Entre em contato

Nacionais

Davi e Golias se defrontam em Porto Alegre

Publicado

on

Nem sempre o Davi de Michelangelo esteve situado dentro da Academia de Belas Artes de Florença, como aparece nas imagens habituais. Da sua conclusão até séculos mais tarde, a estátua localizava-se na praça em frente ao Palazzo della Signoria, sede do governo de Florença. Não poderia haver lugar mais simbólico. A presença do herói bíblico ali transmitia uma mensagem contundente e desafiadora: que os poderosos ocupantes do palácio jamais cedessem à tentação tirânica, pois David – o arquétipo de homem simples, livre e temente a Deus – estava preparado para enfrentar a arrogância dos Golias locais.

Não foi diferente o cenário que Porto Alegre viveu nas últimas semanas, por ocasião da campanha contra o Queermuseu do Santander Cultural. Quando apanhei minha velha câmera a pilhas e gravei o primeiro vídeo-denúncia viralizado contra a exposição criminosa, não passava de um cristão sozinho enfrentando o poder conjunto do Estado, do lobby gayzista internacional, da elite artística, da imprensa e de um banco bilionário. Assim como na estória bíblica, um observador isento diria não haver a menor possibilidade de êxito, tamanha a disparidade de forças. Contudo, o banco perdeu – e segue perdendo – milhares de clientes, os responsáveis pelos crimes foram expostos e três dias e duas rodas de oração depois o Queer Museu era fechado para ali nunca mais reabrir. Ao menos até a data presente, Davi impôs-se sobre Golias.

A que se deve o relativo sucesso da campanha? Um poderoso método de pressão política pode estar sendo arraigado no Brasil: o boicote. Quer pela superficialidade das nossas crenças, quer pela carnavalização da nossa vida pública, quer pela escassez de consciência política – o fato é que, até poucos anos atrás, não se imaginava que a população pudesse aderir em massa a uma campanha descentralizada e espontânea (“horizontal”, diriam os esquerdistas) contra uma instituição que ultrajasse sua fé e seus valores. Quem o fizesse seria provavelmente taxado de fanático, lunático, excêntrico. Já assinalava Gilberto Amado: “Para o brasileiro, a primeira virtude é não ter iniciativa, não desgostar ninguém, não ter inimigos. O que prezamos na conduta pública é, acima de tudo, a mediocridade serena e polida.” A mensagem que uma educação perversa nos inculca a todos desde a infância é simples e cristalina: tenha sua fé e seus valores, se quiser, mas não os leve a sério. Acima de tudo, não os leve tão a sério que esteja disposto a sacrificar-se por eles.

Pois foi esse atavismo secular da nossa cultura, misto de nominalismo vulgar e preguiça, que a campanha contra o Queer Museu provou ter cura. Vamos alcançando assim o padrão de normalidade dos Estados Unidos, onde a cultura do boicote já é o pão nosso de cada dia, e empresas como CNN e Starbucks sofrem prejuízos milionários a cada vez que incorrem em suas “lacradas”. Que a empresa boicotada, no episódio em questão, fosse um banco internacional, acrescenta ao caso uma dose fina de ironia, pois confirma que o “grande capital” contra o qual vociferam as Lucianas Genros e os Jean Wyllis é, sim, contrário aos interesses do povo – e o é na exata medida em que apadrinha a militância revolucionária. Tudo indica que os esquerdistas terão de suar um pouco mais a partir de agora para se desvincularem das elites financeiras e rentistas a que tão obviamente pertencem.

Contudo, a polêmica levantada não serviu para desmascarar somente a esquerda. Serviu para desmascarar também muitos liberais e libertários, deixando claro quais, dentre eles, têm compromisso com a verdade, e quais com a agenda globalista. O MBL, por exemplo, apesar de ter aderido tardiamente à campanha, merece ser elogiado pelo seu posicionamento razoável. O mesmo não se pode afirmar de outras figuras torpes do meio liberal que, a pretexto de defenderem, quer uma liberdade de expressão contraditória em si mesma, quer suas taras individuais, optaram por fazer vista grossa ao vilipêndio religioso e à erotização infantil promovido pelo banco. Curiosamente, em suas análises, muitos deles relegaram o papel da Lei Rouanet a segundo ou terceiro plano, como se o ódio ao Estado que os caracteriza só encontrasse limites num ponto: a exaltação do bundalelê. Por outro lado, será que algum desses zelosos guardiões da liberdade deixaria de tomar as providências cabíveis caso um gozador decidisse usar as imagens de suas digníssimas mães para uma intervenção artística de vanguarda? Acho que não.

