Ronaldo Rosa dá destaque às mulheres que fazem uso dos coletivos no turno da noite

Ronaldo Rosa (SD) é o orador do Grande Expediente da Sessão Plenária de 29/05/2019, na Câmara de Vereadores de Passo Fundo, momento em que falou sobre os seus projetos e sobre os desafios na função parlamentar.

Numa reflexão inicial, Ronaldo apontou as limitações do trabalho na política. Para ele, há uma grande diferença entre estar no governo e estar do lado de fora. Muitas das ações esbarram em burocracias e até mesmo em posicionamentos políticos distintos, o que acaba prejudicando o trabalho parlamentar. Usando como exemplo o Governo Bolsonaro, o sistema político, para ele, muitas vezes acaba “engolindo” o político, fazendo-o agir de modo semelhante aos antecessores. Ainda, aqui no Estado, pelo mesmo problema acaba passando o governador Eduardo Leite (PSDB).

Voltando à realidade do Município, o destaque ao diálogo em busca de melhorias na segurança nas comunidades. Além disso, o vereador possui um projeto que visa priorizar a integridade física das mulheres no transporte público, estabelecendo critérios para as mulheres poderem ter livre desembarque dos ônibus, no período noturno, após as 21 horas.

Para Ronaldo, a proposta visa privilegiar a integridade física e o bem-estar das mulheres que fazem uso dos coletivos no turno da noite. Atualmente, tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). No entanto, o vereador lembrou que ela recebeu parecer contrário pela Procuradoria Jurídica. Por isso, ele pediu auxílio dos parlamentares para análise e aprovação da matéria, pois o projeto, conforme destacou, “é de grande interesse social”.

De acordo com sua fala, a aprovação e sanção deste projeto pode representar um marco no transporte público de Passo Fundo, isso porque irá proporcionar às mulheres maior segurança. Salientou, ainda, que a aprovação da proposta pode representar a consolidação de um avanço no transporte público do Município, uma vez que a norma pode ser incluída no novo contrato de licitação do transporte coletivo, que está em fase de elaboração. 

Ao fazer uso do aparte, o vereador Dalla Lana (PDT) apontou que isso já é realizado pelos motoristas na cidade – ao menos pela maioria – sobretudo nos dias de chuva e quando já é tarde da noite, sobretudo quando o passageiro é mulher ou idoso. Ronaldo, em seguida, disse que muitos motoristas têm esse comportamento, mas que os fiscais municipais acabam limitando essa medida.  

Dentre outras medidas do seu mandato, mencionou a melhoria consolidada na sinalização de trânsito nos arredores da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Urbano Ribas, no bairro Boqueirão. 

Citou também diálogos com o secretário do Interior, Antônio Bortolotti, priorizando melhorias nas estradas de acesso a locais como Jardim da Colina e Capão Bonito, além da estrada geral do Passo da Cruz, que é a principal reivindicação destas comunidades, pois haverá mais segurança no acesso a essas localidades.

Vídeo do Grande Expediente

Previous ArticleNext Article

Responder