fbpx

UFFS: é correto unir ensino e política?

UFFS Passo Fundo

A unidade passo-fundense da UFFS apareceu em canal oficial do PT três dias após o fracasso da caravana de Lula na cidade.

A caravana de Lula em Passo Fundo foi um retumbante fracassoO fato é público e notório. Já o caráter alinhadíssimo com o petismo supostamente mantido pela UFFS ficou na esfera do dito pelo não ditoNo entanto, três dias depois do acontecido, surge no canal oficial do PT no Youtube um vídeo mostrando uma aluna da UFFS Passo Fundo, identificada como Janaína Cocetin. Também aparece o coordenador do curso de medicina, o médico Júlio César Stobbe. Na peça de um minuto e meio, além de considerações sobre o perfil da instituição, não faltou velho mantra que acompanha a iniciativa desde a sua fundação: “Agora o filho de pobre pode virar doutor”.

A moça que abre o vídeo e faz declarações sobre “filho de pobre virar doutor” pode ser na realidade Janaína Cossetin. Trata-se do único nome similar nas listas de admissão da UFFS (seleção 2014). Se a informação confirma, então ela é filha do ex-prefeito petista de Ajuricaba/RS, Airton Cossetin. Prefeitos geralmente possuem uma renda muito distante dos miseráveis deste país. Tratando-se da mesma pessoa, o PT errou o nome da menina no vídeo.

O ensino de medicina da UFFS é voltado para movimentos sociais, assistência governamental do SUS e laços com a comunidade. A instituição tem relações com o MST através de eventos com lideranças e pessoas que habitam nesta mesma esfera da esquerda. Vai além: existe um grupo de pesquisa chamado Anticapitalismos e Sociabilidades Emergentes (Gpase), que combina pesquisa científica com ativismo político e social. O grupo atua em cooperação com acadêmicos de diversos países da América Latina, incluindo Cuba.

É constrangedor o vínculo que há entre ensino e política. O caso da UFFS com a vinda de Lula abriu os olhos da comunidade, que duramente criticou os vínculos diplomáticos com o ex-presidente. O ideal é que a Unidade concentre-se na medicina, pois a saúde deve estar acima de qualquer interesse político. 

Previous ArticleNext Article

Responder