Resumo da Sessão Plenária de 25/02/2019

Acompanhe, a seguir, o resumo da Sessão Plenária de 25/02/2019, na Câmara de Vereadores de Passo Fundo.

Grande Expediente

Paulo Neckle (MDB), no seu primeiro Grande Expediente do ano, tratou de três assuntos importantes e atuais.

O primeiro é sobre a situação da Venezuela,  cujo regime ditatorial de Nicolás Maduro está se negando a receber ajuda humanitária de outros países, inclusive do Brasil.

Em segundo, do Aeroporto Lauro Kortz, pois Neckle informou que no próximo dia 12 haverá reunião com o governo do estado do Rio Grande do Sul para tratar da situação. 

Por fim, o vereador explicou que os problemas com regulações fundiárias em Passo Fundo não se formaram durante esta Gestão, mas a situação vem se arrastando ao longo dos anos sem solução. 

Meio ambiente

Rafael Colussi (DEM), após um período afastado por questões médicas, disse que retorna com os questionamentos de sempre relacionados ao trato com os animais e os assuntos ligados ao meio ambiente em geral, como poluição sonora, podas das árvores, dentre outros. Para o parlamentar, muitas dessas demandas seguem sem solução enquanto os vereadores são diariamente cobrados pelos resultados. Para Colussi, falta uma proximidade com o Poder Executivo. 

Estacionamentos

Dalla Lana (PTB) criticou a situação dos estacionamentos das ruas e praças em Passo Fundo. Muitos locais contêm placas de “proibido estacionar”, mas poderiam muito bem ceder espaço para isso. O vereador lembrou que a cidade foi construída graças ao comércio, e não há indústria, e não há motivos para que o poder público prejudique a situação dos comerciantes. 

Ainda, aproveitou o tempo de tribuna para criticar o andamento das obras na Avenida Brasil. Numa região de pouco movimento, os transtornos estão sendo em número excessivo. Para Dalla Lana, a preocupação maior será quando chegar ao centro da cidade. 

Bicicletas compartilhadas

Em recente reportagem informando que o Poder Executivo Municipal agora estava buscando patrocínio para bancar os altos custos das bicicletas compartilhas, Rufa (PP) aponta que a medida está atrasada em pelo menos dois anos, pois desde lá ele apontava as inconsistências do projeto, para o qual é custoso e desnecessário, sobretudo quando a cidade tem outras urgências para serem resolvidas. 

Zona Especial de Interesse Social

Aprovado o desarquivamento de um Projeto de Lei Complementar (PLC), de autoria do vereador Paulo Neckle (MDB), que possibilita a criação de novos programas habitacionais na região que compreende o Loteamento Jaboticabal, em Passo Fundo. A proposta trata de alterar a planta de zoneamento urbano do mapa da região, criando uma Zona Especial de Interesse Social (ZEIS). Segundo o texto da matéria, viabilizará a implantação de programas habitacionais na área.

O vídeo da Sessão completa pode ser assistido abaixo:

Previous ArticleNext Article

Responder