Entre em contato

Nacionais

Retrospectiva 2017 – Nacionais (Parte 4)

Publicado

on

Edição: Cesar Augusto Cavazzola Junior

Conteúdo: Guilherme Macalossi, Cesar Augusto Cavazzola Junior, Felipe Pedri, Jesael Duarte da Silva

 

O caso Aécio Neves: o moralismo como alimento do baguncismo – Guilherme Macalossi

A Lava Jato poderia ter sido o antídoto ao ambiente público nocivo do país. Nas condições atuais, que não foram modificadas desde o advento da investigação em curso, o que temos são enormes estruturas estatais repletas de burocratas e uma elite econômica que se escora no governo para não correr os riscos do capitalismo de livre mercado.

Como a grande mídia defende o que há de pior – Cesar Augusto Cavazzola Junior

A Lócus Online realizou uma pequena síntese de como a mídia tratou a questão da QueerMuseu. A defesa da mostra foi geral, sendo pouco os veículos de mídia que se posicionaram contrariamente ao que estava sendo exposto.

A frustração de Chico Pinheiro com os pobres – Guilherme Macalossi

O jornalista Chico Pinheiro, o maior concorrente do Louro José nas manhãs da Rede Globo, usou sua conta no Twitter para sentenciar: “Pobre de direita é burro”.

A tal Portaria que modifica o conceito de “trabalho escravo” – Cesar Augusto Cavazzola Junior

Os jornais têm publicado uma série de notas acerca da Portaria MTB Nº 1129, de 13/10/2017, publicado no Diário Oficial em 16/10/2017, que dispõe sobre os conceitos de trabalho forçado, jornada exaustiva e condições análogas à de escravo para fins de concessão de seguro-desemprego ao trabalhador que vier a ser resgatado em fiscalização do Ministério do Trabalho, nos termos do artigo 2-C da Lei nº 7998, de 11 de janeiro de 1990, dentre outras alterações.

O caso Aécio é diferente do de Delcídio, e tratá-lo assim não é ter bandido de estimação – Guilherme Macalossi

No primeiro artigo que escrevi sobre o caso Aécio Neves, afirmei que o eleitorado do tucano, formado por muitos conservadores e liberais, era continuamente desafiado a reafirmar sua defesa intrínseca da ética, já que era esse conjunto de pessoas que cobrava a punição dos líderes do PT envolvidos na Lava Jato. Desta maneira, sendo Aécio alvo de denúncias por parte do Ministério Público Federal, o tratamento que eles deveriam dar para o tucano só poderia ser o mesmo.

Luciano Huck já é cotado para disputar presidência em 2018 – Cesar Augusto Cavazzola Junior

Luciano Huck vem sendo cotado como um possível candidato à Presidência da República do Brasil. Luciano nega a possibilidade de concorrer em 2018. Isso é muito óbvio, Luciano: como você espera sair de programas de palco e ir assumir o cargo mais importante de uma República?

A pré-candidatura de Manuela D’Àvilla é uma não-notícia – Guilherme Macalossi

Leitores do blog e ouvintes do meu programa de rádio pedem que eu comente sobre a pré-candidatura de Manuela D’Àvilla para Presidente da República. Para quê? Trata-se de uma não-notícia. O PCdoB, partido do qual ela é integrante, é um apenas um satélite do PT. Não há a menor chance de ganhar autonomia e lançar um nome por conta própria. Assim como nas eleições anteriores, quando apoiou Lula e depois Dilma, o partido comunista se contentará com o mesmo espaço subalterno em 2018.

William Waack foi mais burro do que racista, mas isso não importa – Guilherme Macalossi

William Waack, apresentador do Jornal da Globo, foi flagrado em um vídeo de bastidores cometendo o que se pode caracterizar como injúria racial. Incomodado com um motorista de carro que passava buzinando próximo ao local onde seria gravado um comentário para a TV, o jornalista disse: “Ta buzinando por quê? Seu merda do cacete. Deve ser um, com certeza, não vou nem falar de quem, eu sei quem é, sabe o que é”. Em seguida, se inclinando para falar ao interlocutor que estava no seu lado, murmurou: “Preto, né? Preto”.

O Governo Temer tem méritos sim – Guilherme Macalossi

A deposição Dilma foi fator importante para criar otimismo no mercado. Mesmo assim, os efeitos do impeachment jamais seriam de médio e longo prazo. A substituição do trágico governo anterior por outro que não tivesse disposição política de fazer o que precisava ser feito, resultaria no continuísmo da depressão econômica. Se os indicadores vêm melhorando ao longo deste ano e meio, é em virtude dos contínuos esforços realizados.

