Entre em contato

Estaduais/RS

Desarmamentista Llona Szabó elogia programa RS Seguro de Eduardo Leite e página oficial repercute depoimento

Publicado

on

Llona Szabó

Série de comentários de especialistas em segurança foram publicados no Facebook, comemorando redução de índices em plena pandemia

Parece que todo mundo foi prejudicado pela pandemia que causou restrições na circulação de pessoas e operação de estabelecimentos comerciais e de serviços, menos o segmento da bandidagem. Pelo menos, é o pensamento corrente no governo do Rio Grande do Sul, que comemora a redução de índices de violência neste cenário.

Tudo leva a crer que não foi a redução de pessoas na rua e sim a perícia de Eduardo Leite e suas equipes que reduziu o crime no Rio Grande do Sul. Até aí, tudo bem. Políticos são políticos e sempre vão tentar fazer marketing em números positivos, não importa a causa ou contexto.

Mas essa mania pode estar cruzando uma linha séria, na qual recursos públicos são usados para impulsionar a imagem de um político que é provável pré-candidato ao Planalto em 2022. No dia 12 de março, a página oficial do Governo RS postou uma série de depoimentos positivos sobre a segurança pública gaúcha, com arte “diferenciada”.

As reduções recordes nos índices de criminalidade no Rio Grande do Sul e o prestígio de pesquisadores nacionalmente reconhecidos, como ressalta o nosso vice-governador Delegado Ranolfo, comprovam que as estratégias traçadas pelo RS Seguro estão no caminho certo!
#RSSeguro #SegurançaPública #MenosViolência #MaisSegurança #ViolênciaEmQueda

 

 

 

Szabó é famosa no meio anti-armas brasileiro, como atesta a sua bio, publicada no site do Instituto Igarapé:

Ilona Szabó de Carvalho é empreendedora cívica, e uma liderança renomada internacionalmente em questões de controle de armas, política de drogas, violência policial, ação cívica e climática. É cofundadora e presidente do Instituto Igarapé, um think and do tank independente que trabalha na intersecção de pesquisa, novas tecnologias, comunicação e políticas públicas.

Já Renato Sérgio Lima é diretor-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Seus pensamentos sobre o tema podem ser lidos na Revista Piauí.

Os dois, vez que outra, já apareceram na Globonews em painéis sobre o tema segurança.

É preciso ficar de olho da comunicação oficial do Rio Grande do Sul nas redes. Daqui até a definição dos players em 2022, muita coisa vai rolar. Se existe algo que não é prejudicado pela pandemia – muito pelo contrário – é a vontade de faturar nos acertos reais ou inventados. E esconder os esquecer os erros. De positivo aqui só a confirmação do pensamento que está na cabeça dos tucanos na área da segurança, nas ruas ou dentro da sua casa.

Veja também

Página do RS Seguro no site do Governo do RS.

Copyright © 2021. Lócus Online.