Entre em contato

Passo Fundo

O ano de 2021 com Rafael Colussi presidindo a Câmara de Vereadores

Publicado

on

Presidente presta contas e destaca economia da Câmara Municipal

Ao encerrar o período legislativo ordinário de 2021, o Presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael Colussi (DEM), fez uma avaliação dos trabalhos e apresentou um balanço do primeiro ano da 18ª Legislatura. Considerando as dificuldades de mais um ano de pandemia, destacou que, inúmeras ações foram concretizadas neste ano de 2021, atendendo as demandas da população. “Honramos a confiança daqueles que nos colocaram no parlamento, porque todos, sem exceção, fizemos o nosso melhor, mesmo sabendo que o nosso melhor, nem sempre é o que as pessoas esperam, mas trabalhamos muito, transformando as ações em resultados para a nossa cidade e, consequentemente, para a nossa comunidade”, salientou.

Colussi evidenciou o trabalho dos profissionais que fazem o dia-a-dia do Legislativo, citando todos os setores, agradecendo a confiança, o respeito, a lealdade e a responsabilidade de todos na efetivação de um trabalho sério e comprometido com as causas da comunidade. Também destacou a parceria de todos os colegas parlamentares, que sempre estiveram juntos nas tomadas de decisões. “Sempre quis ser democrático e, por isso, nunca tomei uma decisão sozinho. Sempre fomos todos nós, indiferente de partido, de bandeira, respeitando as diferenças e esse é um aprendizado que levarei para a vida”, afirmou.

O Presidente ressaltou o trabalho da Mesa Diretora na condução das ações deste ano, em especial na deliberação de temas importantes. “A Mesa foi muito presente na resolução de assuntos difíceis, que há muito tempo precisavam de definições, mas que eram postergados, e nesse ano, tiveram que ser concluídos, então, destaco a coragem dessa Mesa, que em todos os momentos em que foi chamada, esteve lado a lado, parceira e leal, em sua maioria composta por parlamentares novos, que entraram cheios de vontade de transformar e fazer o bem para a população”, ressaltou.

Encerrando seu mandato frente ao Legislativo, Colussi falou do orgulho de fazer parte desta Legislatura, agradecendo e destacando a lealdade de todos. “Agradeço, de coração, a todos que estiveram ao meu lado, em especial, pela lealdade com os eleitores, fazendo as coisas acontecerem. Sabemos que não dá para fazer tudo de uma só vez, mas seguimos na caminhada, um passo de cada vez, trabalhando em prol da nossa comunidade. Tenho muito orgulho desta Legislatura”, reforçou. Colussi também falou do futuro no Legislativo, evidenciando o seu sucessor se colocando à disposição para seguir parceiro nas ações que venham em prol da cidade. “Tenho certeza que o próximo ano estará em boas mãos, através do novo Presidente, vereador Evandro Meireles (PTB), com muitos debates qualificados, e, nós, continuamos aqui, à disposição dos colegas e amigos que queiram contar comigo, pois meu gabinete estará sempre aberto, trabalhando pela comunidade, buscando transformar Passo Fundo em uma cidade cada vez melhor”, finalizou.

Principais ações

Com o objetivo de promover discussões sobre temas importantes para a sociedade local, foram criadas comissões especiais, temporárias, que abordaram, especificamente, assuntos como: as formas de enfrentamento ao Covid-19; a instalação do pedágio na RS 324; a retomada das atividades culturais, especialmente ligadas ao tradicionalismo; ações para um trânsito seguro e de combate à fome.

Na área da saúde, a Câmara Municipal aprovou inúmeros projetos autorizando a contratação de profissionais, especialmente para atuarem na linha de frente do combate ao coronavírus no Município.

Buscando auxiliar na retomada da economia, o Legislativo aprovou matérias importantes como os Programas Juro Zero e Obra Fácil, que beneficiam empresas afetadas pela crise gerada com a pandemia, através do subsídio dos juros de seus financiamentos e agilizando os processos de aprovação e licenciamento de obras no município.

A Câmara também foi promotora de inúmeras ações voltadas a proteção de jovens em situação de vulnerabilidade social. Destaque para a assinatura do aditivo ao termo de cooperação do Programa Egrégora, que possibilita que parceiros financeiros e prestadores de serviços ajudem a solucionar demandas emergenciais de famílias acompanhadas pela Rede de Proteção da Criança e do Adolescente.

Projetos importantes também foram aprovados visando a erradicação da violência contra a mulher, entre eles, a criação do Fundo Municipal de Amparo às Mulheres Vítimas de Violência.

Na área de inclusão social, a Casa articulou campanhas de conscientização pela inclusão das pessoas com deficiência e desenvolveu o processo de contratação de intérpretes de libras.

Os parlamentares promoveram debates em busca da preservação do meio ambiente, com a aprovação de dois projetos: o primeiro que implementa o sistema de captação de águas da chuva novas edificações públicas e o segundo que prevê a isenção parcial sobre o valor do IPTU nas residências que façam uso racional, através do reuso das águas.

