Entre em contato

Passo Fundo

Demissões e atrasos nos pagamentos: empresários expõem situação atual em enquete da Lócus

Publicado

on

Em pesquisa lançada pela Lócus na semana passada, 96,6% dos empresários se manifestaram favoravelmente à abertura do comércio na cidade

Buscando compreender o drama vivido pelos empresários com os decretos de Luciano Azevedo, muitos empresários deixaram comentários na enquete lançada pela Lócus sobre o cenário econômico local.

Leia também: Impedidos de trabalhar, pedreiros de Passo Fundo já vivem de doações

Abaixo, selecionamos parte dos depoimentos deixados:

“Em breve não teremos como pagar todas as secretárias. Será muito difícil manter os compromissos de pagamento das contas básicas mensais. Possivelmente teremos que reduzir o quadro de funcionárias. Eu e os demais sócios já estamos decidindo quem serão as primeiras a serem cortadas do quadro de funcionários, caso a paralisação persista mais de um mês.”

“O prefeito tem que agir em prol do coletivo, e não somente seguir o que outros governantes estão fazendo.”

“Assim como a saúde pública e os municípios não estão preparados, as empresas também não estão. Fechar os estabelecimentos está sendo uma ação totalmente errada dos municípios, as contas não param. Dia 5 está chegando e quem vai pagar a conta dos comerciantes e prestador de serviço? O município?!?”

“Vão pagar as contas? Eles têm noção do que vai acontecer daqui há uns 30 dias no máximo? Tem interesse político somente? Realmente estão pensando nas pessoas e na comida que precisa levar à mesa para sua família. Saúde e vida é a coisa mais sagrada, neste caso do momento é só isolar os idosos e pessoas que tem problema de saúde. Os demais devem trabalhar.”

“Precisamos manter as empresas e os empregos.”

“Como ficam credores, empregados e demais responsabilidades, a vida financeira da empresa e seus empregados? Teu salário, prefeito, está garantido!!!”

“Somos a favor do isolamento Vertical , entendemos que a prevenção é necessária, porém as engrenagens econômicas tem que voltar gradativamente a funcionar. Muitas famílias dependem de nós, empresários passofundenses.”

“Que haja a responsabilidade e bom senso das pessoas. As atividades têm que voltar a funcionar.”

“Não teremos como pagar funcionários e encargos do negócio! Em breve, até seus salários serão comprometidos.”

“Temos funcionários parados, estamos sem produzir… Como iremos manter os empregos?! Entenda: grupo de risco e idosos ficam resguardado o restante da população ao trabalho.”

“Acredito que mais alguns serviços devem ser incluídos como essenciais, como tabelionatos e registro de imóveis. Todos com medidas protetivas e redução no atendimento. Se for o caso, somente atendimento interno para dar sequência aos processos já existentes. Como somos uma Imobiliária, além de não conseguirmos realizar novos negócios, ficaremos sem receber os processos já realizados e que aguardam um dos órgãos acima citados.”

“Deixe de demagogia, prefeito. Autorize imediatamente a reabertura das atividades comerciais.”

“Não atrapalhe quem quer produzir.”

“Devemos ter cuidados, sim. Mas o fechamento total implicará muito na economia e sustentabilidade das pequenas empresas. Temos muitos produtos para entregar para o consumidor final e não temos matéria prima para terminar o produto, pois nossos fornecedores estão fechados.”

“A economia precisa girar. Deixe os doentes e idosos em casa, o restante segue a vida…”

“O que os senhores [políticos] vão fazer quando o caos gerado pela falta de dinheiro e desabastecimento chegar? Acham que apenas culpar Bolsonaro irá resolver a situação?!?”

“Deveríamos pensar primeiramente em isolamento de grupos de risco e reabrir todo comércio antes que nós empresários termos que começar a demitir pessoas e, quem sabe, termos que fechar as portas por atitudes pouco pensadas.”

“Necessitamos da abertura do comércio para honrar compromissos com nossos fornecedores e também sustento básico da nossa família e nossos colaboradores.”

“Tínhamos selecionado duas pessoas pra vaga de emprego. Foi suspenso e provavelmente haverá duas demissões nos próximos dias, se ficar tudo fechado.”

“Quero voltar ao meu trabalho! Preciso trabalhar, abrir minha empresa.”

