Entre em contato

Passo Fundo

Bate-boca sobre temática de gênero na Sessão Plenária de 26.02.2018

Publicado

on

Dê Olho na Câmara

Vereadores atrasados

Eloí Costa, Evandro Meireles, Palhaço Uhu, Luis Miguel Scheis, Marcio Patussi, Mateus Wesp, Paulo Neckle, Rafael Colussi, Tchequinho, Gabriel Toson, Rudi dos Santos, Valdo de Moraes e  Spinelli (licença)

Orador do Grande Expediente

Patric Cavalcanti falou que há aproximadamente 14 mil terrenos baldios na cidade. Muitos estão descuidados e prejudicam a comunidade.  Em breve, a legislação será mais severa com casos assim, pois há muitas denúncias da comunidade. Outra ação que pode contribuir com a questão, conforme o parlamentar, é o projeto que incentiva a criação de hortas nas escolas. Além de outras medidas, destacou avanços com a Lei n. 5.227/2017 que obriga vigilância armada nos bancos e nas cooperativas de crédito.

 Fracionamento de Alimentos e Fiambrerias

Fernando Rigon destacou que o Governo do Estado anunciou a prorrogação, para 30 de junho de 2019, do prazo para que mercados e açougues regularizem a venda de carnes e fatiados, de acordo com os critérios adotados pelo Decreto Estadual 53.304/2016 e pela Portaria 66/2017, da Secretaria Estadual da Saúde. A prorrogação vem como resposta aos movimentos realizados na Câmara de Passo Fundo, que solicitavam a suspensão das normativas.

Temática de Gênero nas Escolas

Wesp destacou proposta de Toson para que mantenha a palavra “gênero” no Plano Municipal de Educação, especificando que há apenas os gêneros “masculino” e “feminino”. Para o vereador, não é uma questão de preconceito, mas não é assunto para professores tratar nas escolas. Ronaldo Rosa manteve o posicionamento de Wesp: sexualização não é assunto para ser tratado em sala de aula. Tchequinho, fazendo uso do aparte, disse que é uma vergonha tratar desse tema em sala de aula. Roberto Toson lembrou que o assunto apenas causa confusão nas pessoas. Alex Necker criticou a forma como o assunto tem sido tratado pelos vereadores. A discussão se manteve ao longo da Sessão.

A discussão pode ser acompanhada aqui a partir de 2:00:50.

Copyright © 2021. Lócus Online.