Resumo da Sessão Plenária de 18/09/2019

A seguir, os destaques da Sessão Plenária do dia 18/09/2019, na Câmara de vereadores de Passo Fundo.

Grande Expediente

Rufa (PP) prestou homenagem ao CTG Dom Luiz Felipe de Nadal, localizado no bairro São Cristóvão. Fundada há 48 anos, a entidade foi reconhecida por sua atuação nas áreas cultural e tradicionalista no Município. Foi na sede do CTG que a Sessão Plenária de 16/09/2019 foi realizada. 

CAIS da Petrópolis

Pedro Daneli (PPS) informou que o CAIS do bairro Petrópolis irá atender a partir do próximo mês até as 22h. A medida visa amparar as pessoas que trabalham até mais tarde e não podem se dirigir a postos de saúde em horário comercial. Se a medida for exitosa, o prefeito Luciano Azevedo pretende ampliar esse trabalho em outros bairros. 

Comercialização de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos

Recentemente, a Câmara de Vereador aprovou projeto que proíbe a comercialização de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos. Rafael Colussi (DEM), defensor da causa animal, disse que a Lei não está sendo respeitada, pois muitos comerciantes seguem vendendo os materiais. Colussi afirmou que irá contatar os responsáveis pela fiscalização para que os comerciantes sejam notificados. 

Ligação de água e luz nas áreas invadidas

Rudi dos Santos (PCdoB) foi informado que há norma (Processo Interno n. 2019/15911) que proíbe ligação de água e luz nas áreas invadidas em Passo Fundo. De acordo com o parlamentar, isso é um desrespeito às famílias situadas nesses locais. Ainda, buscará soluções para essa questão nos próximos dias. 

Dia Municipal de Conscientização e Enfrentamento à Fibromialgia

Aprovado o Substitutivo 01 ao PL 55/2019, de autoria do Gabinete do vereador Luiz Miguel Scheis (PDT), institui o Dia Municipal de Conscientização e Enfrentamento à Fibromialgia no município de Passo Fundo. O evento será comemorado, anualmente, no dia 12 de maio, com o objetivo de conscientização da população sobre a doença.

Incêndio no Bairro Entre Rios

Previsto para votação, a Moção 19/2019, de autoria do Gabinete do vereador Renato Tiecher (PSL), de apoio às cinco famílias que tiveram suas casas destruídas pelo incêndio no dia 25 de agosto de 2019, no Bairro Entre Rios, foi retirada da pauta. De acordo com o vereador, as medidas de amparo às famílias já estão em andamento, não se fazendo mais necessário discutir o assunto. 

Codepas

Tchequinho (PSL) quer uma CPI da Codepas. De acordo com o parlamentar, em função das atividades e fluxos da empresa, não faz o menor sentido o seu fechamento. De um ano para outro, há diminuição de arrecadação mesmo mantendo o número de passageiros. O rombo, para Tchequinho, é inexplicável. 

Luiz Miguel Scheis (PDT) disse que o momento é de cautela. Os dados foram levantados pelo Legislativo, e pode haver distorções. É preciso discutir com razão para não desgastar os Poderes desnecessariamente. 

Previous ArticleNext Article

Responder