Resumo da Sessão Plenária de 28/08/2019

Acompanhe, a seguir, o resumo dos principais pontos discutidos durante a Sessão Plenária desta quarta-feira (28), na Câmara de Vereadores de Passo Fundo. 

Grande Expediente

O vereador comunista Alex Necker (PCdoB) foi o Orador do Grande Expediente. Além de temas como cultura e saúde, prestou homenagem ao empresário e atleta Jorge Engers (imagem).

Segurança 

João dos Santos (PSDB) apontou que tem recebido muitas reclamações em relação nas pendências das escolas e creches municipais. São muitas denúncias de arrombamentos e roubos. Enviará um ofício à Secretaria de Segurança para solicitar maiores informações sobre como o Município tem cuidado da questão.

Uniformes escolares

Márcio Patussi (PDT) elogiou a distribuição de uniformes escolares que ocorre na rede pública municipal. Em recente visita a escola, o vereador enalteceu o trabalho realizado pela atual gestão em relação ao assunto. Passo Fundo tem uma lei, de autoria do vereador Ronaldo Rosa (SD), que obriga o poder público municipal a distribui uniforme escolar nas escolas municipais. Para o parlamentar, a importância da lei foi ter criado uma política pública permanente, e não apenas programa de governo. 

Incêndio na Vila Entre Rios

Em relação às famílias atingidas pelo recente incêndio na Rua Lobo da Costa, Vila Entre Rios, que destruiu cinco casas na tarde deste domingo (25), Tchêquinho (PSL) usou a Tribuna para cobrar medidas da Secretaria de Cidadania e Assistência Social do Município. De acordo com o vereador, a Secretaria possui orçamento anual de R$ 24 milhões. Mesmo assim, já se passaram cinco dias e não há qualquer proposta de amparo às famílias atingidas pelo incêndio: “Essa situação deveria ter sido resolvida ainda nesta segunda”, criticou.

O vereador Rudi dos Santos (PCdoB) confirmou, fazendo uso do aparte, que a Assistência Social do Município “ainda não colocou os pés lá”. 

Valdo de Moraes(PSB), para fazer justiça ao secretário que está a frente da pasta, Wilson Pedro Lill, disse que o mesmo este no local ainda no domingo e que está estudando medidas para os próximos dias. Outros vereadores fizeram uso do aparte para informar que outros secretários também visitaram as famílias. 

João dos Santos (PSDB) apontou que as cobras devem recair, no atual momento, à Secretaria de Habitação. Isso porque muitas doações foram realizadas, mas as casas precisam ser reconstruídas. 

Ronaldo Rosa (SD), líder do governo na Câmara, disse que os secretários estão reunindo esforços para resolver o problema das famílias. O terreno logo será limpo, e em seguida as casas serão reconstruídas. 

Bairro Jardim América

Em visita recente na Escola Chapeuzinho Vermelho, localizada no Bairro Jardim América, o vereador Eloí Costa (MDB) tomou ciência de muitas demandas apontadas pelos gestores da escola e pelos pais. Ele irá marcar reunião com o Secretário de Educação para buscar recursos a fim de amparar a comunidade escolar da região. 

Aplicativos de transporte 

Gleison (PSB) informou recente reunião em que estiveram presentes o secretário de Segurança municipal e o Sindicato dos Taxistas para cobrar maior rigor na fiscalização dos motoristas de aplicativos de transporte. Foi informado que há muitos motoristas clandestinos realizando o serviço na cidade.

 

 

Previous ArticleNext Article

Responder