A causa animal também teve destaque, pelas ações que culminaram em relevantes resultados, como foi a conquista das duas delegacias especializadas no atendimento de denúncias de maus tratos contra animais e, também, de recursos importantes para aumentar o número de castrações de cães e gatos, especialmente de famílias carentes e que estão sob os cuidados de protetores (as).

Através de ações e movimentos nas plataformas digitais do Legislativo, a Câmara promoveu a cultura e o esporte local, fortalecendo esses segmentos da sociedade.

A Mesa Diretora deste primeiro ano da 18º Legislatura também promoveu melhorias na gestão da Casa. Dentre outras ações, realizou a licitação dos serviços de comunicação, que passou a ser denominada “Comunicação Digital”, atualizando e agilizando os processos de levar a informação para toda a comunidade. Ainda, criou a Comissão Especial que está trabalhando na atualização do Regimento Interno da Câmara de Vereadores, a fim de modernizar e agilizar os procedimentos internos.

Participou, efetivamente, das discussões e articulações junto ao Executivo Municipal, que culminaram na proposta de antecipação da concessão de reajuste aos servidores públicos municipais a partir da folha de pagamento do mês de janeiro de 2022. O índice de 5,1% que será aplicado representa a correção inflacionária que não pode ser garantida neste ano em razão das manifestações e apontamentos do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e a Lei Federal 173/2021, que resultaram na extinção/suspensão do percentual acertado com o Simpasso. O projeto de Lei com a proposta de antecipação será encaminhado para a apreciação e aprovação da Câmara de Vereadores, o que deve ocorrer ainda neste mês de janeiro, em Sessão Extraordinária.

Os números de 2021

A fim de demonstrar a lisura e transparência na condução dos trabalhos frente ao Legislativo, o Presidente Rafael Colussi apresentou um demonstrativo das ações mais relevantes executadas durante seu mandato, em 2021.
Foram apresentados 141 Projetos de Lei, destes, 98 apreciados em Plenário, aprovados pelos vereadores e com suas Redações Finais elaboradas. Foram preparados, ainda, 13 Substitutivos, buscando a melhoria da eficiência de alguns projetos, após coleta de dados e estudos mais apurados junto à comunidade, que resultaram na melhor construção das propostas. Apreciados seis Vetos Totais, 17 Projetos de Resolução, 13 Projetos de Lei Complementar e 55 Moções. Com a finalidade de buscar esclarecimentos junto ao Poder Executivo, sobre temas importantes, de interesse da comunidade, os parlamentares protocolaram 94 Pedidos de Informação. Também, para garantir a realização de serviços de melhorias, atendendo demandas da população, os vereadores protocolaram 742 Indicações e 1822 Pedidos de Providência.

Devolução de recursos

Todos os dados apresentados estão disponíveis no Portal Transparência da Câmara Municipal, com livre acesso para todos que desejarem saber mais sobre os trabalhos do Legislativo, “mas, faço questão de intensificar essa divulgação, prestando contas para a comunidade, reforçando o nosso compromisso com a transparência do trabalho que realizamos e com a economia dos recursos da comunidade”, salientou Colussi, destacando, ainda, os R$ 9 milhões que foram economizados e que retornam aos cofres públicos para melhorarem a vida dos cidadãos Passo-fundenses.

*matéria enviada pela assessoria da Câmara de Vereadores de Passo Fundo

Passo Fundo

Em votação dividida, vereadores reprovam subsídios às empresas de transporte

Publicado

on

A medida estava sendo amplamente criticada pelos setores da sociedade.  Na dicotomia “salvar o sistema público de transporte” e “controle dos gastos públicos”, prevaleceu o segundo

A pandemia veio como uma avalanche sobre a economia brasileira. O “fique em casa, a economia a gente vê depois” mostrou ser mais um jargão politiqueiro do que uma solução para a crise que se instalava não só na saúde, como nas finanças como um todo: empresas fechadas, setores com baixa demanda, demissões em massa. Isso sem contar naqueles que, amparados pela força estatal, submeteram empresários a prisões forçadas ou vendo seus negócios lacrados por agentes de saúde. Um fiasco.

Consequentemente, a conta um dia viria. Sobre o setor de transporte público, é evidente que seu uso depende de que o resto esteja em pleno funcionamento. A pandemia diminuiu consideravelmente os números do setor. Com restrições, as pessoas se obrigaram a valer de outras formas de locomoção. Com muitos desempregados, o Uber e outros aplicativos se tornaram opção para muitos. Uma corrida de Uber, em muitos casos, estava “pau a pau” com uma passagem de circular urbano, o que prejudicou ainda mais as finanças de empresas como a Coleurb e a Codepas, de Passo Fundo.

