessoas sãs precisam comprovar a sua sanidade diante de uma comissão de verdadeiros loucos.

Notas:

[1] Parte desta análise teve como base minha dissertação de Mestrado em Direito: CAVAZZOLA JUNIOR, C. A. O Direito como Experiência: A Construção da Individualidade do Homem Frente à Sociedade, ao Estado e às Instituições. Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Programa de Pós-Graduação em Direito, São Leopoldo/RS, 2015.

[2] “MUITAS VEZES O LEITOR JÁ DEVE TER-SE PERGUNTADO como é possível que tantas pessoas, aparentemente racionais, amem e aplaudam os governos mais perversos e genocidas do mundo e se recusem a enxergar a liberdade e o respeito de que elas próprias desfrutam nas democracias ocidentais, ao mesmo tempo que continuam acreditando, contra todas as evidências, que são moral e intelectualmente superiores aos que não seguem o seu exemplo.

“Hoje em dia essas pessoas, no Brasil, são a parcela dominante no governo, no Parlamento, nas cátedras universitárias, no show business e na mídia. A presença delas nesses altos postos garante a este país setenta mil homicídios por ano, o crescimento recorde do consumo de drogas, o aumento da corrupção até a escala do indescritível, cinquenta por cento de analfabetos funcionais entre os diplomados das universidades e, anualmente, os últimos lugares para os alunos dos nossos cursos secundários em todos os testes internacionais, abaixo dos estudantes de Uganda, do Paraguai e da Serra Leoa. Sem contar, é claro, indícios menos quantificáveis, mas nem por isso menos visíveis, da deterioração de todas as relações humanas, rebaixadas ao nível do oportunismo cínico e da obscenidade, quando não da animalidade pura e simples.” In: CARVALHO, Olavo de. Prefácio. In: LOBACZEWSKI, Andrew. Ponerologia: Psicopatas no Poder. Tradução de Adelice Godoy. Com prefácio de Olavo de Carvalho. Vide Editorial, 2014, p. 6. Versão online disponível em: < http://minhateca.com.br/Rita.Viviane/Livros+em+PDF/Ponerologia_+Psicopatas+no+Pode+-+Andrew+Lobaczewski,154690689.pdf>, consulta em 09/01/2015.

[3] Sobre a questão do totalitarismo, vale destacar a importância da leitura de Louis Dumont sobre o tema. Para isso, ver: DUMONT, Louis. A doença totalitária: individualismo e racismo em Adolf Hitler. In: Ensaios sobre o individualismo: uma perspectiva antropológica sobre a ideologia moderna. Tradução de Miguel Serras Pereira. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992, p.151-180.

[4] Um dos trabalhos nos quais possui como referência uma série de documentos lançados e decididos não só em órgãos ministeriais, como também por organizações internacionais, e que estão sendo propagados descaradamente em todos os ambientes, sobretudo culturais, pode ser encontrado no livro “Maquiavel Pedagogo”, de Bernardin Pascal. Entre as ideias expostas, pode-se destacar as seguintes:

“A nova ética não é outra coisa senão uma sofisticada reapresentação da utopia comunista.” (p. 9).

“A partir de uma mudança de valores, de uma modificação das atitudes e dos comportamentos, bem como de uma manipulação da cultura, pretende-se levar a cabo a revolução psicológica e, ulteriormente, a revolução social.”(p. 9)

“Ademais, o nível escolar continuará decaindo, o que aliás não surpreende, já que o papel da escola foi redefinido e que sua missão principal não consiste mais na formação intelectual, e sim na formação social das crianças; já que não se pretende fornecer a elas ferramentas para a autonomia intelectual, mas antes se lhes deseja impor, sub-repticiamente, valores atitudes e comportamentos por meio de técnicas de manipulação psicológica. Com toda nitidez, vai-se desenhando uma ditadura psicopedagógica.” (p. 12)

“Consciência mundial: a emergência da educação mundial e da educação para o desenvolvimento. Presentemente, no norte como no sul, os educadores começam a reconhecer a necessidade de considerar a educação numa perspectiva mais mundial. Os programas de educação para o desenvolvimento e de educação mundial contribuem para inculcar nos alunos uma atitude mundialista, ensinando- lhes principalmente a reconhecer e a evitar os preconceitos culturais e a encarar com tolerância as diferenças étnicas e nacionais. Esses programas se esforçam por vincular os grandes problemas às realidades de caráter mundial, principalmente as questões concernentes ao meio ambiente, à paz e à segurança, à dívida internacional, às medidas contra a pobreza, etc., em todos os conteúdos específicos da educação fundamental.” (p. 70.) In: BERNARDIN, Pascal. Maquiavel Pedagogo – ou o ministério da reforma psicológica. Tradução de Alexandre Müller Ribeiro. Campinas, SP: Vide Editorial, 2013.