Bolsonaro é o novo Collor? – Guilherme Macalossi

Meu amigo Paulo Cruz, a quem entrevistei no Podcast Lócus, fez uma provocação interessante no Facebook: falou que Jair Bolsonaro é o novo Fernando Collor. Foi o suficiente para atiçar os leitores, que se manifestaram na postagem com comentários favoráveis e contrários à afirmativa.

Luciano Huck, o não político que é amigo de todos os políticos – Guilherme Macalossi

Luciano Huck poderá ser candidato a presidente do Brasil, ainda que, em conversas privadas, negue ter essa pretensão. Caso se viabilize como opção eleitoral, entretanto, cabe desmistificar aquilo que começa a ser criado no seu entorno: a imagem de outsider. Ainda que nunca tenha tido filiação ou militância, Huck é próximo de inúmeras lideranças partidárias tradicionais, de modo que ele não pode ser considerado uma figura de fora do ambiente político brasileiro.

Katia Abreu, a traidora de seu eleitorado, finalmente é expulsa do PMDB – Guilherme Macalossi

A senadora Kátia Abreu é um legítimo caso de auto desperdício. Voluntariamente, ela se atirou na lata do lixo da história. Poucas vezes se viu uma personagem do mundo político trair de forma tão ostensiva e obstinada o eleitorado que a elegeu, trocando o voto liberal-conservador por um cargo no governo de Dilma Rousseff.

O PSDB em 2018: esquerdista pra valer e sem voto – Guilherme Macalossi

O PSDB nunca escondeu sua linha doutrinária esquerdista. Quem o botou artificialmente na “direita” foi o PT, que sempre foi eficiente em vender suas narrativas políticas. Na oposição ao governo de Fernando Henrique Cardoso, Lula e seus companheiros souberam pespegar no tucanato a pecha de “neoliberal”, aquela palavrinha desprovida de sentido prático mas que está na boca de todo professor de sociologia.

A covardia está no DNA do tucanato e ela é o maior ativo que o PT possui para inviabilizar o país – Guilherme Macalossi

Quantos anos o PSDB escondeu os feitos positivos do governo Fernando Henrique Cardoso? tudo por covardia de enfrentar o petismo em temas como privatização e responsabilidade fiscal. O tucanato permitiu que Lula e seus aliados se apropriassem da estabilidade econômica, obtida mesmo que com a oposição radical do PT. Quem não se lembra da patética cena de Geraldo Alckmin em 2006 vestindo um macacão com emblemas de estatais para tentar fugir da pecha de privatista?

São Paulo não está mais linda com João Doria – Guilherme Macalossi

Quem diria que um dia eu concordaria com Alberto Goldman, uma das figuras mais esquerdistas do PSDB? Tudo porque fui passear na cidade de São Paulo. O objetivo da viagem era turístico, mas não pude deixar de avaliar, mesmo que superficialmente, a quantas anda a maior capital do país.

Sem Meirelles, Lula teria sido a Dilma – Guilherme Macalossi

Ainda que os números do IBGE sobre a pobreza no Brasil sejam impressionantes e revelem o tamanho da fraude intelectual que consistia o discurso de Lula sobre a ascensão social supostamente promovida durante o seu governo, persiste o senso comum de que o mandato do ex-presidente proveu bonança aos pobres. Despida do contexto e dos condicionantes, trata-se apenas de uma mistificação petista assentada no baixo nível de informação da maioria da população.

Bono Vox e os mortadeleiros VIPs – Guilherme Macalossi

O senador Roberto Requião, aquele que costumava bajular Lula comendo mamonas, anunciou que o cantor Bono Vox, da banda U2, virá ao Brasil para acompanhar o julgamento do ex-presidente. Segundo Requião, também foi convidado o senador americano Bernie Sanders.  A ideia é que eles e outras celebridades participem de um “Fórum Social Mundial Extraordinário” e promovam “atos pela defesa da democracia” enquanto o Tribunal Regional Federal da 4° Região (TRF4) trabalha.

