Como transformar lixo em energia

Já é possível transformar lixo em energia? Uma nova forma de geração de energia elétrica está popularizando no Brasil. Mais econômico e benéfico ao meio ambiente, o aproveitamento dos resíduos orgânicos está sendo cada vez mais utilizado também na região de Passo Fundo.

A entrevista do diretor executivo da Wave Energia e Sustentabilidade, Felipe Nascimento, elucida como ocorre a gestão da energia a partir do biogás.

O processo é simples. A deterioração dos resíduos sólidos libera o gás metano que, ao ser queimado em um motor, gera energia elétrica. Posteriormente, a energia é injetada na rede que abastece as cidades. A deterioração vai desde o lixo doméstico até os dejetos de animais.

Jogamos fora o gás metano no meio ambiente, que é um gás nocivo e, por incrível que pareça, ele é um combustível. Com ele podemos gerar energia e economia na própria agricultura familiar, por exemplo. Poderíamos estar tratando os resíduos do campo e os urbanos para virarem energia”, afirma.

Nascimento explica que ainda há muitas possibilidades de geração de energia elétrica com o aproveitamento de recursos naturais. Isso pode ser realizado com a luz do sol, a força do vento e as pequenas hidroelétricas.

Conheça mais sobre essa nova possibilidade e sobre um caso concreto que existe em Espumoso, assistindo a entrevista concedida ao Lócus.

Veja a entrevista a seguir:

 

Previous ArticleNext Article

Responder