[5] ESOLEN, Anthony. Ten ways to destroy the imagination of your child. 1. Ed. Wilmington: ISI Books, 2010.

[6] Para Pascal Bernardin: “A nova ética não é outra coisa senão uma sofisticada reapresentação da utopia comunista. O estudo dos documentos em que tal ética está definida não deixa margem a qualquer dúvida: sob o manto da ética, e sustentada por uma retórica e por uma dialética frequentemente notáveis, encontra-se a ideologia comunista, da qual apenas a aparência e os modos de ação foram modificados. A partir de uma mudança de valores, de uma modificação das atitudes e dos comportamentos, bem como de uma manipulação da cultura, pretende-se levar a cabo a revolução psicológica e, ulteriormente, a revolução social. Essa nova ética faz hoje parte dos programas escolares da França, e é obrigatoriamente ensinada em todos os níveis do sistema educacional.” In: BERNARDIN, Pascal. Maquiavel Pedagogo – ou o ministério da reforma psicológica. Tradução de Alexandre Müller Ribeiro. Campinas, SP: Vide Editorial, 2013, p. 9-10.

[7] O trabalho de Pascal Bernardin é imprescindível para a compreensão do tema: BERNARDIN, Pascal. Maquiavel Pedagogo – ou o ministério da reforma psicológica. Tradução de Alexandre Müller Ribeiro. Campinas, SP: Vide Editorial, 2013.

[8] LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos: ensaio de antropologia simétrica. Tradução de Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1994, p. 89.

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Nicolau agora ataca Procuradoria Geral do Município: “É um atraso”

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Críticas à PMG de Passo Fundo acaba em discussão na Câmara. Petismo ataca novamente

Na Sessão Plenária do dia 18 de maio de 2022, Regina dos Santos (PDT) discutir recente projeto de autoria do Poder Executivo Municipal sobre a alteração do plano de carreira dos professores municipais.

Aproveitando a deixa, o petista Nicolau Neri Grando (PT) tira o foco do tema para tecer críticas à Procuradoria Geral do Município. De acordo com o parlamentar, os processos que passam pelas mãos da Procuradoria acabam atrasando o andamento: É um atraso em todos os processos que passam pela PGM”.

Wilson Lill (PSB), em seguida, manifestou o equívoco na fala de Gomes, pois apontou que em todos os processos a Procuradoria avalia o melhor caminho e busca encontrar soluções. Para ele, não é um debate de minutos, mas uma construção de diálogo que muitas vezes demandam meses de debates e alterações.

Nharam (União Brasil) pontuou: “A PGM não é um time invasor de terras lá do MST”. Janaína Portella (MDB), que em outra oportunidade já fez parte da PGM, disse que a análise segura dos pareceres jurídicos emitidos pela Procuradoria são imprescindíveis para a tomada de decisão dos gestores públicos. Nharam segue: “O senhor me envergonha com essas colocações. Acha que está falando do STF?!?”

Permitindo aparte, Gomes manifestou a intenção da sua fala referente à PGM:

 

 

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Mateus Wesp e outros casos de Fake News em Passo Fundo

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Fake News se tornou um verbete comum no cenário político desde que Donald Trump o proferiu em alto em bom som, bem na cara da imprensa norte-americana. De lá para cá, como tudo que o ex-presidente americano faz ganha repercussão, esse ponto não ficaria para trás. Fake News são informações falsas com a intenção de enganar. Não é um engano culposo, mas doloso. Há intenção de enganar o público, apenas para marcar a narrativa.

Quando nos deparamos com as redes sociais de muitos políticos pelo Brasil afora, podemos ter a falsa impressão de que eles estão, de fato, resolvendo uma série de problemas da nossa sociedade, fazendo pautas importantes avançarem. Não é bem por aí…

“Encaminhamos um pedido de providência”

Vamos dar um exemplo do que ocorre em Passo Fundo. Ao ler “Encaminhamos um pedido de providências a respeito de…”, é comum ao leitor pensar que o problema está (ou num curto espaço de tempo estará) resolvido.

Um pedido de providência não passa de um encaminhamento, na maioria das vezes realizado pelos gabinetes dos vereadores, solicitando que o Poder Executivo Municipal realize determinada obra ou demanda de uma comunidade.

Se procurar, os pedidos de providência vão de trocas de lâmpadas até paz mundial (ok, estamos exagerando). Asfalto, pintura, limpeza de praças… por aí vai. Um vereador, neste ponto, acaba refém das próprias limitações que a lei lhe impõe. A execução de obras, enfim, é atividade do Executivo. Vereador legisla e fiscaliza (ou deveria fiscalizar).