A batalha da linguagem, o partido da imprensa e a nova hegemonia – Felipe Pedri

Desde a redemocratização, passamos por um pequeno período de liberdade de circulação de ideias. No entanto, os atores que acenderam ao cenário político cultural, logo construíram o que chamamos de hegemonia. Este cenário – que propiciou um projeto totalitário muito mais perverso que o anterior – foi colocado em xeque a partir da disrupção de 2013. Ocorre que, mesmo após esse rompante, estamos diante da tentativa de reedificar a mordaça cultural.

Que saudades de quando Maluf era o maior corrupto do país – Guilherme Macalossi

Talvez o leitor mais jovem não lembre, mas já houve tempo, tempo nem tão antigo assim, no qual a corrupção brasileira tinha ares românticos. Os assaltantes do erário público não buscavam o poder eterno, a consolidação do partido como ente superior de razão ou a reforma da sociedade tendo como parâmetro a ideologia. Queriam apenas tirar uns caraminguás por fora, vendendo facilidades que ofertavam a partir dos postos que ocupavam. O roubo tinha uma finalidade particular, não se tratava de uma ação coletiva nem de um plano de governo.

Mesmo cassado e condenado, José Dirceu receberá uma aposentadoria gorda da Câmara Federal – Guilherme Macalossi

Cassado em 2005, condenado por corrupção ativa no Mensalão e por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa no Petrolão, José Dirceu receberá uma aposentadoria fixa de R$ 9.646 da Câmara dos Deputados. Enquanto isso, um trabalhador comum recebe em média R$ 1.200 do INSS. O Brasil é ou não o paraíso dos vigaristas? A Reforma da Previdência impediria Dirceu de receber esse valor. Mas não, é preciso manter a coisa como está, para o bem do trabalhador.

Por que a Globo não aplica para José de Abreu, Fábio Assunção e José Mayer o critério de demissão usado com William Waack? – Guilherme Macalossi

Depois de afastado provisoriamente da bancada do Jornal da Globo, William Waack teve seu contrato finalmente reincidido. O fato se deu depois do vazamento de um vídeo de bastidores no qual o jornalista fez uma suposta injúria racial contra um motorista que passava buzinando próximo ao estúdio da Rede Globo em Washington.  Era obvio que, desde que Renata Lo Prete leu o duro comunicado da emissora sobre o episódio, ele não voltaria para o noticiário da casa.

O Datafolha mostra que os brasileiros não apenas gostam dos elefantes do governo como amam carregá-los nas costas – Guilherme Macalossi

Não adianta desacreditar os números do Datafolha sobre a opinião dos brasileiros em relação à privatização de empresas públicas. O levantamento feito pelo instituto apenas comprova um fato histórico: nosso povo é profundamente apaixonado pelo Estado, ainda que seja ele o causador de todas as nossas mazelas.

Em quem os assaltantes de Maria do Rosário vão votar para deputado federal em 2018? – Guilherme Macalossi

A deputada petista Maria do Rosário foi assaltada diante de sua casa na tarde desta última quarta-feira. De acordo com a polícia, ela e seu marido, Eliezer Pacheco, haviam acabado de chegar de uma viagem quando foram abordados por três criminosos que chegaram em um veículo vermelho. Eles levaram o carro da parlamentar bem como seus pertences pessoais. Não é a primeira vez que Maria do Rosário passa por uma situação como essa. Em 2006, ela foi vítima de um assalto na frente da casa de sua mãe.

Meirelles e o comparativo da economia entre 2016 e 2017: o Brasil vai saindo da fossa das Marianas do PT – Guilherme Macalossi

O esforço do governo para tirar o país da crise, uma verdadeira fossa das Marianas fiscal produzida por Dilma e por Lula, é tão grande quanto o esforço da esquerda em inviabilizá-lo. As medidas econômicas saneadoras adotadas tiveram radical oposição do PT e de seus satélites radicais. 2018 tem tudo para ser até pior, visto que a votação da Reforma da Previdência ficou para o próximo mês de fevereiro.

O autoritarismo da campanha “Segunda sem Carne” à brasileira – Jesael Duarte da Silva

O movimento Segunda sem Carne foi criado nos EUA pelo marqueteiro Sid Lerner, em 2003. O meatless monday visava alertar a população sobre os malefícios do consumo de carne em excesso, como pressão alta, obesidade e câncer do intestino. No método, algo simples: deixar de comer carne nas segundas, diminuindo o consumo total do indivíduo e melhorando a saúde daqueles que comem em excesso. Em suma: uma campanha de saúde com um ótimo gancho de marketing (começar na segunda) e de cunho informativo.

