Entre em contato

Nacionais

Podcast Lócus 4: Paulo Cruz considera que a influência do discurso racialista está na base do afastamento de William Waack

Publicado

on

Depois de tornado público o vídeo em que aparecia fazendo um xingamento de cunho racial, o jornalista William Waack foi imediatamente afastado do comando do Jornal da Globo. A repercussão do episódio foi enorme, com um amplo debate sobre racismo e preconceito. No Podcast Lócus, entrevistei o professor Paulo Cruz. Em artigo assinado no jornal Gazeta do Povo, Cruz sustenta que, apesar de a declaração ter sido estúpida, ela não faz do apresentador um racista: “diria assim: todo racista diz aquilo, mas nem todos que dizem aquilo são racistas”.

Para Paulo Cruz, a Globo e os intelectuais em geral estão dominados por um discurso racialista influente, e por isso Waack acabou sendo afastado com tamanha rapidez: “O problema é que o pessoal da mídia compra essa ideia: artistas e jornalistas. E ai eles se alimentam dessas teses malucas da academia. É aquilo que Theodore Dalrymple fala no ‘Vida na Sarjeta’: a cultura se apropria, mastiga esses conceitos, ou pseudo-conceitos da academia e depois joga para o povão”.

Integra da entrevista:

Copyright © 2021. Lócus Online.