Pedido de providência é um tipo de publicidade enganosa

Sobre pedidos de providência, muitos vereadores fazem a festa. Não queremos citar ninguém em especial. Infelizmente, poucos escapam dessa publicidade (enganosa) nas redes sociais.

Não estamos querendo dizer que o público está sendo dolosamente enganado: na verdade, o vereador faz o que a lei permite. Os pedidos, portanto, são realmente encaminhados.

O que dá a entender, por outro lado, é que o assunto está resolvido. Na maioria das vezes não está.

“Aprovamos um projeto”

Quando um político afirma “Aprovamos um projeto de minha autoria”, todo cuidado também é pouco. É difícil estimar precisamente, mas a falta de eficácia das leis no Brasil não é assunto para amadores. Talvez a vocação nacional seja descumprir leis. Não é de todo culpa do nosso povo: o nosso universo legislativo é um oceano inabarcável de normas.

Nesse sentido, uma parte considerável das leis aprovadas são “leis pra inglês ver”: elas existem no papel, mas não mudam a vida da população em nada (ou muito pouco). Lei aprovada, entendam, é papel; sua execução, é outra coisa.

Ao longo dos anos de trabalho na Lócus, foram inúmeras as referências que fizemos nesse sentido. Quase toda semana um vereador sobe na tribuna e reclama da falta de cumprimento de leis aprovadas. Para citar um único exemplo, da legislatura passada:

Toson abriu seu Grande Expediente fazendo uma críticas às cobranças recebidas pelos parlamentares sobre o número de leis propostas. Para o vereador, trata-se de uma distorção realizada sobre o trabalho legislativo.

No Brasil, conforme dados apresentados, há mais de 5 milhões de leis em vigor, segundo um estudo da Fiesp. Para Toson, há uma ideia de que, ao se criar uma lei, magicamente o problema estará resolvido no dia seguinte. Isto prova que, para a resolução de um problema da sociedade, a lei é apenas uma etapa, não o processo completo.

Para o parlamentar, a lei acaba sendo uma espécie de abstração para se criar uma ilusão que o problema está sendo solucionado, o que é muito distante da realidade. De acordo com um dos exemplos citados, há a lei que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas nas ruas de Passo Fundo. O projeto havia sido proposto como forma de coibir as constantes denúncias de algazarras nas ruas do Município. O problema, no entanto, permanece. 

Projetos em andamento: o marketing político desnecessário

Projetos em andamento também podem causar uma série de enganos no público. Veja, a seguir, recente postagem do deputado estadual Mateus Wesp (PSDB):

O que significa dizer que “um projeto foi aprovado numa comissão”? Nada além de que a pauta está tramitando, mas o caminho pode ser ainda longo (isso se for aprovado, é claro).

Nessa postagem de Wesp, o público percebe a notícia de outra forma, como se parte do problema já estivesse resolvido, mas não está.

Provavelmente esse projeto nem seja aprovado nesta legislatura. Pode ser que Wesp nem se reeleja deputado estadual. Pode ser que esse projeto reste engavetado. Pode ser que esse projeto seja esquecido. Pode ser que seja submetido à votação: pode ser aprovado ou não. Se for aprovado, pode ser que o Governador vete. Se vetar, os deputados poderão ou não derrubar o veto. Conseguem perceber parte do problema?

Por isso, não sejam enganados por postagens de políticos nas redes sociais. A palavra “lei”, no Brasil, está banalizada desde que éramos uma monarquia. Faça um favor a si mesmo e pare de ser enganado por esse tipo de postagem. E sobretudo pare de ser enganado por alguém com cara de bom moço, que fala bonito e que não tira o terço do pulso.

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Duas emendas impositivas de Eva Lorenzato são para compra de absorventes

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A petista segue a cartilha que ganhou coro nos últimos meses Brasil afora, falando em “pobreza menstrual”

A vereadora Eva Lorenzato (PT) protocolou duas emendas impositivas ao orçamento municipal para compra de absorventes para distribuição à população mais carente da cidade, além da promoção de uma campanha de conscientização quanto ao problema da pobreza menstrual. De acordo com a parlamentar:

“Com a renda per capita do povo pobre sendo de até R$ 87 por mês, se você é mãe, vai optar entre comprar um pacote de absorvente por R$ 15 ou comprar leite para seus filhos?”

Em matéria divulgada pela equipe de comunicação da Câmara de Vereadores de Passo Fundo, relata-se a trajetória da vereadora na abordagem deste tema. Veja mais em: VEREADORA DEFENDE A DESTINAÇÃO DE VERBA PARA COMPRA DE ABSORVENTES

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