Nacionais

A instabilidade emocional é o custo imediato da democracia

Publicado

on

Dom Beltrand, numa palestra em Caçapava/SP, em 1992, à Fundação Nacional do Tropeirismo, falou de estudos que mostram os efeitos nocivos da democracia para a população têm o mesmo efeito daqueles sobre os filhos que são criados em núcleos familiares instáveis, com brigas, insultos, violência. A alternância democrática, a cada quatro anos, causa feridas que, logo quando sanadas, voltam a se formar.

Quando assisti ao vídeo acima, poucos anos atrás, esse argumento pareceu bastante sensato. Em 2018, por exemplo, quantos foram aqueles que, aos prantos, ficaram horrorizados com a vitória de Bolsonaro: homossexuais diziam que seriam perseguidos, feministas temiam o recrudescimento da violência contra a mulher, corruptos apavorados com presas. Por todos os lados, uma choradeira democrática sem precedentes. Todos esses temores, obviamente, não se confirmaram.

Agora, o cenário é outro. Lula candidato é como aquele sujeito que vai a uma festa somente para importunar aqueles que querem se divertir. Sua presença nas eleições é sinônimo de algazarra. A esquerda gosta dessa bagunça, da agitação, da insegurança, do terror. Lula visita traficantes, justifica pequenos furtos de delinquentes, promete abertamente caçar os seus opositores, se restar vitorioso. A direita e os conservadores que se preparem.

Numa recente entrevista de Leonardo Boff, um esquerdista da velha guarda que se posta como líder espiritual, afirmou com todas as letras que conversa seguidamente com Lula e que o discurso do descondenado é moderado. Sim, “moderado”. Se ele vencer, de acordo com Boff, o bicho vai pegar. Eles falam isso abertamente e muita gente custa acreditar.

A democracia nos custa, a cada dois anos (levando em consideração as eleições municipais), muitas noites de sono. Ponto para Dom Beltrand. Mesmo que Lula perca, a dor de cabeça foi muito grande.

Continue Lendo

Nacionais

Eva Lorenzato: “No Brasil e no mundo, as pessoas reconhecem o trabalho do PT”. Tchequinho não poupa

Publicado

on

Já se passou o tempo em que defender ex-presidiários era sinal de imoralidade. Eva Lorenzato é uma amostra destes tempos

Lula esteve na Europa recentemente. A agenda incluiu o presidente da França, Emmanuel Macron, o futuro chanceler alemão Olaf Schulz, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, que disputará as eleições presidenciais francesas, o ex-premiê da Espanha José Luís Zapatero e o prêmio Nobel de Economia em 2001, Joseph Stiglitz. Na Espanha,  com o atual premiê espanhol, Pedro Sánchez.

Em Madri, Lula participou na quinta, 18, da abertura de um seminário de cooperação multilateral e recuperação em um cenário pós-Covid-19. Na ocasião, defendeu a quebra de patentes de vacinas para ampliar a igualdade no acesso aos imunizantes.

Em Paris, o ex-presidente foi recebido no Palácio do Eliseu com honras de chefe de Estado por Macron, um desafeto de Bolsonaro. Ao francês, Lula defendeu uma nova governança global e discutiu ameaças à democracia e aos direitos humanos. E por aí vai…

Eva Lorenzato (PT) não perdeu a oportunidade de enaltecer a participação do ex-presidente no cenário europeu. Para ela, o mundo inteiro reconhece o trabalho do Partido dos Trabalhadores e do PT: “Muito orgulho nós temos do estadista que Lula está sendo”. Veja:

Tchequinho (PSC), que não poupa críticas para se referir ao ex-presidente: “Ficou 16 anos saqueando o Brasil, e agora fica dando palestra dizendo que vai resolver os problemas do país”. Veja:

Continue Lendo

Nacionais

Candeia critica fala de Toffoli sobre Poder Moderador e semipresidencialismo no Brasil

Publicado

on

Durante o 9.º Fórum Jurídico de Lisboa, o ex-presidente do Supremo afirmou que hoje o Brasil vive um “semipresidencialismo com um controle de poder moderador que hoje é exercido pelo Supremo Tribunal Federal. Basta verificar todo esse período da pandemia”. O evento foi organizado pelo supremo magistrado Gilmar Mendes.

Para Candeia, essa afirmação é o mesmo que dizer que houve uma mudança constitucional sem a participação do Congresso Nacional. Veja:

Continue Lendo

Mais Acessados

Copyright © 2021. Lócus Online.