Toson presta homenagem ao Passo Fundo Futsal

O vereador Roberto Gabriel Toson prestou homenagem ao Passo Fundo Futsal pelo acesso à Série Ouro de 2019. Acompanhe, a seguir, o resumo do que se passou durante o Grande Expediente na Câmara de Vereadores de Passo Fundo, em 21/11/2018.

Breve histórico

Conforme retrospecto do vereador, o clube iniciou com três jogadores de futsal, mais um amigo, em meados de 2014, com o intuito de não precisarem viajar para jogar em times de outras cidades. Outras pessoas se juntaram ao projeto, fundando a agremiação. Neste ano (2018), a equipe disputou a Série Bronze, o que equivale à terceira divisão e obteve o acesso para a Série Prata.

O ano de 2015 foi considerado o mais crítico, quando o time lutou contra o rebaixamento. Em 2016, o Ginásio do Capingui passou a sediar as partidas, fidelizando a torcida, pois o clube não contava com sede própria, realizando os jogos em diferentes locais.

Em 2017, o clube reforçou sua preparação para o campeonato e obteve a melhor campanha na primeira fase, embora o acesso, por motivos extra-campo, não tenham vindo.  Lembrando que, na Sessão de 06/12/2017, foi aprovada moção, proposta pelo vereador Toson, para levar ao Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul (TJD/RS) insatisfação quanto à decisão que culminou na eliminação do Passo Fundo Futsal do Campeonato Gaúcho Série Prata. Ainda, na Sessão do dia 27/11/2017, o assunto veio à Tribuna, conforme destacado pela equipe da Lócus:

Por meio de uma moção, o vereador Roberto Gabriel Toson (PSD) buscou manifestar ao Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul (TJD) descontentamento frente à punição ao Passo Fundo Futsal que ocasionou a sua eliminação do Campeonato Gaúcho de Futsal Série Prata. No dia 28 de outubro, conforme relatado o parlamentar, o time enfrentou o Parobé Futsal, no Ginásio Capingui, quando jogadores do Parobé e equipe que trabalhava na segurança do evento esportivo se desentenderam e iniciaram uma briga generalizada. O principal apontamento feito por Toson é que os jogadores do Passo Fundo Futsal não se envolveram no ato e, portanto, a decisão do órgão é injusta.

Vale recordar que não é a primeira homenagem recebida pelo clube na Câmara de Vereadores de Passo Fundo. Na Sessão Plenária de 03/10/2018, o vereador Rufa fez homenagem ao Passo Fundo Futsal, momento em que era representante da cidade na modalidade na Série Prata do Rio Grande do Sul. Veja a imagem abaixo:

Série Ouro de 2019

Depois de garantir vaga na grande final da Série Prata 2018, o Passo Fundo Futsal assegurou presença na Série Ouro de 2019. Trata-se da primeira divisão estadual da modalidade. O clube terminou a primeira fase na liderança com 46 pontos e o maior número de vitórias entre os concorrentes.

Nas quartas-de-final, superou a Associação Desportiva e Cultural Hip Hop (ADCH), de Salto do Jacuí. Nas semifinais, o adversário foi a Agremiação Guaporense de Esportes (AGE), que foi superado com duas vitórias, por 5 a 2, em Guaporé e 4 a 2, no ginásio Capingui, o que garantiu o acesso do clube à elite do Futsal gaúcho em 2019. Na decisão, o clube enfrenta a Associação Marauense de Futsal (AMF), que também disputará a Série Ouro no próximo ano.

Neste ano, a grande campanha se repetiu. Passo Fundo Futsal alcançou, “pelas próprias pernas”, a classificação para a Série Ouro estadual. Toson enalteceu a trajetória do clube, reforçando o esforço de todos os envolvidos. “Como agentes públicos, devemos reconhecer aqueles que, de forma autônoma, se sacrificam pela instituição que leva o nome de nossa cidade”, conforme salientou.

Vídeo do Grande Expediente

 

Previous ArticleNext Article

Responder