Na Câmara de Vereadores de Passo Fundo, em regime de urgência, de autoria do Poder Executivo Municipal, o PL 107/2022 queria garantir cerca de R$ 8 milhões para as duas empresas municipais. Para uns, a medida não implicava “apoio às empresas”, mas a “salvação do setor público de transporte urbano” – muitos já não caem nessa conversa. Para outros, a pandemia afetou quase que a totalidade dos empresários e setores da economia, sendo injusto o destino de tanto subsídio concentrado em duas empresas. E as demais, como ficam?

Por 11 votos contrários a 9 favoráveis, o subsídio foi reprovado.

Continue Lendo

Passo Fundo

Dinheiro para a COLEURB: Pedro Almeida mandou um projeto ridículo, horrível e vergonhoso para a Câmara de Vereadores

Publicado

on

dinheiro para a coleurb

Estes três adjetivos deram o tom da entrevista coletiva concedida pelos vereadores da oposição em Passo Fundo, sobre o Projeto de Lei que quer subsidiar a Coleurb e a Codepas

Os vereadores da oposição chamaram a imprensa de Passo Fundo para uma coletiva nesta quarta, 7 de dezembro. A apresentação foi liderada pela vereadora trabalhista Professora Regina, que conduziu com maestria o evento responsável por esclarecer a posição dos oposicionistas sobre o PL 107/2022 e escancarar o amadorismo do Executivo no envio do pobríssimo texto para a casa, em regime de urgência.

Também participaram da coletiva os vereadores Ada Munaretto (PL), Rufa (PP), Ernesto dos Santos (PDT), Eva Valéria Lorenzato (PT), Tchequinho (PSC), Gleison Consalter (PDT), Rodinei Candeia (Republicanos) e Sargento Trindade (PDT).

Veja também: Prefeito Pedro Almeida quer dar dinheiro para a COLEURB. Você concorda com esta farra? e Subsídio para COLEURB é um verdadeiro saque ao dinheiro público.

Existem dois grupos distintos de vereadores contrários ao subsídio entre os oposicionistas: os que não querem dinheiro público na mão de empresas privadas de qualquer maneira e os que não querem liberar os valores sem uma melhor transparência e garantia de contrapartidas, como prestação de contas e manutenção dos empregos. No primeiro grupo, destacam-se Ada, Tchequinho e Candeia.

“Ridículo e horrível” foi a definição dada pelo vereador Gleison Consalter para o projeto, destacando que várias empresas foram afetadas pela pandemia, não apenas as de transporte. “Vergonhoso” ficou a cargo de Tchequinho, que lembrou das dificuldades habitacionais na cidade, como nas ocupações na região do Bourbon, e agora “querem dar dinheiro para a Coleurb”.

Coletiva sobre o PL 107/2022. Foto: Câmara de Vereadores de Passo Fundo.

Nota-se que o prefeito está queimado com este grupo de vereadores. O chefe do executivo mandou um projeto ruim para a Câmara, o que gerou a elaboração de diversas emendas na casa que agora recebe insinuações de má-vontade, de estar “trancando a pauta” e até usando o caso para objetivos eleitorais de olho em 2024. Insinuações repudiadas com veemência e pronunciamentos inflamados de Ada e Candeia.

Coleurb e Codepas provavelmente receberão este dinheiro, mas não será tão fácil como pretendia a prefeitura e o grupo político que comanda a cidade desde 2013. O povo de Passo Fundo terá que sofrer mais um pouco até o segundo capítulo desta novela, com a licitação do transporte público de fato. Este, só Deus sabe quando sai.

Continue Lendo

Passo Fundo

Passo Fundo terá nova edição do evento “O Despertar da Direita”

Publicado

on

O evento está previsto para o próximo dia 6, às 19h, na sede do Sindicato Rural

Na sua 4ª edição, o evento “O Despertar da Direita” contará com a palestra “Para onde o STF está levando o Brasil“, do vereador Rodinei Candeia (Republicanos), no Sindicato Rural, em Passo Fundo.

A seguir, é possível ver o texto de divulgação pelos organizadores do evento, além de link para inscrição. No card, logo abaixo, é possível visualizar mais informações sobre horário e endereço do local.

A Constituição Federal não foi rasgada.

Foi rasgada, pisada, queimada… E agora está sendo reescrita.

O Supremo Tribunal Federal (STF), que deveria servir ao povo, revelou-se uma quadrilha que, a cada canetada, coloca mais uma algema nos punhos da população.

Onde isso vai parar? Que Brasil estamos deixando para as próximas gerações?

Após 3 anos em silêncio, O Despertar da Direita está de volta. Para ajudar a lançar luz em um momento tão obscuro, faremos o primeiro de muitos encontros. Neste, teremos uma palestra sobre o tema Para onde o STF está levando o Brasil?, com o convidado Rodinei Candeia.

Sua entrada é 100% gratuita, mas pedimos que confirme sua presença entrando no grupo oficial do evento, tocando no link:

https://chat.whatsapp.com/J5L4i4nUfREJfm6JEsExCy

Divulgue para seus amigos interessados. Precisamos nos unir.

O Despertar da Direita

Continue Lendo

Mais Acessados

Copyright © 2021. Lócus Online.