“Colaboramos com o plano inicial. Precisamos reabrir e prestar nossos serviços com o cuidado preciso, até porque escolas já têm esse perfil de trabalhar com desinfecção e uma rigorosa atuação da vigilância sanitária.”

“É necessário começar o isolamento vertical para se evitar uma tragédia ainda maior na economia.”

“Luciano Azevedo, como sempre, agindo de forma imprudente e populista, atendendo a uma minoria com a vida ganha.”

“Acho importante a semana que ficamos em casa para conter a pandemia. Mas agora está na hora de voltarmos ao trabalho, senão passaremos fome. Deixemos os grupos de risco em isolamento.”

“Luciano, não havia casos aqui em Passo Fundo. Foi uma medida totalmente descabida, desnecessária, sem nexo. Quantas vezes o senhor caminhou pela Avenida Brasil pra ver quanto o comércio gira de recursos?!?”

“Achei precipitada a decisão. Poderia ter feito isso com o grupo de risco. Tomando essa atitude, prejudicou toda a parte financeira da empresa e nos colocou em uma situação bem delicada. Entendo a preocupação com a saúde, porém não se preocupar com a parte financeira e com a geração de empregos é, no meu ponto de vista, tão grave quanto a pandemia. Em minha empresa teve redução do quadro de funcionários, os quais estão com medo de não ter como se sustentar; os que sobraram estão com medo das demissões. Eu, empresário, estou com medo da falência.”

“Precisamos de quarentena vertical para conseguir dar a volta sem fecharmos definitivamente!”

“Não podemos parar. A economia NÃO pode parar.”

“Já enfrentamos coisas piores e nunca paramos. Por que isso agora? Temos condições de trabalhar e nos cuidarmos ao mesmo tempo.”

“Creio que essa primeira etapa do isolamento foi correta, pra mostrar a gravidade do caso e instruir a população do que fazer. O problema agora é o tempo estimado que as empresas continuarão fechadas. O que será pior para a maioria da população? Pois neste momento todos estão perdendo.”

“Precisamos trabalhar. Vai matar as empresas assim e, consequentemente, vai matar o município.”

“Mais da metade das micro e pequenas empresas não têm organização financeira para ficar mais de 7 dias de portas fechadas. Se não retomarmos as atividades, teremos de demitir os funcionários e abrir mão do pagamento de contas.”

 

Passo Fundo

Em votação dividida, vereadores reprovam subsídios às empresas de transporte

Publicado

on

A medida estava sendo amplamente criticada pelos setores da sociedade.  Na dicotomia “salvar o sistema público de transporte” e “controle dos gastos públicos”, prevaleceu o segundo

A pandemia veio como uma avalanche sobre a economia brasileira. O “fique em casa, a economia a gente vê depois” mostrou ser mais um jargão politiqueiro do que uma solução para a crise que se instalava não só na saúde, como nas finanças como um todo: empresas fechadas, setores com baixa demanda, demissões em massa. Isso sem contar naqueles que, amparados pela força estatal, submeteram empresários a prisões forçadas ou vendo seus negócios lacrados por agentes de saúde. Um fiasco.

Consequentemente, a conta um dia viria. Sobre o setor de transporte público, é evidente que seu uso depende de que o resto esteja em pleno funcionamento. A pandemia diminuiu consideravelmente os números do setor. Com restrições, as pessoas se obrigaram a valer de outras formas de locomoção. Com muitos desempregados, o Uber e outros aplicativos se tornaram opção para muitos. Uma corrida de Uber, em muitos casos, estava “pau a pau” com uma passagem de circular urbano, o que prejudicou ainda mais as finanças de empresas como a Coleurb e a Codepas, de Passo Fundo.

Na Câmara de Vereadores de Passo Fundo, em regime de urgência, de autoria do Poder Executivo Municipal, o PL 107/2022 queria garantir cerca de R$ 8 milhões para as duas empresas municipais. Para uns, a medida não implicava “apoio às empresas”, mas a “salvação do setor público de transporte urbano” – muitos já não caem nessa conversa. Para outros, a pandemia afetou quase que a totalidade dos empresários e setores da economia, sendo injusto o destino de tanto subsídio concentrado em duas empresas. E as demais, como ficam?

Por 11 votos contrários a 9 favoráveis, o subsídio foi reprovado.

