Entre em contato

Passo Fundo

Administração Azevedo vai chegando ao fim dando uma banana para a transparência e sonegando informações

Publicado

on

administração azevedo

Diversos pedidos de informações feitos pela Lócus ficaram meses na geladeira, até serem arquivados. Saiba aqui o que o prefeito não quis contar

Desde o início, a Lócus sempre esteve de olho nos gastos da Prefeitura de Passo Fundo, vasculhando dados do Portal da Transparência (na medida do possível) e cruzando estas informações com outras fontes. Em algumas situações, foi preciso recorrer a solicitações expressas no site, baseadas na Lei de Acesso à Informação. Mesmo assim, muitas vezes ficamos na mão. O processo sempre foi complicado e a novidade é que agora os avisos de arquivamento estão chegando pelo e-mail, junto com o final do mandato.

Gastos com Publicidade

Em 8 de julho de 2019, questionamos os gastos com publicidade e solicitamos cópias de todos os comerciais executados nas emissoras de rádio nos anos de 2018 e 2019, o planejamento de mídia (quantas vezes tocou ao dia) e custos de produção e veiculação.

Em 12 de agosto, o departamento de comunicação argumentou que a questão era complexa e que não tinha domínio sobre os dados, como denunciamos em Ao contrário da Capital, Passo Fundo enrolou quando questionada sobre gastos com publicidade, em janeiro de 2020.

O pedido não foi respondido e o aviso de “arquivamento tendo em vista o decurso do prazo” veio agora, em 16 de outubro de 2020.

Bicicletas e Ciclovias

Em 26 de julho de 2018, enviamos questionamentos sobre bicicletas no trânsito e assuntos diversos:

  1. A Prefeitura de Passo Fundo mantém estatísticas sobre acidentes envolvendo bicicletas no perímetro urbano de Passo Fundo?

Caso positivo:

1a: Quantos ocorreram, ano a ano.

1b: Onde foram localizados.

1c: Tipo de acidente.

1d: Quantas mortes.

1e: Quantos foram nas ciclovias ou ciclofaixas.

  1. Existe estudo de impacto das ciclovias no trânsito? Se sim, solicito o documento.
  2. Existe estudo de impacto das ciclovias e ciclofaixas nas avenidas realizado em simulações de computador? Se sim, qual é a ferramenta utilizada e, se possível, solicitamos o vídeo gerado com a simulação do impacto das ciclofaixas na avenida Presidente Vargas.
  3. Existe possibilidade da prefeitura adotar o sistema de bicicletas compartilhadas sem estação fixa?
  4. As bicicletas do programa de compartilhamento possuem GPS de fato? Se sim, qual é o meio utilizado para a transmissão de dados com a base na prefeitura? , registrado em 26/07/2018 09:47:14.

A Prefeitura de Passo Fundo nunca argumentou ou respondeu. O “aviso de arquivamento” veio em 2 de outubro de 2020.

Sempre faltou transparência

Ainda que negue a falta de vontade de dar satisfações e celebre ter uma transparência premiada, a Prefeitura está muito longe do ideal no trato com as  informações. O governo Azevedo chegará ao fim arquivando suas negações, não apenas para a Lócus, mas até vereadores já reclamaram da dificuldade em abrir caixas-pretas no paço municipal. Sem dúvida, uma das maiores lástimas desta administração.

Copyright © 2021. Lócus Online.