A guerra cultural inaugurada pelo caso Santander está só começando. Apesar do precedente espetacular, eventos semelhantes contendo sacrilégios e pedofilia explícita estão ocorrendo em todo o país, como a infame performance de Wagner Schwarz no Museu de Arte Moderna em São Paulo. O lobby da pedofilia saiu da toca na imprensa. O dinheiro público segue recheando os bolsos dos charlatães da classe artística via patrocínio dos bancos, apesar dos protestos gerais. E há sinais de que a agenda cultural da esquerda recrudescerá à medida que for encontrando oposição, a exemplo do que já acontece no resto do mundo. Por tudo isso, temos de estar preparados. Temos de manter o olhar confiante e concentrado na direção do inimigo como o Davi de Michelangelo, carregando nossos estilingues com três pedras: a oração, o estudo e a ação destemida. Assim abateremos o Golias vermelho.

 

Nacionais

A instabilidade emocional é o custo imediato da democracia

Publicado

on

Dom Beltrand, numa palestra em Caçapava/SP, em 1992, à Fundação Nacional do Tropeirismo, falou de estudos que mostram os efeitos nocivos da democracia para a população têm o mesmo efeito daqueles sobre os filhos que são criados em núcleos familiares instáveis, com brigas, insultos, violência. A alternância democrática, a cada quatro anos, causa feridas que, logo quando sanadas, voltam a se formar.

Quando assisti ao vídeo acima, poucos anos atrás, esse argumento pareceu bastante sensato. Em 2018, por exemplo, quantos foram aqueles que, aos prantos, ficaram horrorizados com a vitória de Bolsonaro: homossexuais diziam que seriam perseguidos, feministas temiam o recrudescimento da violência contra a mulher, corruptos apavorados com presas. Por todos os lados, uma choradeira democrática sem precedentes. Todos esses temores, obviamente, não se confirmaram.

Agora, o cenário é outro. Lula candidato é como aquele sujeito que vai a uma festa somente para importunar aqueles que querem se divertir. Sua presença nas eleições é sinônimo de algazarra. A esquerda gosta dessa bagunça, da agitação, da insegurança, do terror. Lula visita traficantes, justifica pequenos furtos de delinquentes, promete abertamente caçar os seus opositores, se restar vitorioso. A direita e os conservadores que se preparem.

Numa recente entrevista de Leonardo Boff, um esquerdista da velha guarda que se posta como líder espiritual, afirmou com todas as letras que conversa seguidamente com Lula e que o discurso do descondenado é moderado. Sim, “moderado”. Se ele vencer, de acordo com Boff, o bicho vai pegar. Eles falam isso abertamente e muita gente custa acreditar.

A democracia nos custa, a cada dois anos (levando em consideração as eleições municipais), muitas noites de sono. Ponto para Dom Beltrand. Mesmo que Lula perca, a dor de cabeça foi muito grande.

Continue Lendo

Nacionais

Eva Lorenzato: “No Brasil e no mundo, as pessoas reconhecem o trabalho do PT”. Tchequinho não poupa

Publicado

on

Já se passou o tempo em que defender ex-presidiários era sinal de imoralidade. Eva Lorenzato é uma amostra destes tempos

Lula esteve na Europa recentemente. A agenda incluiu o presidente da França, Emmanuel Macron, o futuro chanceler alemão Olaf Schulz, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, que disputará as eleições presidenciais francesas, o ex-premiê da Espanha José Luís Zapatero e o prêmio Nobel de Economia em 2001, Joseph Stiglitz. Na Espanha,  com o atual premiê espanhol, Pedro Sánchez.

Em Madri, Lula participou na quinta, 18, da abertura de um seminário de cooperação multilateral e recuperação em um cenário pós-Covid-19. Na ocasião, defendeu a quebra de patentes de vacinas para ampliar a igualdade no acesso aos imunizantes.

Em Paris, o ex-presidente foi recebido no Palácio do Eliseu com honras de chefe de Estado por Macron, um desafeto de Bolsonaro. Ao francês, Lula defendeu uma nova governança global e discutiu ameaças à democracia e aos direitos humanos. E por aí vai…

Eva Lorenzato (PT) não perdeu a oportunidade de enaltecer a participação do ex-presidente no cenário europeu. Para ela, o mundo inteiro reconhece o trabalho do Partido dos Trabalhadores e do PT: “Muito orgulho nós temos do estadista que Lula está sendo”. Veja:

Tchequinho (PSC), que não poupa críticas para se referir ao ex-presidente: “Ficou 16 anos saqueando o Brasil, e agora fica dando palestra dizendo que vai resolver os problemas do país”. Veja:

Continue Lendo

Nacionais

Candeia critica fala de Toffoli sobre Poder Moderador e semipresidencialismo no Brasil

Publicado

on

Durante o 9.º Fórum Jurídico de Lisboa, o ex-presidente do Supremo afirmou que hoje o Brasil vive um “semipresidencialismo com um controle de poder moderador que hoje é exercido pelo Supremo Tribunal Federal. Basta verificar todo esse período da pandemia”. O evento foi organizado pelo supremo magistrado Gilmar Mendes.

Para Candeia, essa afirmação é o mesmo que dizer que houve uma mudança constitucional sem a participação do Congresso Nacional. Veja:

Continue Lendo

Mais Acessados

Copyright © 2021. Lócus Online.