Continue Lendo

Passo Fundo

Dinheiro para a COLEURB: Pedro Almeida mandou um projeto ridículo, horrível e vergonhoso para a Câmara de Vereadores

Publicado

on

dinheiro para a coleurb

Estes três adjetivos deram o tom da entrevista coletiva concedida pelos vereadores da oposição em Passo Fundo, sobre o Projeto de Lei que quer subsidiar a Coleurb e a Codepas

Os vereadores da oposição chamaram a imprensa de Passo Fundo para uma coletiva nesta quarta, 7 de dezembro. A apresentação foi liderada pela vereadora trabalhista Professora Regina, que conduziu com maestria o evento responsável por esclarecer a posição dos oposicionistas sobre o PL 107/2022 e escancarar o amadorismo do Executivo no envio do pobríssimo texto para a casa, em regime de urgência.

Também participaram da coletiva os vereadores Ada Munaretto (PL), Rufa (PP), Ernesto dos Santos (PDT), Eva Valéria Lorenzato (PT), Tchequinho (PSC), Gleison Consalter (PDT), Rodinei Candeia (Republicanos) e Sargento Trindade (PDT).

Veja também: Prefeito Pedro Almeida quer dar dinheiro para a COLEURB. Você concorda com esta farra? e Subsídio para COLEURB é um verdadeiro saque ao dinheiro público.

Existem dois grupos distintos de vereadores contrários ao subsídio entre os oposicionistas: os que não querem dinheiro público na mão de empresas privadas de qualquer maneira e os que não querem liberar os valores sem uma melhor transparência e garantia de contrapartidas, como prestação de contas e manutenção dos empregos. No primeiro grupo, destacam-se Ada, Tchequinho e Candeia.

“Ridículo e horrível” foi a definição dada pelo vereador Gleison Consalter para o projeto, destacando que várias empresas foram afetadas pela pandemia, não apenas as de transporte. “Vergonhoso” ficou a cargo de Tchequinho, que lembrou das dificuldades habitacionais na cidade, como nas ocupações na região do Bourbon, e agora “querem dar dinheiro para a Coleurb”.

Coletiva sobre o PL 107/2022. Foto: Câmara de Vereadores de Passo Fundo.

Nota-se que o prefeito está queimado com este grupo de vereadores. O chefe do executivo mandou um projeto ruim para a Câmara, o que gerou a elaboração de diversas emendas na casa que agora recebe insinuações de má-vontade, de estar “trancando a pauta” e até usando o caso para objetivos eleitorais de olho em 2024. Insinuações repudiadas com veemência e pronunciamentos inflamados de Ada e Candeia.

Coleurb e Codepas provavelmente receberão este dinheiro, mas não será tão fácil como pretendia a prefeitura e o grupo político que comanda a cidade desde 2013. O povo de Passo Fundo terá que sofrer mais um pouco até o segundo capítulo desta novela, com a licitação do transporte público de fato. Este, só Deus sabe quando sai.

Continue Lendo

Passo Fundo

Passo Fundo terá nova edição do evento “O Despertar da Direita”

Publicado

on

O evento está previsto para o próximo dia 6, às 19h, na sede do Sindicato Rural

Na sua 4ª edição, o evento “O Despertar da Direita” contará com a palestra “Para onde o STF está levando o Brasil“, do vereador Rodinei Candeia (Republicanos), no Sindicato Rural, em Passo Fundo.

A seguir, é possível ver o texto de divulgação pelos organizadores do evento, além de link para inscrição. No card, logo abaixo, é possível visualizar mais informações sobre horário e endereço do local.

A Constituição Federal não foi rasgada.

Foi rasgada, pisada, queimada… E agora está sendo reescrita.

O Supremo Tribunal Federal (STF), que deveria servir ao povo, revelou-se uma quadrilha que, a cada canetada, coloca mais uma algema nos punhos da população.

Onde isso vai parar? Que Brasil estamos deixando para as próximas gerações?

Após 3 anos em silêncio, O Despertar da Direita está de volta. Para ajudar a lançar luz em um momento tão obscuro, faremos o primeiro de muitos encontros. Neste, teremos uma palestra sobre o tema Para onde o STF está levando o Brasil?, com o convidado Rodinei Candeia.

Sua entrada é 100% gratuita, mas pedimos que confirme sua presença entrando no grupo oficial do evento, tocando no link:

https://chat.whatsapp.com/J5L4i4nUfREJfm6JEsExCy

Divulgue para seus amigos interessados. Precisamos nos unir.

O Despertar da Direita

Continue Lendo

Mais Acessados

Copyright © 2021. Lócus Online.