Grande Expediente de Fernando Rigon

O presidente do Poder Legislativo Municipal, vereador Fernando Rigon (PSDB), em seu primeiro Grande Expediente do ano, abordou temas como o trânsito, a cultura local e o trabalho com enfoque social. A fala do parlamentar ocorreu durante a Sessão Plenária do dia 24/04/2019 na Câmara de Vereadores de Passo Fundo.

Cultura e homenagens

Fernando Rigon lembrou que Passo Fundo é a Capital Estadual do Bandoneon, título que foi concedido pela Lei Estadual nº 14.252/2013, de autoria do então deputado estadual Diógenes Basegio.

Para aqueles que não conhecem, o bandoneon é um instrumento musical semelhante ao acordeão, inventado pelo músico alemão Heinrich Band (1821-1860), que emprestou seu nome ao instrumento (imagem abaixo). Muito usado na região do Rio da Prata (Uruguai e Argentina), é o principal elemento da orquestra de tango.

Dois conhecidos “embaixadores” do instrumento foram homenageados durante a Sessão. O primeiro deles, Plínio Menna Barreto do Amaral, mais conhecido como “Tio Mena”, é idealizador do Encontro Internacional de Bandoneon. A primeira edição do evento foi realizada em Passo Fundo no ano de 2003. Desde então, o evento foi sediado permanentemente no município. 

Envolvido no meio tradicionalista, Tio Mena foi um dos fundadores do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Tropel de Caudilhos, em Passo Fundo. No próximo dia 27 de abril, ocorrerá a décima sexta edição do Encontro Internacional de Bandoneon, no Auditório do Colégio Notre Dame, onde será condecorado junto com Dom Fernando Cassiet, o segundo homenageado pelo vereador.

O argentino Fernando Cassiet é músico reconhecido nacional e internacionalmente como um grande nome do bandoneon, conhecido  como “Maestro Cassiet” ou “Maestro Argentina”. Participa do Encontro Internacional de Bandoneon desde a segunda edição.

Autismo

A Associação dos Amigos da Criança Autista de Passo Fundo (Auma) também foi homenageada pela atuação no Município em busca de espaço para educação e socialização das crianças e jovens que possuem o transtorno do espectro do autismo.

A entidade foi fundada em 31 de março de 1999, por um grupo de pais e amigos, com a finalidade inicial de criar uma escola que atendesse às expectativas de educação, aprendizado e socialização, cuja finalidade é promover e incentivar pesquisas e estudos sobre o Autismo, bem como desenvolver programas de amparo, ajuda, adaptação, reabilitação e integração social a autistas.

Rigon prestou reconhecimento à entidade pela perseverança e trajetória cumprida, onde ela conquista espaço e notabilidade perante a comunidade. Mencionou o diálogo junto à deputada federal Yeda Crusius, que encaminhou emenda parlamentar de R$ 500 mil destinada à Escola Municipal de Autistas Olga Caetano Dias.

Trânsito

Rigon, por fim, levantou questões relacionadas ao trânsito no entorno do Novo Shopping, inaugurado em novembro de 2018 em Passo Fundo, onde se criou problemas de sinalização nas proximidades, causando lentidão no tráfego da avenida Presidente Vargas e nas vias adjacentes. Esta questão já vinha sendo levantada antes mesmo da inauguração do espaço, isso por falta de sinalização adequada e planejamento para o fluxo que aumentaria nos entornos. 

Em frente ao Pórtico do Paço Municipal, no entorno da Câmara Municipal, há problemas semelhantes. Rigon mostrou vídeo de motoristas fazendo contornos irregulares na via localizada em frente ao Pórtico. Para o vereador, com a devida sinalização, esse procedimento não ocorreria, reduzindo também o risco de acidentes no local.

 

Vídeo do Grande Expediente

Previous ArticleNext Article

Responder