fbpx

De olho nas compras da Prefeitura de Passo Fundo em tempos de COVID-19

de olho nas compras

Pandemia gera compras de emergência para as prefeituras, muitas sem licitação. Saiba quais são as compras reveladas pelo Portal da Transparência

A pandemia de coronavírus exigiu uma resposta imediata dos municípios para o seu enfrentamento. O problema acabou virando uma corrida às compras de produtos e serviços, sendo algumas sem licitação e amparadas pela Medida Provisória 926/2020.

Como nunca decepciona, o Portal da Transparência da Prefeitura de Passo Fundo torna a pesquisa de compras e pagamentos efetuados no âmbito da COVID-19 muito complicada. De imediato, apenas três processos de compra declaram estar de acordo com a MP 926. São os pregões eletrônicos 2020-31, 34 e 36 (até a data de 27/04/2020).

Pregão 2020-31 – Aquisição de sacolas econômicas

Esta compra tem como objeto “Aquisição de sacolas econômicas para utilização da secretaria de Cidadania e Assistência Social do Município de Passo Fundo, em caráter emergencial de acordo com a Medida Provisória 926 de 20 de março de 2020, conforme especificações…”. Foram R$ 177.500,00 para a compra de 2500 itens descritos como Sacola Econômica tipo V. A venda foi realizada pela empresa Atacadão Comércio de Gêneros Alimentícios Ltda.

Pregão 2020-34 – Aquisição de material médico-hospitalar

Aqui, diversos ítens de consumo, de álcool até sapatilhas, máscaras e termômetros, para uso da Secretaria de Saúde. Ainda sem vencedor (nem participante).

Pregão 2020-36 – Kit de coleta de amostras COVID-19

Também ainda sem participante e vencedor, o pregão deverá adquirir 2000 Kit para coleta de amostras COVID-19, contendo: 2 swabs de monofilamento, 1 swab de rayon com haste plástica com quebra e tubo falcon contendo solução salina a 0,9%. Deverá acompanhar ficha de identificação do paciente.

Gastos vão além

Não podemos esquecer a recente pesquisa de opinião (leia Prefeitura de Passo Fundo gasta R$ 18 mil com pesquisa de opinião em agência de publicidade) e diversas outras despesas espalhadas em outras compras sem clara alusão ao combate da pandemia. A Lócus continuará fazendo este monitoramento e espera em breve trazer uma luz para o assunto “respiradores”, outro capítulo desta história. Aguardem!

 

Previous ArticleNext Article

Responder